Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lilian Medianeira Prieto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernanda Figueira Marquezan, Taís Steffenello Ghisleni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/611
Resumo: A pesquisa sobre políticas públicas é recente no meio acadêmico. O Ciclo de Políticas é uma abordagem metodológica desenvolvida pelos pesquisadores ingleses Stephen Ball e Richard Bowe, que faz a articulação entre o micro e o macro contexto das políticas educacionais. O Ciclo das Políticas constitui-se de três contextos: o Contexto de Influência, o Contexto da Produção de Texto e o Contexto da Prática, que de forma contínua e não linear, interagem de forma dinâmica reconstruindo e influenciando as políticas educacionais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o Ciclo de Políticas, na Educação Infantil, a partir do Contexto da Influência, do Contexto da Produção de Texto e do Contexto das Práticas, ao reinterpretar e instituir o que está na legislação, a partir de suas práticas pedagógicas cotidianas. Estas práticas pedagógicas estão relacionadas a concepção de criança, ao planejamento, a organização dos tempos e espaços, a proposta curricular, a avaliação, a formação continuada do professor e a gestão escolar. A pesquisa é de característica bibliográfica e análise documental. O conhecimento construído terá como propósito embasar uma pesquisa que integra uma dissertação desenvolvida junto ao Mestrado de Ensino em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana de Santa Maria/ RS.
id FSBA-1_738d5be2ca715b71aa8fdf65e39b48af
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/611
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicasGestão;Prática Docente;Política Educacional.A pesquisa sobre políticas públicas é recente no meio acadêmico. O Ciclo de Políticas é uma abordagem metodológica desenvolvida pelos pesquisadores ingleses Stephen Ball e Richard Bowe, que faz a articulação entre o micro e o macro contexto das políticas educacionais. O Ciclo das Políticas constitui-se de três contextos: o Contexto de Influência, o Contexto da Produção de Texto e o Contexto da Prática, que de forma contínua e não linear, interagem de forma dinâmica reconstruindo e influenciando as políticas educacionais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o Ciclo de Políticas, na Educação Infantil, a partir do Contexto da Influência, do Contexto da Produção de Texto e do Contexto das Práticas, ao reinterpretar e instituir o que está na legislação, a partir de suas práticas pedagógicas cotidianas. Estas práticas pedagógicas estão relacionadas a concepção de criança, ao planejamento, a organização dos tempos e espaços, a proposta curricular, a avaliação, a formação continuada do professor e a gestão escolar. A pesquisa é de característica bibliográfica e análise documental. O conhecimento construído terá como propósito embasar uma pesquisa que integra uma dissertação desenvolvida junto ao Mestrado de Ensino em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana de Santa Maria/ RS.Diálogos Possíveis2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/611Diálogos Possíveis; v. 20 n. 1 (2021): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/611/536Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLilian Medianeira PrietoFernanda Figueira MarquezanTaís Steffenello Ghisleni2022-08-29T21:53:49Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/611Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-29T21:53:49Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
title Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
spellingShingle Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
Lilian Medianeira Prieto
Gestão;
Prática Docente;
Política Educacional.
title_short Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
title_full Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
title_fullStr Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
title_sort Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
author Lilian Medianeira Prieto
author_facet Lilian Medianeira Prieto
Fernanda Figueira Marquezan
Taís Steffenello Ghisleni
author_role author
author2 Fernanda Figueira Marquezan
Taís Steffenello Ghisleni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lilian Medianeira Prieto
Fernanda Figueira Marquezan
Taís Steffenello Ghisleni
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão;
Prática Docente;
Política Educacional.
topic Gestão;
Prática Docente;
Política Educacional.
description A pesquisa sobre políticas públicas é recente no meio acadêmico. O Ciclo de Políticas é uma abordagem metodológica desenvolvida pelos pesquisadores ingleses Stephen Ball e Richard Bowe, que faz a articulação entre o micro e o macro contexto das políticas educacionais. O Ciclo das Políticas constitui-se de três contextos: o Contexto de Influência, o Contexto da Produção de Texto e o Contexto da Prática, que de forma contínua e não linear, interagem de forma dinâmica reconstruindo e influenciando as políticas educacionais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o Ciclo de Políticas, na Educação Infantil, a partir do Contexto da Influência, do Contexto da Produção de Texto e do Contexto das Práticas, ao reinterpretar e instituir o que está na legislação, a partir de suas práticas pedagógicas cotidianas. Estas práticas pedagógicas estão relacionadas a concepção de criança, ao planejamento, a organização dos tempos e espaços, a proposta curricular, a avaliação, a formação continuada do professor e a gestão escolar. A pesquisa é de característica bibliográfica e análise documental. O conhecimento construído terá como propósito embasar uma pesquisa que integra uma dissertação desenvolvida junto ao Mestrado de Ensino em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana de Santa Maria/ RS.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/611
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/611/536
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 20 n. 1 (2021): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313297033822208