O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rogéria Campos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Goulart, Elias Estevão, Cruz, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838
Resumo: A nova maneira das pessoas relacionarem-se tem ocorrido pela revolução das redes sociais, especialmente as mais conectadas. Inúmeros estudos demonstram o crescimento dessas redes, e, essencialmente, do Twitter, um microblog caracterizado para comunicações rápidas e espontâneas. “Escutar o público”, hoje, considera-se o ápice na gestão da qualidade de serviços. Este trabalho apresenta um estudo que pretende analisar as postagens sobre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, objetivando a compreensão com que espécies de conteúdos os estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade aplicaram a ferramenta ao se referir à instituição de ensino. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, que aplica a metodologia da análise de conteúdo. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25/10/2011 e 01/11/2011 o qual se utilizou- o software Atlas/TI desenvolvido internamente o que possibilitou a restrição geográfica do universo de pesquisa. As postagens identificadas demonstram inúmeros assuntos, categorizando-se em temas próprios. Conclui-se que a ferramenta possui suporte para elaborar o acompanhamento da satisfação dos usuários relativos a produtos e/ou serviços.  
id FUMEC-2_16113fa44ed874a767930c5cec57660d
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/838
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTERcomunicaçãoinovaçãoredes sociaisTwitter.MídiasTwitterPublicidadeSociedadeBlogs e CulturaA nova maneira das pessoas relacionarem-se tem ocorrido pela revolução das redes sociais, especialmente as mais conectadas. Inúmeros estudos demonstram o crescimento dessas redes, e, essencialmente, do Twitter, um microblog caracterizado para comunicações rápidas e espontâneas. “Escutar o público”, hoje, considera-se o ápice na gestão da qualidade de serviços. Este trabalho apresenta um estudo que pretende analisar as postagens sobre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, objetivando a compreensão com que espécies de conteúdos os estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade aplicaram a ferramenta ao se referir à instituição de ensino. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, que aplica a metodologia da análise de conteúdo. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25/10/2011 e 01/11/2011 o qual se utilizou- o software Atlas/TI desenvolvido internamente o que possibilitou a restrição geográfica do universo de pesquisa. As postagens identificadas demonstram inúmeros assuntos, categorizando-se em temas próprios. Conclui-se que a ferramenta possui suporte para elaborar o acompanhamento da satisfação dos usuários relativos a produtos e/ou serviços.  Revista Mediação2012-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetodologia de análise de conteúdo.application/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838Revista Mediação; Vol. 14, Nº 14 - janeiro/junho de 20122179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838/pdfRamos, Rogéria CamposGoulart, Elias EstevãoCruz, Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/838Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
title O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
spellingShingle O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
Ramos, Rogéria Campos
comunicação
inovação
redes sociais
Twitter.
Mídias
Twitter
Publicidade
Sociedade
Blogs e Cultura
title_short O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
title_full O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
title_fullStr O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
title_full_unstemmed O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
title_sort O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
author Ramos, Rogéria Campos
author_facet Ramos, Rogéria Campos
Goulart, Elias Estevão
Cruz, Luciano
author_role author
author2 Goulart, Elias Estevão
Cruz, Luciano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rogéria Campos
Goulart, Elias Estevão
Cruz, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
inovação
redes sociais
Twitter.
Mídias
Twitter
Publicidade
Sociedade
Blogs e Cultura
topic comunicação
inovação
redes sociais
Twitter.
Mídias
Twitter
Publicidade
Sociedade
Blogs e Cultura
description A nova maneira das pessoas relacionarem-se tem ocorrido pela revolução das redes sociais, especialmente as mais conectadas. Inúmeros estudos demonstram o crescimento dessas redes, e, essencialmente, do Twitter, um microblog caracterizado para comunicações rápidas e espontâneas. “Escutar o público”, hoje, considera-se o ápice na gestão da qualidade de serviços. Este trabalho apresenta um estudo que pretende analisar as postagens sobre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, objetivando a compreensão com que espécies de conteúdos os estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade aplicaram a ferramenta ao se referir à instituição de ensino. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, que aplica a metodologia da análise de conteúdo. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25/10/2011 e 01/11/2011 o qual se utilizou- o software Atlas/TI desenvolvido internamente o que possibilitou a restrição geográfica do universo de pesquisa. As postagens identificadas demonstram inúmeros assuntos, categorizando-se em temas próprios. Conclui-se que a ferramenta possui suporte para elaborar o acompanhamento da satisfação dos usuários relativos a produtos e/ou serviços.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Metodologia de análise de conteúdo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/838/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 14, Nº 14 - janeiro/junho de 2012
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894520131584