Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38177 |
Resumo: | Nossa pesquisa tem como foco a análise e interpretação das condições que permitiram a proveniência e emergência da tese da secularização. Recorremos a uma metodologia genealógica que nos possibilita a observação das suas vicissitudes históricas, bem como das suas contingências, descontinuidades e contradições no discurso sociológico e pré-sociológico. Desse modo, propomos um exame diacrónico e sistemático das várias significações da secularização. Começamos pelas suas proveniências greco-romanas e aprofundamos o que designamos de momento fundamental para o estabelecimento de um estudo sistemático do fenómeno religioso nas sociedades modernas – os finais do século XIX e os inícios do século XX. O estudo da sua proveniência e emergência leva-nos a questionar a representação da secularização como a ordem natural das sociedades modernas. |
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Secularização como um conceito de pensamento social global: proposta de análise genealógica da tese da secularizaçãoSecularization as a concept of global social thought: proposal of genealogical analysis of the thesis of secularizationSecularizaçãoGenealogiaSociologia da religiãoSecularizationGenealogySociology of religionNossa pesquisa tem como foco a análise e interpretação das condições que permitiram a proveniência e emergência da tese da secularização. Recorremos a uma metodologia genealógica que nos possibilita a observação das suas vicissitudes históricas, bem como das suas contingências, descontinuidades e contradições no discurso sociológico e pré-sociológico. Desse modo, propomos um exame diacrónico e sistemático das várias significações da secularização. Começamos pelas suas proveniências greco-romanas e aprofundamos o que designamos de momento fundamental para o estabelecimento de um estudo sistemático do fenómeno religioso nas sociedades modernas – os finais do século XIX e os inícios do século XX. O estudo da sua proveniência e emergência leva-nos a questionar a representação da secularização como a ordem natural das sociedades modernas.In this research we focus on the analysis and interpretation of the conditions that supported the provenience and emergence of the secularization thesis. To this end, we apply a genealogical methodology that allows us to examine its historical vicissitudes, as well as its contingencies, discontinuities, and contradictions in sociological and pre-sociological discourse. We propose a diachronic and systematic review of the range of meanings of secularization. We begin with its Greco- Roman senses and then deepen what we call the pivotal moment for establishing a systematic study of religious phenomena in modern societies - the late 19th-century and early 20th-century. The study of its provenience and emergence compels us to question secularization as the natural order of modern societies.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoniz, Jorge Botelho2022-07-12T15:34:32Z2020-122020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38177por2447-9047info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:07.091590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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