Apontamentos sobre Nietzsche e a tragédia grega: o § 10 do Nascimento da tragédia no espírito da música
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hypnos |
Texto Completo: | https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/365 |
Resumo: | Este estudo pretende mostrar que Nietzsche retira da tragédia grega um pensamento inovador para a modernidade: o mito e o sentimento do mito são marcas indeléveis no homem. Nos textos trágicos, nas encenações, na música, o poder dionisíaco se sustenta por meio da criação de ilusões apolíneas de presença inescapável. Essa poesia apresenta, na força e fraqueza de seus heróis, nas máscaras e no seu sentido profundo, o solo fundante que se desvanece aos poucos com o advento da filosofia, chegando até o específico período romântico alemão, sem romper totalmente com sua origem. |
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Apontamentos sobre Nietzsche e a tragédia grega: o § 10 do Nascimento da tragédia no espírito da músicaNotes on Nietzsche and the Greek Tragedy: § 10 of The Birth of Tragedy in the spirit of MusicmythsymbolTragedyfeeling of mithmitosÃmbolotragédiasentimento do mitoEste estudo pretende mostrar que Nietzsche retira da tragédia grega um pensamento inovador para a modernidade: o mito e o sentimento do mito são marcas indeléveis no homem. Nos textos trágicos, nas encenações, na música, o poder dionisíaco se sustenta por meio da criação de ilusões apolíneas de presença inescapável. Essa poesia apresenta, na força e fraqueza de seus heróis, nas máscaras e no seu sentido profundo, o solo fundante que se desvanece aos poucos com o advento da filosofia, chegando até o específico período romântico alemão, sem romper totalmente com sua origem.This research aims to demonstrate that Nietzsche extracts from the Greek Tragedy a thought that is innovative for modernity: that the myth and the feeling of myth are indelible marks in man. In tragic texts, in play-acting, in music, the Dionysian power is supported by the creation of Apollonian illusions of inescapable presence. This poetry represents, in the power and weaknesses of its heroes, in its masks and in its profoundness, the founding ground which vanishes little by little with the advent of Philosophy, arriving at the German Romantism without a total rupture with its origin.Revista HypnosHypnos Journal2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/365Revista Hypnos; n. 12 (2004): O Belo e a LetraHypnos Journal; No. 12 (2004): O Belo e a Letra2177-53461413-9138reponame:Hypnosinstname:Faculdade de São Bento (FSB)instacron:FSBporhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/365/383Copyright (c) 2015 Rachel Gazollainfo:eu-repo/semantics/openAccessGazolla, Rachel2015-10-01T02:16:11Zoai:ojs.hypnos.org.br:article/365Revistahttps://hypnos.org.br/index.php/hypnosPRIhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/oairachelgazolla@gmail.com2177-53461413-9138opendoar:2023-01-13T09:47:01.557462Hypnos - Faculdade de São Bento (FSB)false |
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