FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Renato Hübner
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Esteves, Priscila Silva, Piegas, Bruno Kiechle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/330
Resumo: A implementação da “lei da portabilidade” no setor de telefonia móvel no país e o consequente aumento da competitividade entre as operadoras tem se revertido em benefícios para os clientes, como a queda dos preços. Em contrapartida, essa intensificação da concorrência também afetou a rentabilidade de algumas empresas do setor. Assim, este novo cenário vem ressaltando a importância de se compreender o processo de decisão do consumidor de telefonia celular, especialmente as suas motivações para escolha de determinada operadora e os atributos mais valorizados por ele, com vistas a promover sua fidelidade. Com o objetivo de identificar os fatores mais importantes para os consumidores na escolha e na troca de operadora, este estudo realizou uma investigação quantitativa sobre uma amostra de 577 participantes. Os resultados da análise fatorial e de testes ANOVA indicam, por exemplo, que as mulheres valorizam mais certos fatores na escolha de operadora do que os homens. Além disso, enquanto preços, bônus e promoções pesam mais para os clientes que já trocaram de operadora, a marca constitui um fator mais relevante para clientes fiéis. Esses resultados apontam pontos relevantes às estratégias de fidelização das operadoras nacionais de telefonia celular.
id FUNDACE-11_121befb26f815504f4a417664b95d194
oai_identifier_str oai::article/330
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?A implementação da “lei da portabilidade” no setor de telefonia móvel no país e o consequente aumento da competitividade entre as operadoras tem se revertido em benefícios para os clientes, como a queda dos preços. Em contrapartida, essa intensificação da concorrência também afetou a rentabilidade de algumas empresas do setor. Assim, este novo cenário vem ressaltando a importância de se compreender o processo de decisão do consumidor de telefonia celular, especialmente as suas motivações para escolha de determinada operadora e os atributos mais valorizados por ele, com vistas a promover sua fidelidade. Com o objetivo de identificar os fatores mais importantes para os consumidores na escolha e na troca de operadora, este estudo realizou uma investigação quantitativa sobre uma amostra de 577 participantes. Os resultados da análise fatorial e de testes ANOVA indicam, por exemplo, que as mulheres valorizam mais certos fatores na escolha de operadora do que os homens. Além disso, enquanto preços, bônus e promoções pesam mais para os clientes que já trocaram de operadora, a marca constitui um fator mais relevante para clientes fiéis. Esses resultados apontam pontos relevantes às estratégias de fidelização das operadoras nacionais de telefonia celular.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaBarcelos, Renato HübnerEsteves, Priscila SilvaPiegas, Bruno Kiechle2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/33010.13059/racef.v6i2.330Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015)2178-763810.13059/racef.v6i2reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/330/78Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-02T22:49:27Zoai::article/330Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2016-02-02T22:49:27Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?
title FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?
spellingShingle FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?
Barcelos, Renato Hübner
title_short FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?
title_full FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?
title_fullStr FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?
title_full_unstemmed FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?
title_sort FATORES DE ESCOLHA E TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: O QUE PESA NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES?
author Barcelos, Renato Hübner
author_facet Barcelos, Renato Hübner
Esteves, Priscila Silva
Piegas, Bruno Kiechle
author_role author
author2 Esteves, Priscila Silva
Piegas, Bruno Kiechle
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Renato Hübner
Esteves, Priscila Silva
Piegas, Bruno Kiechle
dc.subject.none.fl_str_mv

description A implementação da “lei da portabilidade” no setor de telefonia móvel no país e o consequente aumento da competitividade entre as operadoras tem se revertido em benefícios para os clientes, como a queda dos preços. Em contrapartida, essa intensificação da concorrência também afetou a rentabilidade de algumas empresas do setor. Assim, este novo cenário vem ressaltando a importância de se compreender o processo de decisão do consumidor de telefonia celular, especialmente as suas motivações para escolha de determinada operadora e os atributos mais valorizados por ele, com vistas a promover sua fidelidade. Com o objetivo de identificar os fatores mais importantes para os consumidores na escolha e na troca de operadora, este estudo realizou uma investigação quantitativa sobre uma amostra de 577 participantes. Os resultados da análise fatorial e de testes ANOVA indicam, por exemplo, que as mulheres valorizam mais certos fatores na escolha de operadora do que os homens. Além disso, enquanto preços, bônus e promoções pesam mais para os clientes que já trocaram de operadora, a marca constitui um fator mais relevante para clientes fiéis. Esses resultados apontam pontos relevantes às estratégias de fidelização das operadoras nacionais de telefonia celular.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/330
10.13059/racef.v6i2.330
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/330
identifier_str_mv 10.13059/racef.v6i2.330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/330/78
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015)
2178-7638
10.13059/racef.v6i2
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945283348889600