Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Darlan Roberto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5207
Resumo: O artigo discute a possibilidade de retratar o outro através do cinema, levando-se em conta o que preconizava Walter Benjamim, ao defender a sétima arte, como evidenciadora das massas. Inicialmente, realizamos um breve percurso através da evolução da técnica cinematográfica, até a popularização do documentário. Mobilizando alguns exemplos de produções brasileiras, concluímos que o cinema, mesmo em sua vertente documental, não consegue abdicar da necessidade de recursos técnicos e estilísticos, o que, entretanto, não desabona sua capacidade de representação do outro.
id FUMEC-2_f16f3f241f3f734bd7cd798565faa04e
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/5207
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridadesDocumentário BrasileiroAlteridadesRepresentação do outro.CinemaDocumentárioAlteridadesO artigo discute a possibilidade de retratar o outro através do cinema, levando-se em conta o que preconizava Walter Benjamim, ao defender a sétima arte, como evidenciadora das massas. Inicialmente, realizamos um breve percurso através da evolução da técnica cinematográfica, até a popularização do documentário. Mobilizando alguns exemplos de produções brasileiras, concluímos que o cinema, mesmo em sua vertente documental, não consegue abdicar da necessidade de recursos técnicos e estilísticos, o que, entretanto, não desabona sua capacidade de representação do outro.Revista Mediação2017-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literatura, Análise críticaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5207Revista Mediação; v. 19 n. 25 (2017): Questões contemporâneas:mídias, cultura e arte2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5207/pdfCopyright (c) 2017 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Darlan Roberto2018-01-15T13:34:27Zoai:ojs.fumec.br:article/5207Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2018-01-15T13:34:27Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
title Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
spellingShingle Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
Santos, Darlan Roberto
Documentário Brasileiro
Alteridades
Representação do outro.
Cinema
Documentário
Alteridades
title_short Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
title_full Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
title_fullStr Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
title_full_unstemmed Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
title_sort Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
author Santos, Darlan Roberto
author_facet Santos, Darlan Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Darlan Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário Brasileiro
Alteridades
Representação do outro.
Cinema
Documentário
Alteridades
topic Documentário Brasileiro
Alteridades
Representação do outro.
Cinema
Documentário
Alteridades
description O artigo discute a possibilidade de retratar o outro através do cinema, levando-se em conta o que preconizava Walter Benjamim, ao defender a sétima arte, como evidenciadora das massas. Inicialmente, realizamos um breve percurso através da evolução da técnica cinematográfica, até a popularização do documentário. Mobilizando alguns exemplos de produções brasileiras, concluímos que o cinema, mesmo em sua vertente documental, não consegue abdicar da necessidade de recursos técnicos e estilísticos, o que, entretanto, não desabona sua capacidade de representação do outro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura, Análise crítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5207
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/5207/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Mediação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Mediação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; v. 19 n. 25 (2017): Questões contemporâneas:mídias, cultura e arte
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944895042322432