Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita Margareth Costa Passos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597
Resumo: Explicitam-se, neste artigo, as pertinências existentes entre a perspectiva curricular pós-crítica, especificamente a abordagem multirreferencial, e os direitos humanos. Resulta de investigação acerca da abordagem curricular multirreferencial no ensino superior, no âmbito dos recentes estudos da legislação em direitos humanos. Foram levantadas as pertinências teórico-metodológicas entre a abordagem curricular multirreferencial e a educação preconizada em direitos humanos, considerando as discussões do currículo pós-crítico, como se segue: 1 a ênfase no sujeito, especialmente nas questões identitárias; 2 a abordagem multirreferencial na defesa de que os ambientes curriculares são plurais, constituídos por heterogeneidades; 3 a preocupação e a ocupação em direitos humanos referente à efetivação de propostas formativas com dispositivos psicopedagógicos; 4 a urgência de elaboração de currículos que assegurem a construção da cultura dos direitos humanos. No desenvolvimento do debate, tem-se como escopo arrolar um conjunto sistemático argumentativo produzido pela tradição da pedagogia, bem como a produção de conhecimento que vise à construção de uma educação em direitos humanos voltada para a constituição/transformação do sujeito e para o desenvolvimento social.
id FSBA-1_abfd85ae0274a1275d3588b146da6043
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/597
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-PráticasEducação.Direitos Humanos.Currículo.Multirreferencialidade.Explicitam-se, neste artigo, as pertinências existentes entre a perspectiva curricular pós-crítica, especificamente a abordagem multirreferencial, e os direitos humanos. Resulta de investigação acerca da abordagem curricular multirreferencial no ensino superior, no âmbito dos recentes estudos da legislação em direitos humanos. Foram levantadas as pertinências teórico-metodológicas entre a abordagem curricular multirreferencial e a educação preconizada em direitos humanos, considerando as discussões do currículo pós-crítico, como se segue: 1 a ênfase no sujeito, especialmente nas questões identitárias; 2 a abordagem multirreferencial na defesa de que os ambientes curriculares são plurais, constituídos por heterogeneidades; 3 a preocupação e a ocupação em direitos humanos referente à efetivação de propostas formativas com dispositivos psicopedagógicos; 4 a urgência de elaboração de currículos que assegurem a construção da cultura dos direitos humanos. No desenvolvimento do debate, tem-se como escopo arrolar um conjunto sistemático argumentativo produzido pela tradição da pedagogia, bem como a produção de conhecimento que vise à construção de uma educação em direitos humanos voltada para a constituição/transformação do sujeito e para o desenvolvimento social.Diálogos Possíveis2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597Diálogos Possíveis; v. 19 n. 2 (2020): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597/522Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRita Margareth Costa Passos2022-08-29T21:14:16Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/597Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-29T21:14:16Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
title Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
spellingShingle Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
Rita Margareth Costa Passos
Educação.
Direitos Humanos.
Currículo.
Multirreferencialidade.
title_short Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
title_full Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
title_fullStr Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
title_full_unstemmed Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
title_sort Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
author Rita Margareth Costa Passos
author_facet Rita Margareth Costa Passos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rita Margareth Costa Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação.
Direitos Humanos.
Currículo.
Multirreferencialidade.
topic Educação.
Direitos Humanos.
Currículo.
Multirreferencialidade.
description Explicitam-se, neste artigo, as pertinências existentes entre a perspectiva curricular pós-crítica, especificamente a abordagem multirreferencial, e os direitos humanos. Resulta de investigação acerca da abordagem curricular multirreferencial no ensino superior, no âmbito dos recentes estudos da legislação em direitos humanos. Foram levantadas as pertinências teórico-metodológicas entre a abordagem curricular multirreferencial e a educação preconizada em direitos humanos, considerando as discussões do currículo pós-crítico, como se segue: 1 a ênfase no sujeito, especialmente nas questões identitárias; 2 a abordagem multirreferencial na defesa de que os ambientes curriculares são plurais, constituídos por heterogeneidades; 3 a preocupação e a ocupação em direitos humanos referente à efetivação de propostas formativas com dispositivos psicopedagógicos; 4 a urgência de elaboração de currículos que assegurem a construção da cultura dos direitos humanos. No desenvolvimento do debate, tem-se como escopo arrolar um conjunto sistemático argumentativo produzido pela tradição da pedagogia, bem como a produção de conhecimento que vise à construção de uma educação em direitos humanos voltada para a constituição/transformação do sujeito e para o desenvolvimento social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597/522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 19 n. 2 (2020): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313297013899264