Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogos Possíveis |
Texto Completo: | https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597 |
Resumo: | Explicitam-se, neste artigo, as pertinências existentes entre a perspectiva curricular pós-crítica, especificamente a abordagem multirreferencial, e os direitos humanos. Resulta de investigação acerca da abordagem curricular multirreferencial no ensino superior, no âmbito dos recentes estudos da legislação em direitos humanos. Foram levantadas as pertinências teórico-metodológicas entre a abordagem curricular multirreferencial e a educação preconizada em direitos humanos, considerando as discussões do currículo pós-crítico, como se segue: 1 a ênfase no sujeito, especialmente nas questões identitárias; 2 a abordagem multirreferencial na defesa de que os ambientes curriculares são plurais, constituídos por heterogeneidades; 3 a preocupação e a ocupação em direitos humanos referente à efetivação de propostas formativas com dispositivos psicopedagógicos; 4 a urgência de elaboração de currículos que assegurem a construção da cultura dos direitos humanos. No desenvolvimento do debate, tem-se como escopo arrolar um conjunto sistemático argumentativo produzido pela tradição da pedagogia, bem como a produção de conhecimento que vise à construção de uma educação em direitos humanos voltada para a constituição/transformação do sujeito e para o desenvolvimento social. |
id |
FSBA-1_abfd85ae0274a1275d3588b146da6043 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/597 |
network_acronym_str |
FSBA-1 |
network_name_str |
Diálogos Possíveis |
repository_id_str |
|
spelling |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-PráticasEducação.Direitos Humanos.Currículo.Multirreferencialidade.Explicitam-se, neste artigo, as pertinências existentes entre a perspectiva curricular pós-crítica, especificamente a abordagem multirreferencial, e os direitos humanos. Resulta de investigação acerca da abordagem curricular multirreferencial no ensino superior, no âmbito dos recentes estudos da legislação em direitos humanos. Foram levantadas as pertinências teórico-metodológicas entre a abordagem curricular multirreferencial e a educação preconizada em direitos humanos, considerando as discussões do currículo pós-crítico, como se segue: 1 a ênfase no sujeito, especialmente nas questões identitárias; 2 a abordagem multirreferencial na defesa de que os ambientes curriculares são plurais, constituídos por heterogeneidades; 3 a preocupação e a ocupação em direitos humanos referente à efetivação de propostas formativas com dispositivos psicopedagógicos; 4 a urgência de elaboração de currículos que assegurem a construção da cultura dos direitos humanos. No desenvolvimento do debate, tem-se como escopo arrolar um conjunto sistemático argumentativo produzido pela tradição da pedagogia, bem como a produção de conhecimento que vise à construção de uma educação em direitos humanos voltada para a constituição/transformação do sujeito e para o desenvolvimento social.Diálogos Possíveis2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597Diálogos Possíveis; v. 19 n. 2 (2020): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597/522Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRita Margareth Costa Passos2022-08-29T21:14:16Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/597Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-29T21:14:16Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas |
title |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas |
spellingShingle |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas Rita Margareth Costa Passos Educação. Direitos Humanos. Currículo. Multirreferencialidade. |
title_short |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas |
title_full |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas |
title_fullStr |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas |
title_full_unstemmed |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas |
title_sort |
Direitos Humanos e Currículo Multirreferencial: Pertinências Teórico-Práticas |
author |
Rita Margareth Costa Passos |
author_facet |
Rita Margareth Costa Passos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rita Margareth Costa Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Direitos Humanos. Currículo. Multirreferencialidade. |
topic |
Educação. Direitos Humanos. Currículo. Multirreferencialidade. |
description |
Explicitam-se, neste artigo, as pertinências existentes entre a perspectiva curricular pós-crítica, especificamente a abordagem multirreferencial, e os direitos humanos. Resulta de investigação acerca da abordagem curricular multirreferencial no ensino superior, no âmbito dos recentes estudos da legislação em direitos humanos. Foram levantadas as pertinências teórico-metodológicas entre a abordagem curricular multirreferencial e a educação preconizada em direitos humanos, considerando as discussões do currículo pós-crítico, como se segue: 1 a ênfase no sujeito, especialmente nas questões identitárias; 2 a abordagem multirreferencial na defesa de que os ambientes curriculares são plurais, constituídos por heterogeneidades; 3 a preocupação e a ocupação em direitos humanos referente à efetivação de propostas formativas com dispositivos psicopedagógicos; 4 a urgência de elaboração de currículos que assegurem a construção da cultura dos direitos humanos. No desenvolvimento do debate, tem-se como escopo arrolar um conjunto sistemático argumentativo produzido pela tradição da pedagogia, bem como a produção de conhecimento que vise à construção de uma educação em direitos humanos voltada para a constituição/transformação do sujeito e para o desenvolvimento social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597 |
url |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/597/522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis; v. 19 n. 2 (2020): Temas Livres 2447-9047 1677-7603 reponame:Diálogos Possíveis instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA) instacron:FSBA |
instname_str |
Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
instacron_str |
FSBA |
institution |
FSBA |
reponame_str |
Diálogos Possíveis |
collection |
Diálogos Possíveis |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br |
_version_ |
1798313297013899264 |