SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/546
Resumo: Neste artigo, propõe-se abordar a trilha sonora no cinema, problematizando a simbiose entre a composição musical e o design sonoro. O cinema se tornou uma arte que imantou muitas competências e materiais para assumirem responsabilidades movediças em prol da ideia do filme, não havendo, por tal razão, nenhuma hierarquização entre música, sons e ruídos. Mediante a apreciação da trilha sonora do filme Stalker, de Tarkovsky, valemo-nos do conceito bergsoniano de endosmose (o complexo de durações heterogêneas pelo qual se produz a nossa experiência) para afirmar que a arte cinematográfica não seria uma simples combinação de materiais (texto, imagens, personagens, sons, etc.), mas um agenciamento de durações, uma composição de tempos: uma heterocronia de memórias, experiências e sensações. Na escuta, esse conceito ganha o nome de sonoridades. O paradoxo, condição da força de toda a arte, sobrevém quando o artista logra restituir, mesmo sob as codificações da linguagem, a sensação da imprevisível renovação do mundo-sempre-em-devir.
id FUMEC-2_c1bbd0c106b728fdf7f00eeb6ad34072
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/546
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTACinema. Heterocronia. Sonoridades. TarkovskyNeste artigo, propõe-se abordar a trilha sonora no cinema, problematizando a simbiose entre a composição musical e o design sonoro. O cinema se tornou uma arte que imantou muitas competências e materiais para assumirem responsabilidades movediças em prol da ideia do filme, não havendo, por tal razão, nenhuma hierarquização entre música, sons e ruídos. Mediante a apreciação da trilha sonora do filme Stalker, de Tarkovsky, valemo-nos do conceito bergsoniano de endosmose (o complexo de durações heterogêneas pelo qual se produz a nossa experiência) para afirmar que a arte cinematográfica não seria uma simples combinação de materiais (texto, imagens, personagens, sons, etc.), mas um agenciamento de durações, uma composição de tempos: uma heterocronia de memórias, experiências e sensações. Na escuta, esse conceito ganha o nome de sonoridades. O paradoxo, condição da força de toda a arte, sobrevém quando o artista logra restituir, mesmo sob as codificações da linguagem, a sensação da imprevisível renovação do mundo-sempre-em-devir.Revista Mediação2012-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/546Revista Mediação; Vol. 13, Nº 13 - julho/dezembro de 20112179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/546/526Rodrigues, Rodrigo Fonseca einfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/546Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA
title SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA
spellingShingle SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA
Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
Cinema. Heterocronia. Sonoridades. Tarkovsky
title_short SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA
title_full SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA
title_fullStr SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA
title_full_unstemmed SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA
title_sort SONORIDADES DO CINEMA: TARKOVSKY E A HETEROCRONIA DA ESCUTA
author Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
author_facet Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema. Heterocronia. Sonoridades. Tarkovsky
topic Cinema. Heterocronia. Sonoridades. Tarkovsky
description Neste artigo, propõe-se abordar a trilha sonora no cinema, problematizando a simbiose entre a composição musical e o design sonoro. O cinema se tornou uma arte que imantou muitas competências e materiais para assumirem responsabilidades movediças em prol da ideia do filme, não havendo, por tal razão, nenhuma hierarquização entre música, sons e ruídos. Mediante a apreciação da trilha sonora do filme Stalker, de Tarkovsky, valemo-nos do conceito bergsoniano de endosmose (o complexo de durações heterogêneas pelo qual se produz a nossa experiência) para afirmar que a arte cinematográfica não seria uma simples combinação de materiais (texto, imagens, personagens, sons, etc.), mas um agenciamento de durações, uma composição de tempos: uma heterocronia de memórias, experiências e sensações. Na escuta, esse conceito ganha o nome de sonoridades. O paradoxo, condição da força de toda a arte, sobrevém quando o artista logra restituir, mesmo sob as codificações da linguagem, a sensação da imprevisível renovação do mundo-sempre-em-devir.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/546
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/546/526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 13, Nº 13 - julho/dezembro de 2011
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894514888704