A forma da persuasão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593556 |
Resumo: | Orientador: Ingedore G. V. Koch |
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A forma da persuasãoPersuasão (Retórica)RetóricaOratóriaTesesOrientador: Ingedore G. V. KochTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Com base nos estudos de Perelman e Olbrechts- Tyteca (1996), que concebem o ato de argumentar como o processo em que se utilizam técnicas "que permitem provocar ou aumentar a adesão dos espíritos às teses que se lhes apresentam ao seu assentimento" (p. 4), esta pesquisa centra-se em analisar os tipos de relações sociocomunicativas que se manifestam em dois tipos específicos superestruturais do gênero opinativo e em seus desdobramentos na superfície textual, a partir das duas situações discursivas envolvidas nos atos de provocar e aumentar a adesão. Dado que uma tipologia deve considerar a situação sociocomunicativa, tentamos verificar em que medida as categorias esquemáticas relativas a esse gênero apresentam propriedades específicas ao "acolherem", já na sua "fôrma", esses dois tipos de situação. Nesse sentido, provocar a adesão prevê um contexto polêmico de interação, de disputa pela "verdade", com presumida divergência (pelo menos em algum ponto) entre orador e auditório, a respeito de um tópico (ou parte dele); já o aumentar a adesão requer um contexto em que há, por parte do orador, uma presunção de garantia de adesão do público à sua tese. À luz da teoria polifônica de Ducrot e dos trabalhos de Perelman e Olbrechts- Tyteca, propomos, neste trabalho, um tipo superestrutural que complementa o tipo argumentativo "stricto sensu", apresentado por Koch e Fávero (1987). Assim, postulamos, para a conquista de adesão, com a presumida polêmica instaurada, a situação de redefmição/realinhamento de conceitos, "acolhida" pelo esquema canônico com as categorias Acordo - Desacordo Argumentos - Conclusão; para o aumento da adesão, com a presunção de garantia dessa adesão, a situação de reiteração de conceitos, "acolhida" pelo esquema Premissa - Argumentos - (Contra-Argumentos) - ConclusãoAbstract: The purpose of this research is to analyze the types of socio-communicative relations expressed in two specific super structural kinds of opinion genre and their developments on textual surface based on Perelman and Olbrechts- Tyteca (1996). Two discursive situations will be taken into account: provoke and increase adherence. Any typology should consider the socio-communicative situation. We tried to verify how the schematic categories related to this genre present specific properties when these two types of situations are considered in their very conception. This way, the adherence supposes that an interaction polemical context of struggle for the "truth" with an assumed divergence between the speaker and the audience exists (at least at some point). The increase of adherence requires a context in which there is an assumption of adherence guaranteed by the audience to the speaker' s statement. We propose a super structural typology that supplements the argumentative 'stricto sensu' type presented by Kock and Favero (1987). Our proposal is based upon Ducrot polyphonic theory and Perelman studies. The situation of redefinition/realignment of concepts within the canonical categories of Agreement - Disagreement - Argument -Conclusion is claimed to the conquest of adherence. The situation of reinforcing the concepts within the schema Premise - Arguments - (Counter-Arguments) - Conclusion is claimed to the increase of adherenceDoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018Geraldi, João WanderleyRomualdo, Jonas de AraújoDall'Aglio-Hattnher, Marize MattosGregolin, Maria do Rosario F. V.Bentes, Anna ChristinaAquati, CláudioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMassoni, Maria Izabel de Oliveira20032003-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf147 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593556MASSONI, Maria Izabel de Oliveira. A forma da persuasão. 2003. 147 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593556. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/276945porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:44:07Zoai::276945Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:44:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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