TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ilton
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andreza, Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1527
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo de através da canção “Todo dia era dia índio” discutir o seu potencial de denuncia à violência sofrida pelos povos indígenas e analisar o direito à demarcação de terras. Depois do contexto de colonização, ocupação e aldeamento das terras dos povos indígenas, eles resistem para não só sobreviver, mas também para reivindicar seus direitos. Neste passo surge como problema de pesquisa: em que medida a filosofia do bem-viver e a demarcação de terras contribuem para o resgate da identidade indígena e a autodeterminação dos povos indígenas? A hipótese de pesquisa aponta que embora a demarcação de terras tenha restado como a alternativa diante do processo de colonização e violência, a afirmação deste direito rompe com a invisibilidade, fortalecendo a presença dos povos originários no território brasileiro. Para tanto, adota-se o método dedutivo e, como ferramentas de pesquisa, a revisão bibliográfica, histórica e documental sobre o tema. Conclui-se que, a demarcação com condições de proteger o território, se torna o caminho necessário para afirmar a dignidade dos povos indígenas, dentro deste sistema capitalista que exclui, degrada e mata e garantir que todo dia seja dia dos povos originários viverem de acordo com sua cultura.
id FSBA-1_9ddeb9e205f35cc9d963ea5740750659
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/1527
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃODemarcação de terras indígenasidentidadePovos indígenasTerraO presente trabalho tem por objetivo de através da canção “Todo dia era dia índio” discutir o seu potencial de denuncia à violência sofrida pelos povos indígenas e analisar o direito à demarcação de terras. Depois do contexto de colonização, ocupação e aldeamento das terras dos povos indígenas, eles resistem para não só sobreviver, mas também para reivindicar seus direitos. Neste passo surge como problema de pesquisa: em que medida a filosofia do bem-viver e a demarcação de terras contribuem para o resgate da identidade indígena e a autodeterminação dos povos indígenas? A hipótese de pesquisa aponta que embora a demarcação de terras tenha restado como a alternativa diante do processo de colonização e violência, a afirmação deste direito rompe com a invisibilidade, fortalecendo a presença dos povos originários no território brasileiro. Para tanto, adota-se o método dedutivo e, como ferramentas de pesquisa, a revisão bibliográfica, histórica e documental sobre o tema. Conclui-se que, a demarcação com condições de proteger o território, se torna o caminho necessário para afirmar a dignidade dos povos indígenas, dentro deste sistema capitalista que exclui, degrada e mata e garantir que todo dia seja dia dos povos originários viverem de acordo com sua cultura.Diálogos Possíveis2023-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1527Diálogos Possíveis; v. 22 n. 1 (2023): Temas Livres 2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1527/876Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, IltonAndreza, Luiza2023-12-04T20:25:01Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/1527Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2023-12-04T20:25:01Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
title TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
spellingShingle TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
Garcia, Ilton
Demarcação de terras indígenas
identidade
Povos indígenas
Terra
title_short TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
title_full TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
title_fullStr TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
title_full_unstemmed TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
title_sort TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
author Garcia, Ilton
author_facet Garcia, Ilton
Andreza, Luiza
author_role author
author2 Andreza, Luiza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Ilton
Andreza, Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Demarcação de terras indígenas
identidade
Povos indígenas
Terra
topic Demarcação de terras indígenas
identidade
Povos indígenas
Terra
description O presente trabalho tem por objetivo de através da canção “Todo dia era dia índio” discutir o seu potencial de denuncia à violência sofrida pelos povos indígenas e analisar o direito à demarcação de terras. Depois do contexto de colonização, ocupação e aldeamento das terras dos povos indígenas, eles resistem para não só sobreviver, mas também para reivindicar seus direitos. Neste passo surge como problema de pesquisa: em que medida a filosofia do bem-viver e a demarcação de terras contribuem para o resgate da identidade indígena e a autodeterminação dos povos indígenas? A hipótese de pesquisa aponta que embora a demarcação de terras tenha restado como a alternativa diante do processo de colonização e violência, a afirmação deste direito rompe com a invisibilidade, fortalecendo a presença dos povos originários no território brasileiro. Para tanto, adota-se o método dedutivo e, como ferramentas de pesquisa, a revisão bibliográfica, histórica e documental sobre o tema. Conclui-se que, a demarcação com condições de proteger o território, se torna o caminho necessário para afirmar a dignidade dos povos indígenas, dentro deste sistema capitalista que exclui, degrada e mata e garantir que todo dia seja dia dos povos originários viverem de acordo com sua cultura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1527
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1527/876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 22 n. 1 (2023): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313295157919744