Análise visual do twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOULART, Elias Estevão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: FELS, Sidney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/734
Resumo: A mídia social tornou-se um canal muito importante de comunicação e interação para pessoas de todo o mundo, e uma grande quantidade de conteúdo está sendo criado. Como resultado, o processo de análise de tal enorme quantidade de dados requer o suporte de ferramentas e técnicas de visualização. Este estudo está centrado nas relações entre as palavras postadas no Twitter, usando o princípio da Folksonomia para categorizar as palavras mais recorrentes como etiquetas (ou tags). Além disso, ele propõe um modelo visual baseado no princípio de atração física, que tem como objetivo mostrar a maneira como as principais etiquetas estão correlacionadas. Os resultados indicam o potencial do Modelo Orbital, porque pode ser utilizado para representar a dinâmica das relações ao longo do tempo.
id USCS-1_93d46570608442de623a0fbe1229d7df
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/734
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAnálise visual do twitter2014-122016-06-02T19:11:38Z2016-06-02T19:11:38ZA mídia social tornou-se um canal muito importante de comunicação e interação para pessoas de todo o mundo, e uma grande quantidade de conteúdo está sendo criado. Como resultado, o processo de análise de tal enorme quantidade de dados requer o suporte de ferramentas e técnicas de visualização. Este estudo está centrado nas relações entre as palavras postadas no Twitter, usando o princípio da Folksonomia para categorizar as palavras mais recorrentes como etiquetas (ou tags). Além disso, ele propõe um modelo visual baseado no princípio de atração física, que tem como objetivo mostrar a maneira como as principais etiquetas estão correlacionadas. Os resultados indicam o potencial do Modelo Orbital, porque pode ser utilizado para representar a dinâmica das relações ao longo do tempo.Submitted by Regilania Cupertino (regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-02T19:10:48Z No. of bitstreams: 1 2014_3_Análise visual do Twitter.PDF: 560414 bytes, checksum: 0c33db1fb4752732a5044fa33ff0b21e (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-02T19:11:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_3_Análise visual do Twitter.PDF: 560414 bytes, checksum: 0c33db1fb4752732a5044fa33ff0b21e (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-02T19:11:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_3_Análise visual do Twitter.PDF: 560414 bytes, checksum: 0c33db1fb4752732a5044fa33ff0b21e (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-02T19:11:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_3_Análise visual do Twitter.PDF: 560414 bytes, checksum: 0c33db1fb4752732a5044fa33ff0b21e (MD5) Previous issue date: 2014-12ComunicaçãoInovaçãoTecnologias digitaisMídias sociaisTwitterFolksonomiaVisualização de dadoshttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/734DMD_hdl_123456789/734Comunicação & InovaçãoGOULART, Elias EstevãoFELS, Sidneyporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014_3_An%c3%a1lise%20visual%20do%20Twitter.PDFhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/734/2/2014_3_An%c3%a1lise%20visual%20do%20Twitter.PDFapplication/pdf560414http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/734/2/2014_3_An%c3%a1lise%20visual%20do%20Twitter.PDF0c33db1fb4752732a5044fa33ff0b21eMD5123456789_734_22020-07-22T15:45:03Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/734Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:10.337Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise visual do twitter
title Análise visual do twitter
spellingShingle Análise visual do twitter
GOULART, Elias Estevão
Comunicação
Inovação
Tecnologias digitais
Mídias sociais
Twitter
Folksonomia
Visualização de dados
title_short Análise visual do twitter
title_full Análise visual do twitter
title_fullStr Análise visual do twitter
title_full_unstemmed Análise visual do twitter
title_sort Análise visual do twitter
author GOULART, Elias Estevão
author_facet GOULART, Elias Estevão
FELS, Sidney
author_role author
author2 FELS, Sidney
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOULART, Elias Estevão
FELS, Sidney
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Inovação
Tecnologias digitais
Mídias sociais
Twitter
Folksonomia
Visualização de dados
topic Comunicação
Inovação
Tecnologias digitais
Mídias sociais
Twitter
Folksonomia
Visualização de dados
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A mídia social tornou-se um canal muito importante de comunicação e interação para pessoas de todo o mundo, e uma grande quantidade de conteúdo está sendo criado. Como resultado, o processo de análise de tal enorme quantidade de dados requer o suporte de ferramentas e técnicas de visualização. Este estudo está centrado nas relações entre as palavras postadas no Twitter, usando o princípio da Folksonomia para categorizar as palavras mais recorrentes como etiquetas (ou tags). Além disso, ele propõe um modelo visual baseado no princípio de atração física, que tem como objetivo mostrar a maneira como as principais etiquetas estão correlacionadas. Os resultados indicam o potencial do Modelo Orbital, porque pode ser utilizado para representar a dinâmica das relações ao longo do tempo.
description A mídia social tornou-se um canal muito importante de comunicação e interação para pessoas de todo o mundo, e uma grande quantidade de conteúdo está sendo criado. Como resultado, o processo de análise de tal enorme quantidade de dados requer o suporte de ferramentas e técnicas de visualização. Este estudo está centrado nas relações entre as palavras postadas no Twitter, usando o princípio da Folksonomia para categorizar as palavras mais recorrentes como etiquetas (ou tags). Além disso, ele propõe um modelo visual baseado no princípio de atração física, que tem como objetivo mostrar a maneira como as principais etiquetas estão correlacionadas. Os resultados indicam o potencial do Modelo Orbital, porque pode ser utilizado para representar a dinâmica das relações ao longo do tempo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-02T19:11:38Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/734
DMD_hdl_123456789/734
dc.identifier.citation.fl_str_mv Comunicação & Inovação
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/734
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/734
Comunicação & Inovação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950812752478208