Los avatares de la σωφροσύνη y su superación en la escatología del Fedro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hypnos |
Texto Completo: | https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/196 |
Resumo: | A noção de sophrosyne, que em termos gerais sempre remete à de moderação encontra em Platão aspectos ligados à vida moral, às aretai. O amplo significado do termo que em Homero designa desde modo de vida a práticas comportamentais, passando pela obediência, práticas sociais, observância da lei, noções psíquicas de tranquilidade e quietude encontra nos diálogos platônicos uma coerência intelectiva relacionada ao conhecimento, à virtude, à ordem político-social. O que é possível ver nos diálogos platônicos, e especialmente no Fedro, é um elemento unitário da noção de sophrosyne: o cosmos, o qual aparece como seu elemento ordenador. Assim, todos os aspectos da virtude relativas a sophrosyne, como necessária bondade, regulação de excessos, regulação da alma, prudência, modo de ordenamento e disposição (musical) aparecem unidas por um conceito determinante: o de cosmos. |
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Los avatares de la σωφροσύνη y su superación en la escatología del FedroThe avatars of σωφροσύνη and their overcoming in the PhaedrusmoderaçãocosmosvirtudealmamodmoderationcosmosvirtuesoulA noção de sophrosyne, que em termos gerais sempre remete à de moderação encontra em Platão aspectos ligados à vida moral, às aretai. O amplo significado do termo que em Homero designa desde modo de vida a práticas comportamentais, passando pela obediência, práticas sociais, observância da lei, noções psíquicas de tranquilidade e quietude encontra nos diálogos platônicos uma coerência intelectiva relacionada ao conhecimento, à virtude, à ordem político-social. O que é possível ver nos diálogos platônicos, e especialmente no Fedro, é um elemento unitário da noção de sophrosyne: o cosmos, o qual aparece como seu elemento ordenador. Assim, todos os aspectos da virtude relativas a sophrosyne, como necessária bondade, regulação de excessos, regulação da alma, prudência, modo de ordenamento e disposição (musical) aparecem unidas por um conceito determinante: o de cosmos.The notion of sophrosyne refers in Plato to moderation in relation to moral life. It is possible to find in the dialogues, in particular in the Phaedrus, a unitary element in the notion of sophrosyne: the cosmos which appears as an ordering element. Thus all the aspects of virtue relative to sophrosyne, as goodness, regulation of excesses, regulation of the soul, prudence, mode of order and disposition (music) are brought into unity by the determining concept: the cosmos..Revista HypnosHypnos Journal2012-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/196Revista Hypnos; n. 28 (2012): PlatãoHypnos Journal; No. 28 (2012): Platão2177-53461413-9138reponame:Hypnosinstname:Faculdade de São Bento (FSB)instacron:FSBporhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/196/198Copyright (c) 2012 Luiz Alberto Fallas Lópezinfo:eu-repo/semantics/openAccessLópez, Luiz Alberto Fallas2015-09-29T17:46:55Zoai:ojs.hypnos.org.br:article/196Revistahttps://hypnos.org.br/index.php/hypnosPRIhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/oairachelgazolla@gmail.com2177-53461413-9138opendoar:2023-01-13T09:46:53.270391Hypnos - Faculdade de São Bento (FSB)false |
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