O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275 |
Resumo: | O intento com este artigo é sugerir uma experimentação especulativa concernente à imagem conceitual da "experiência" e às idéias ligadas à subjetivação, acolhidas pelas correntes contemporâneas do pensamento da comunicação. O ponto inicial se dará por meio de um questionamento da gênese imagética do pensamento que se instaura, logo à partida, sempre que nos dedicamos a questionar temas dessa natureza. Advirá desse investimento um exercício criativo de despersonalização inspirado pela heteronímia pessoana, bem como o de invenção de "personagens conceituais" por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ambas as propostas nos dão premissas de que a subjetividade poderá ser reimaginada por uma prática de pensamento paradoxalmente iconoclasta. Será preciso, para tanto, a despersonalização conceitual da imagem identitária do eu, problematizando, posteriormente, tanto a pedagogia acadêmica da comunicação quanto as performances do pesquisador diante das dificuldades do pensar. Pergunta-se: a subjetividade poderia, a título de experimentação imaginativa, ultrapassar a si rumo a uma liberdade da vontade afirmativa, tal como uma micropolítica não discursiva, mas antes paradigmática? E o personagem heterônimo no pensamento teria a chance de tornar-se um co-partícipe dos fluxos de devires e de ritmos vitais “heterócronos” – as virtualidades e a suas atualizações – insuficientemente atendidos pela idéia fenomenológica da experiência subjetiva? |
id |
FUMEC-2_738c54761af446bad9727f7a6595241d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/275 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVAO intento com este artigo é sugerir uma experimentação especulativa concernente à imagem conceitual da "experiência" e às idéias ligadas à subjetivação, acolhidas pelas correntes contemporâneas do pensamento da comunicação. O ponto inicial se dará por meio de um questionamento da gênese imagética do pensamento que se instaura, logo à partida, sempre que nos dedicamos a questionar temas dessa natureza. Advirá desse investimento um exercício criativo de despersonalização inspirado pela heteronímia pessoana, bem como o de invenção de "personagens conceituais" por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ambas as propostas nos dão premissas de que a subjetividade poderá ser reimaginada por uma prática de pensamento paradoxalmente iconoclasta. Será preciso, para tanto, a despersonalização conceitual da imagem identitária do eu, problematizando, posteriormente, tanto a pedagogia acadêmica da comunicação quanto as performances do pesquisador diante das dificuldades do pensar. Pergunta-se: a subjetividade poderia, a título de experimentação imaginativa, ultrapassar a si rumo a uma liberdade da vontade afirmativa, tal como uma micropolítica não discursiva, mas antes paradigmática? E o personagem heterônimo no pensamento teria a chance de tornar-se um co-partícipe dos fluxos de devires e de ritmos vitais “heterócronos” – as virtualidades e a suas atualizações – insuficientemente atendidos pela idéia fenomenológica da experiência subjetiva?Revista Mediação2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275Revista Mediação; Vol. 8, Nº 07 - julho/dezembro de 20082179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275/272e Rodrigues, Rodrigo Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:38Zoai:ojs.fumec.br:article/275Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:38Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA |
title |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA |
spellingShingle |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA e Rodrigues, Rodrigo Fonseca |
title_short |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA |
title_full |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA |
title_fullStr |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA |
title_full_unstemmed |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA |
title_sort |
O PENSAMENTO DA COMUNICAÇÃO E A IMAGEM CONCEITUAL DA HETERONÍMIA NOS ESTUDOS DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA |
author |
e Rodrigues, Rodrigo Fonseca |
author_facet |
e Rodrigues, Rodrigo Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
e Rodrigues, Rodrigo Fonseca |
description |
O intento com este artigo é sugerir uma experimentação especulativa concernente à imagem conceitual da "experiência" e às idéias ligadas à subjetivação, acolhidas pelas correntes contemporâneas do pensamento da comunicação. O ponto inicial se dará por meio de um questionamento da gênese imagética do pensamento que se instaura, logo à partida, sempre que nos dedicamos a questionar temas dessa natureza. Advirá desse investimento um exercício criativo de despersonalização inspirado pela heteronímia pessoana, bem como o de invenção de "personagens conceituais" por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ambas as propostas nos dão premissas de que a subjetividade poderá ser reimaginada por uma prática de pensamento paradoxalmente iconoclasta. Será preciso, para tanto, a despersonalização conceitual da imagem identitária do eu, problematizando, posteriormente, tanto a pedagogia acadêmica da comunicação quanto as performances do pesquisador diante das dificuldades do pensar. Pergunta-se: a subjetividade poderia, a título de experimentação imaginativa, ultrapassar a si rumo a uma liberdade da vontade afirmativa, tal como uma micropolítica não discursiva, mas antes paradigmática? E o personagem heterônimo no pensamento teria a chance de tornar-se um co-partícipe dos fluxos de devires e de ritmos vitais “heterócronos” – as virtualidades e a suas atualizações – insuficientemente atendidos pela idéia fenomenológica da experiência subjetiva? |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/275/272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 8, Nº 07 - julho/dezembro de 2008 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894140547072 |