Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1358
Resumo: Neste artigo, abordam-se as experimentações de Dziga Vertov em seu filme Homem com a câmera (1928-1929), em face de paradigmas como o da “montagem transparente”, ainda prevalente no cinema ficcional clássico. Baseando-se na abordagem de conceitos proferidos no Manifesto Kinoc (1922), procura-se demonstrar as potencialidades epistemológicas da poética de Vertov na experimentação do fazer cinematográfico. Sua película, a despeito de se fundar na montagem expressiva, pode provocar problematizações teóricas sobre a infografia no cinema contemporâneo e parece exortar muitos artistas do audiovisual a trabalhar criativamente com a antimontagem. Atentos aos preceitos vertovianos sobre a “interimagem”, alguns cineastas reencontram o poder da “cine-sensação” na (e a despeito) da miríade dos discursos tecnológicos prevalentes no cinema digital.
id FUMEC-2_ce8d4ccb7bc99f2e1a722bb63c86aff2
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/1358
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digitalCinema digitalMontagemDziga VertovNeste artigo, abordam-se as experimentações de Dziga Vertov em seu filme Homem com a câmera (1928-1929), em face de paradigmas como o da “montagem transparente”, ainda prevalente no cinema ficcional clássico. Baseando-se na abordagem de conceitos proferidos no Manifesto Kinoc (1922), procura-se demonstrar as potencialidades epistemológicas da poética de Vertov na experimentação do fazer cinematográfico. Sua película, a despeito de se fundar na montagem expressiva, pode provocar problematizações teóricas sobre a infografia no cinema contemporâneo e parece exortar muitos artistas do audiovisual a trabalhar criativamente com a antimontagem. Atentos aos preceitos vertovianos sobre a “interimagem”, alguns cineastas reencontram o poder da “cine-sensação” na (e a despeito) da miríade dos discursos tecnológicos prevalentes no cinema digital.Revista Mediação2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1358Revista Mediação; Vol. 14, Nº 15 - julho/dezembro de 20122179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1358/927Rodrigues, Rodrigo Fonseca einfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/1358Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital
title Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital
spellingShingle Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital
Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
Cinema digital
Montagem
Dziga Vertov
title_short Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital
title_full Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital
title_fullStr Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital
title_full_unstemmed Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital
title_sort Interimagens e cine-sensação: a kinoc-montagem de Vertov e a antimontagem do cinema digital
author Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
author_facet Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema digital
Montagem
Dziga Vertov
topic Cinema digital
Montagem
Dziga Vertov
description Neste artigo, abordam-se as experimentações de Dziga Vertov em seu filme Homem com a câmera (1928-1929), em face de paradigmas como o da “montagem transparente”, ainda prevalente no cinema ficcional clássico. Baseando-se na abordagem de conceitos proferidos no Manifesto Kinoc (1922), procura-se demonstrar as potencialidades epistemológicas da poética de Vertov na experimentação do fazer cinematográfico. Sua película, a despeito de se fundar na montagem expressiva, pode provocar problematizações teóricas sobre a infografia no cinema contemporâneo e parece exortar muitos artistas do audiovisual a trabalhar criativamente com a antimontagem. Atentos aos preceitos vertovianos sobre a “interimagem”, alguns cineastas reencontram o poder da “cine-sensação” na (e a despeito) da miríade dos discursos tecnológicos prevalentes no cinema digital.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1358
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/1358/927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 14, Nº 15 - julho/dezembro de 2012
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894539005952