Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge Botelho Moniz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/587
Resumo: Nossa pesquisa tem como foco a análise e interpretação das condições que permitiram a proveniência e emergência da tese da secularização. Recorremos a uma metodologia genealógica que nos possibilita a observação das suas vicissitudes históricas, bem como das suas contingências, descontinuidades e contradições no discurso sociológico e pré-sociológico. Desse modo, propomos um exame diacrónico e sistemático das várias significações da secularização. Começamos pelas suas proveniências greco-romanas e aprofundamos o que designamos de momento fundamental para o estabelecimento de um estudo sistemático do fenómeno religioso nas sociedades modernas – os finais do século XIX e os inícios do século XX. O estudo da sua proveniência e emergência leva-nos a questionar a representação da secularização como a ordem natural das sociedades modernas.
id FSBA-1_56edf8b41eb11f1d938c10265baebe4f
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/587
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.Secularização.Genealogia.Sociologia da religião.Nossa pesquisa tem como foco a análise e interpretação das condições que permitiram a proveniência e emergência da tese da secularização. Recorremos a uma metodologia genealógica que nos possibilita a observação das suas vicissitudes históricas, bem como das suas contingências, descontinuidades e contradições no discurso sociológico e pré-sociológico. Desse modo, propomos um exame diacrónico e sistemático das várias significações da secularização. Começamos pelas suas proveniências greco-romanas e aprofundamos o que designamos de momento fundamental para o estabelecimento de um estudo sistemático do fenómeno religioso nas sociedades modernas – os finais do século XIX e os inícios do século XX. O estudo da sua proveniência e emergência leva-nos a questionar a representação da secularização como a ordem natural das sociedades modernas.Diálogos Possíveis2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/587Diálogos Possíveis; v. 19 n. 1 (2020): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/587/512Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJorge Botelho Moniz2022-08-29T20:35:17Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/587Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-29T20:35:17Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.
title Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.
spellingShingle Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.
Jorge Botelho Moniz
Secularização.
Genealogia.
Sociologia da religião.
title_short Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.
title_full Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.
title_fullStr Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.
title_full_unstemmed Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.
title_sort Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização.
author Jorge Botelho Moniz
author_facet Jorge Botelho Moniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge Botelho Moniz
dc.subject.por.fl_str_mv Secularização.
Genealogia.
Sociologia da religião.
topic Secularização.
Genealogia.
Sociologia da religião.
description Nossa pesquisa tem como foco a análise e interpretação das condições que permitiram a proveniência e emergência da tese da secularização. Recorremos a uma metodologia genealógica que nos possibilita a observação das suas vicissitudes históricas, bem como das suas contingências, descontinuidades e contradições no discurso sociológico e pré-sociológico. Desse modo, propomos um exame diacrónico e sistemático das várias significações da secularização. Começamos pelas suas proveniências greco-romanas e aprofundamos o que designamos de momento fundamental para o estabelecimento de um estudo sistemático do fenómeno religioso nas sociedades modernas – os finais do século XIX e os inícios do século XX. O estudo da sua proveniência e emergência leva-nos a questionar a representação da secularização como a ordem natural das sociedades modernas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/587
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/587/512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 19 n. 1 (2020): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313296997122048