Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ito, Tomyo Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379
Resumo: Propomos a análise e a comparação de dois filmes que tratam do centro de tortura e extermínio de Toul Sleng, conhecido pelo codinome S21, que operou durante o regime do Khmer Vermelho no Camboja: Inside Pol Pot's secret prison (2002), produzido por A&E Home Video para o The History Channel, e S21, A máquina de morte do Khmer Vermelho (2002), dirigido por Rithy Panh. Partimos da premissa de uma posição contrastante entre os documentários com relação à história determinada por seus modos específicos de articulação dos componentes imagem e som. Apostamos na contribuição de Régis Debray para pensar essas diferenças a partir de suas proposições acerca da contraposição entre a imagem do cinema e o visual da TV. Para construir passagens entre os filmes e as proposições de Debray, construiremos nossa argumentação com base na análise dos recursos audiovisuais.
id FUMEC-2_42ad8cb6b61a386511d947aa778369bc
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/5379
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis DebrayvisualimagemRithy PanhcinemaTVMídiaSociedadeCulturaPropomos a análise e a comparação de dois filmes que tratam do centro de tortura e extermínio de Toul Sleng, conhecido pelo codinome S21, que operou durante o regime do Khmer Vermelho no Camboja: Inside Pol Pot's secret prison (2002), produzido por A&E Home Video para o The History Channel, e S21, A máquina de morte do Khmer Vermelho (2002), dirigido por Rithy Panh. Partimos da premissa de uma posição contrastante entre os documentários com relação à história determinada por seus modos específicos de articulação dos componentes imagem e som. Apostamos na contribuição de Régis Debray para pensar essas diferenças a partir de suas proposições acerca da contraposição entre a imagem do cinema e o visual da TV. Para construir passagens entre os filmes e as proposições de Debray, construiremos nossa argumentação com base na análise dos recursos audiovisuais.Revista Mediação2017-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise fílmicaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379Revista Mediação; v. 19 n. 25 (2017): Questões contemporâneas:mídias, cultura e arte2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379/pdfCopyright (c) 2017 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIto, Tomyo Costa2018-01-15T13:34:27Zoai:ojs.fumec.br:article/5379Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2018-01-15T13:34:27Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
title Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
spellingShingle Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
Ito, Tomyo Costa
visual
imagem
Rithy Panh
cinema
TV
Mídia
Sociedade
Cultura
title_short Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
title_full Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
title_fullStr Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
title_full_unstemmed Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
title_sort Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray
author Ito, Tomyo Costa
author_facet Ito, Tomyo Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ito, Tomyo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv visual
imagem
Rithy Panh
cinema
TV
Mídia
Sociedade
Cultura
topic visual
imagem
Rithy Panh
cinema
TV
Mídia
Sociedade
Cultura
description Propomos a análise e a comparação de dois filmes que tratam do centro de tortura e extermínio de Toul Sleng, conhecido pelo codinome S21, que operou durante o regime do Khmer Vermelho no Camboja: Inside Pol Pot's secret prison (2002), produzido por A&E Home Video para o The History Channel, e S21, A máquina de morte do Khmer Vermelho (2002), dirigido por Rithy Panh. Partimos da premissa de uma posição contrastante entre os documentários com relação à história determinada por seus modos específicos de articulação dos componentes imagem e som. Apostamos na contribuição de Régis Debray para pensar essas diferenças a partir de suas proposições acerca da contraposição entre a imagem do cinema e o visual da TV. Para construir passagens entre os filmes e as proposições de Debray, construiremos nossa argumentação com base na análise dos recursos audiovisuais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise fílmica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5379/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Mediação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Mediação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; v. 19 n. 25 (2017): Questões contemporâneas:mídias, cultura e arte
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944895044419584