O cinema de Rithy Panh: tudo tem uma alma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/205374 |
Resumo: | Ao longo de quatro décadas fazendo filmes, o diretor Rithy Panh continua a expandir as possibilidades do cinema documentário. Suas experiências traumáticas com o regime desumano do Khmer Vermelho direcionam o impulso criativo que o torna o diretor mais famoso do Camboja. Esta coleção interdisciplinar explora preocupações geopolíticas globais como migração, exílio, imperialismo, e gênero, que Panh astutamente articula dentro das especificidades da história do Camboja. Panh não apenas expõe o papel que o cinema desempenha na reificação de estruturas de opressão, mas também mostra como ele pode produzir uma medida de redenção. |
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O cinema de Rithy Panh: tudo tem uma almaThe cinema of Rithy Panh: everything has a soulCambodiaRithy PanhDocumentaryGenocideExileCambojaRithy PanhDocumentárioGenocídioExílioAo longo de quatro décadas fazendo filmes, o diretor Rithy Panh continua a expandir as possibilidades do cinema documentário. Suas experiências traumáticas com o regime desumano do Khmer Vermelho direcionam o impulso criativo que o torna o diretor mais famoso do Camboja. Esta coleção interdisciplinar explora preocupações geopolíticas globais como migração, exílio, imperialismo, e gênero, que Panh astutamente articula dentro das especificidades da história do Camboja. Panh não apenas expõe o papel que o cinema desempenha na reificação de estruturas de opressão, mas também mostra como ele pode produzir uma medida de redenção.Over four decades of making films, director Rithy Panh continues to expand the possibilities of documentary filmmaking. His traumatic experiences of the Khmer Rouge’s dehumanising regime drive the creative impulse that makes him Cambodia’s most famous director. This interdisciplinary collection elaborates upon the global geopolitical concerns such as migration, exile, imperialism, and gender that Panh astutely implicates within the specificities of Cambodian history. Not only does Panh expose the role cinema plays in reifying structures of oppression, he also shows how it might also produce a measure of redemption.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/20537410.11606/issn.2316-7114.sig.2022.205374Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 50 (2023); 1-9Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 50 (2023); 1-92316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/205374/192716https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/205374/192717Copyright (c) 2023 Andrew Philiphttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPhilip, Andrew I.2024-01-17T12:21:41Zoai:revistas.usp.br:article/205374Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-01-17T12:21:41Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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