Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379 |
Resumo: | Propomos a análise e a comparação de dois filmes que tratam do centro de tortura e extermínio de Toul Sleng, conhecido pelo codinome S21, que operou durante o regime do Khmer Vermelho no Camboja: Inside Pol Pot's secret prison (2002), produzido por A&E Home Video para o The History Channel, e S21, A máquina de morte do Khmer Vermelho (2002), dirigido por Rithy Panh. Partimos da premissa de uma posição contrastante entre os documentários com relação à história determinada por seus modos específicos de articulação dos componentes imagem e som. Apostamos na contribuição de Régis Debray para pensar essas diferenças a partir de suas proposições acerca da contraposição entre a imagem do cinema e o visual da TV. Para construir passagens entre os filmes e as proposições de Debray, construiremos nossa argumentação com base na análise dos recursos audiovisuais. |
id |
FUMEC-2_42ad8cb6b61a386511d947aa778369bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/5379 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis DebrayvisualimagemRithy PanhcinemaTVMídiaSociedadeCulturaPropomos a análise e a comparação de dois filmes que tratam do centro de tortura e extermínio de Toul Sleng, conhecido pelo codinome S21, que operou durante o regime do Khmer Vermelho no Camboja: Inside Pol Pot's secret prison (2002), produzido por A&E Home Video para o The History Channel, e S21, A máquina de morte do Khmer Vermelho (2002), dirigido por Rithy Panh. Partimos da premissa de uma posição contrastante entre os documentários com relação à história determinada por seus modos específicos de articulação dos componentes imagem e som. Apostamos na contribuição de Régis Debray para pensar essas diferenças a partir de suas proposições acerca da contraposição entre a imagem do cinema e o visual da TV. Para construir passagens entre os filmes e as proposições de Debray, construiremos nossa argumentação com base na análise dos recursos audiovisuais.Revista Mediação2017-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise fílmicaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379Revista Mediação; v. 19 n. 25 (2017): Questões contemporâneas:mídias, cultura e arte2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379/pdfCopyright (c) 2017 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIto, Tomyo Costa2018-01-15T13:34:27Zoai:ojs.fumec.br:article/5379Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2018-01-15T13:34:27Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray |
title |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray |
spellingShingle |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray Ito, Tomyo Costa visual imagem Rithy Panh cinema TV Mídia Sociedade Cultura |
title_short |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray |
title_full |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray |
title_fullStr |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray |
title_full_unstemmed |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray |
title_sort |
Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray |
author |
Ito, Tomyo Costa |
author_facet |
Ito, Tomyo Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ito, Tomyo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
visual imagem Rithy Panh cinema TV Mídia Sociedade Cultura |
topic |
visual imagem Rithy Panh cinema TV Mídia Sociedade Cultura |
description |
Propomos a análise e a comparação de dois filmes que tratam do centro de tortura e extermínio de Toul Sleng, conhecido pelo codinome S21, que operou durante o regime do Khmer Vermelho no Camboja: Inside Pol Pot's secret prison (2002), produzido por A&E Home Video para o The History Channel, e S21, A máquina de morte do Khmer Vermelho (2002), dirigido por Rithy Panh. Partimos da premissa de uma posição contrastante entre os documentários com relação à história determinada por seus modos específicos de articulação dos componentes imagem e som. Apostamos na contribuição de Régis Debray para pensar essas diferenças a partir de suas proposições acerca da contraposição entre a imagem do cinema e o visual da TV. Para construir passagens entre os filmes e as proposições de Debray, construiremos nossa argumentação com base na análise dos recursos audiovisuais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise fílmica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Mediação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Mediação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; v. 19 n. 25 (2017): Questões contemporâneas:mídias, cultura e arte 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944895044419584 |