PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/510 |
Resumo: | Neste artigo, trata-se de figuras retóricas e de técnicas de persuasão na elaboração de discursos publicitários utilizados na motivação do público a aderir a uma nova ideia. Esses recursos constituem uma tentativa de minimizar a crise de invisibilidade por que a comunicação passa, dado o excesso de informação e divulgação. A metodologia compreende a análise documental de peças publicitárias e revisão bibliográfica do quadro teórico de referência, composto por autores que tratam da retórica, como Aristóteles e Perelman, bem como aqueles que tratam da questão da invisibilidade na publicidade, como Klein, Debord e Lotman. |
id |
FUMEC-2_4c43a478b8e77aaa6171df289c4ecb71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/510 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADEPersuasão. Retórica. Invisibilidade. Experimentalismo. Publicidade.Persuasão. Retórica. Invisibilidade. Experimentalismo. Publicidade.Neste artigo, trata-se de figuras retóricas e de técnicas de persuasão na elaboração de discursos publicitários utilizados na motivação do público a aderir a uma nova ideia. Esses recursos constituem uma tentativa de minimizar a crise de invisibilidade por que a comunicação passa, dado o excesso de informação e divulgação. A metodologia compreende a análise documental de peças publicitárias e revisão bibliográfica do quadro teórico de referência, composto por autores que tratam da retórica, como Aristóteles e Perelman, bem como aqueles que tratam da questão da invisibilidade na publicidade, como Klein, Debord e Lotman.Revista Mediação2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/510Revista Mediação; Vol. 13, Nº 12- janeiro/junho de 20112179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/510/505Pinheiro, Kelly Cristina Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/510Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE |
title |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE |
spellingShingle |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE Pinheiro, Kelly Cristina Lourenço Persuasão. Retórica. Invisibilidade. Experimentalismo. Publicidade. Persuasão. Retórica. Invisibilidade. Experimentalismo. Publicidade. |
title_short |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE |
title_full |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE |
title_fullStr |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE |
title_full_unstemmed |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE |
title_sort |
PERSUASÃO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: QUEBRA DA INVISIBILIDADE |
author |
Pinheiro, Kelly Cristina Lourenço |
author_facet |
Pinheiro, Kelly Cristina Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Kelly Cristina Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Persuasão. Retórica. Invisibilidade. Experimentalismo. Publicidade. Persuasão. Retórica. Invisibilidade. Experimentalismo. Publicidade. |
topic |
Persuasão. Retórica. Invisibilidade. Experimentalismo. Publicidade. Persuasão. Retórica. Invisibilidade. Experimentalismo. Publicidade. |
description |
Neste artigo, trata-se de figuras retóricas e de técnicas de persuasão na elaboração de discursos publicitários utilizados na motivação do público a aderir a uma nova ideia. Esses recursos constituem uma tentativa de minimizar a crise de invisibilidade por que a comunicação passa, dado o excesso de informação e divulgação. A metodologia compreende a análise documental de peças publicitárias e revisão bibliográfica do quadro teórico de referência, composto por autores que tratam da retórica, como Aristóteles e Perelman, bem como aqueles que tratam da questão da invisibilidade na publicidade, como Klein, Debord e Lotman. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/510 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/510/505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 13, Nº 12- janeiro/junho de 2011 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894493917184 |