O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838 |
Resumo: | A nova maneira das pessoas relacionarem-se tem ocorrido pela revolução das redes sociais, especialmente as mais conectadas. Inúmeros estudos demonstram o crescimento dessas redes, e, essencialmente, do Twitter, um microblog caracterizado para comunicações rápidas e espontâneas. “Escutar o público”, hoje, considera-se o ápice na gestão da qualidade de serviços. Este trabalho apresenta um estudo que pretende analisar as postagens sobre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, objetivando a compreensão com que espécies de conteúdos os estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade aplicaram a ferramenta ao se referir à instituição de ensino. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, que aplica a metodologia da análise de conteúdo. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25/10/2011 e 01/11/2011 o qual se utilizou- o software Atlas/TI desenvolvido internamente o que possibilitou a restrição geográfica do universo de pesquisa. As postagens identificadas demonstram inúmeros assuntos, categorizando-se em temas próprios. Conclui-se que a ferramenta possui suporte para elaborar o acompanhamento da satisfação dos usuários relativos a produtos e/ou serviços. |
id |
FUMEC-2_16113fa44ed874a767930c5cec57660d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/838 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTERcomunicaçãoinovaçãoredes sociaisTwitter.MídiasTwitterPublicidadeSociedadeBlogs e CulturaA nova maneira das pessoas relacionarem-se tem ocorrido pela revolução das redes sociais, especialmente as mais conectadas. Inúmeros estudos demonstram o crescimento dessas redes, e, essencialmente, do Twitter, um microblog caracterizado para comunicações rápidas e espontâneas. “Escutar o público”, hoje, considera-se o ápice na gestão da qualidade de serviços. Este trabalho apresenta um estudo que pretende analisar as postagens sobre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, objetivando a compreensão com que espécies de conteúdos os estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade aplicaram a ferramenta ao se referir à instituição de ensino. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, que aplica a metodologia da análise de conteúdo. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25/10/2011 e 01/11/2011 o qual se utilizou- o software Atlas/TI desenvolvido internamente o que possibilitou a restrição geográfica do universo de pesquisa. As postagens identificadas demonstram inúmeros assuntos, categorizando-se em temas próprios. Conclui-se que a ferramenta possui suporte para elaborar o acompanhamento da satisfação dos usuários relativos a produtos e/ou serviços. Revista Mediação2012-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetodologia de análise de conteúdo.application/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838Revista Mediação; Vol. 14, Nº 14 - janeiro/junho de 20122179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838/pdfRamos, Rogéria CamposGoulart, Elias EstevãoCruz, Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/838Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER |
title |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER |
spellingShingle |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER Ramos, Rogéria Campos comunicação inovação redes sociais Twitter. Mídias Publicidade Sociedade Blogs e Cultura |
title_short |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER |
title_full |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER |
title_fullStr |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER |
title_full_unstemmed |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER |
title_sort |
O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER |
author |
Ramos, Rogéria Campos |
author_facet |
Ramos, Rogéria Campos Goulart, Elias Estevão Cruz, Luciano |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, Elias Estevão Cruz, Luciano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Rogéria Campos Goulart, Elias Estevão Cruz, Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação inovação redes sociais Twitter. Mídias Publicidade Sociedade Blogs e Cultura |
topic |
comunicação inovação redes sociais Twitter. Mídias Publicidade Sociedade Blogs e Cultura |
description |
A nova maneira das pessoas relacionarem-se tem ocorrido pela revolução das redes sociais, especialmente as mais conectadas. Inúmeros estudos demonstram o crescimento dessas redes, e, essencialmente, do Twitter, um microblog caracterizado para comunicações rápidas e espontâneas. “Escutar o público”, hoje, considera-se o ápice na gestão da qualidade de serviços. Este trabalho apresenta um estudo que pretende analisar as postagens sobre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, objetivando a compreensão com que espécies de conteúdos os estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade aplicaram a ferramenta ao se referir à instituição de ensino. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, que aplica a metodologia da análise de conteúdo. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25/10/2011 e 01/11/2011 o qual se utilizou- o software Atlas/TI desenvolvido internamente o que possibilitou a restrição geográfica do universo de pesquisa. As postagens identificadas demonstram inúmeros assuntos, categorizando-se em temas próprios. Conclui-se que a ferramenta possui suporte para elaborar o acompanhamento da satisfação dos usuários relativos a produtos e/ou serviços. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Metodologia de análise de conteúdo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 14, Nº 14 - janeiro/junho de 2012 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894520131584 |