O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: e Rodrigues, Rodrigo Fonseca
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275
Resumo: O intento com este artigo é sugerir uma experimentação especulativa concernente à imagem conceitual da "experiência" e às idéias ligadas à subjetivação, acolhidas pelas correntes contemporâneas do pensamento da comunicação. O ponto inicial se dará por meio de um questionamento da gênese imagética do pensamento que se instaura, logo à partida, sempre que nos dedicamos a questionar temas dessa natureza. Advirá desse investimento um exercício criativo de despersonalização inspirado pela heteronímia pessoana, bem como o de invenção de "personagens conceituais" por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ambas as propostas nos dão premissas de que a subjetividade poderá ser reimaginada por uma prática de pensamento paradoxalmente iconoclasta. Será preciso, para tanto, a despersonalização conceitual da imagem identitária do eu, problematizando, posteriormente, tanto a pedagogia acadêmica da comunicação quanto as performances do pesquisador diante das dificuldades do pensar. Pergunta-se: a subjetividade poderia, a título de experimentação imaginativa, ultrapassar a si rumo a uma liberdade da vontade afirmativa, tal como uma micropolítica não discursiva, mas antes paradigmática? E o personagem heterônimo no pensamento teria a chance de tornar-se um co-partícipe dos fluxos de devires e de ritmos vitais “heterócronos” – as virtualidades e a suas atualizações – insuficientemente atendidos pela idéia fenomenológica da experiência subjetiva?
id FUMEC-2_738c54761af446bad9727f7a6595241d
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/275
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVAO intento com este artigo é sugerir uma experimentação especulativa concernente à imagem conceitual da "experiência" e às idéias ligadas à subjetivação, acolhidas pelas correntes contemporâneas do pensamento da comunicação. O ponto inicial se dará por meio de um questionamento da gênese imagética do pensamento que se instaura, logo à partida, sempre que nos dedicamos a questionar temas dessa natureza. Advirá desse investimento um exercício criativo de despersonalização inspirado pela heteronímia pessoana, bem como o de invenção de "personagens conceituais" por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ambas as propostas nos dão premissas de que a subjetividade poderá ser reimaginada por uma prática de pensamento paradoxalmente iconoclasta. Será preciso, para tanto, a despersonalização conceitual da imagem identitária do eu, problematizando, posteriormente, tanto a pedagogia acadêmica da comunicação quanto as performances do pesquisador diante das dificuldades do pensar. Pergunta-se: a subjetividade poderia, a título de experimentação imaginativa, ultrapassar a si rumo a uma liberdade da vontade afirmativa, tal como uma micropolítica não discursiva, mas antes paradigmática? E o personagem heterônimo no pensamento teria a chance de tornar-se um co-partícipe dos fluxos de devires e de ritmos vitais “heterócronos” – as virtualidades e a suas atualizações – insuficientemente atendidos pela idéia fenomenológica da experiência subjetiva?Revista Mediação2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275Revista Mediação; Vol. 8, Nº 07 - julho/dezembro de 20082179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275/272e Rodrigues, Rodrigo Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:38Zoai:ojs.fumec.br:article/275Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:38Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
title O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
spellingShingle O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
e Rodrigues, Rodrigo Fonseca
title_short O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
title_full O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
title_fullStr O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
title_full_unstemmed O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
title_sort O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
author e Rodrigues, Rodrigo Fonseca
author_facet e Rodrigues, Rodrigo Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv e Rodrigues, Rodrigo Fonseca
description O intento com este artigo é sugerir uma experimentação especulativa concernente à imagem conceitual da "experiência" e às idéias ligadas à subjetivação, acolhidas pelas correntes contemporâneas do pensamento da comunicação. O ponto inicial se dará por meio de um questionamento da gênese imagética do pensamento que se instaura, logo à partida, sempre que nos dedicamos a questionar temas dessa natureza. Advirá desse investimento um exercício criativo de despersonalização inspirado pela heteronímia pessoana, bem como o de invenção de "personagens conceituais" por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ambas as propostas nos dão premissas de que a subjetividade poderá ser reimaginada por uma prática de pensamento paradoxalmente iconoclasta. Será preciso, para tanto, a despersonalização conceitual da imagem identitária do eu, problematizando, posteriormente, tanto a pedagogia acadêmica da comunicação quanto as performances do pesquisador diante das dificuldades do pensar. Pergunta-se: a subjetividade poderia, a título de experimentação imaginativa, ultrapassar a si rumo a uma liberdade da vontade afirmativa, tal como uma micropolítica não discursiva, mas antes paradigmática? E o personagem heterônimo no pensamento teria a chance de tornar-se um co-partícipe dos fluxos de devires e de ritmos vitais “heterócronos” – as virtualidades e a suas atualizações – insuficientemente atendidos pela idéia fenomenológica da experiência subjetiva?
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275/272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 8, Nº 07 - julho/dezembro de 2008
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894140547072