INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/882 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo investigar como são delineadas e aplicadas as estratégias de inovação e imitação na indústria da moda para o ganho de competitividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas de moda feminina da cidade de Belo Horizonte. Para analisar os dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que há marcas que se baseiam em inovação e diferenciação para se manterem competitivas, mas também é comum o emprego da estratégia imitativa como forma de diminuir custos, riscos e incertezas. Embora pareçam opostas, inovação e imitação são estratégias que, juntas, sustentam o fenômeno da moda. Elas podem inclusive ser combinadas, incorporando elementos que representem desde a identidade da marca até as tendências já lançadas. Além das contribuições teóricas no campo da estratégia, a pesquisa instiga os gestores da moda a refletir sobre o seu posicionamento estratégico no mercado. |
id |
FUNDACE-11_1f1969110f94c67d63101671ca5007f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/882 |
network_acronym_str |
FUNDACE-11 |
network_name_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODAAdministração. Gestão Estratégica.Indústria da moda. Estratégia. Inovação. Imitação.Este artigo teve como objetivo investigar como são delineadas e aplicadas as estratégias de inovação e imitação na indústria da moda para o ganho de competitividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas de moda feminina da cidade de Belo Horizonte. Para analisar os dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que há marcas que se baseiam em inovação e diferenciação para se manterem competitivas, mas também é comum o emprego da estratégia imitativa como forma de diminuir custos, riscos e incertezas. Embora pareçam opostas, inovação e imitação são estratégias que, juntas, sustentam o fenômeno da moda. Elas podem inclusive ser combinadas, incorporando elementos que representem desde a identidade da marca até as tendências já lançadas. Além das contribuições teóricas no campo da estratégia, a pesquisa instiga os gestores da moda a refletir sobre o seu posicionamento estratégico no mercado. Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCampos, Rita de Cássia LealAraújo, Uajará PessoaAntonialli, Luiz MarceloLeme, Paulo Henrique Montagnana Vicente2023-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa descritiva. Entrevista. Análise de conteúdo.application/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/88210.13059/racef.v13i3.882Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 13, n. 3 (2022)2178-763810.13059/racef.v13i3reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/882/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/882/489https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/882/490https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/882/544https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/882/54510.13059/racef.v13i3.882.s48910.13059/racef.v13i3.882.s49010.13059/racef.v13i3.882.s54410.13059/racef.v13i3.882.s545Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T22:52:16Zoai::article/882Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2023-01-09T22:52:16Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA |
title |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA |
spellingShingle |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA Campos, Rita de Cássia Leal Administração. Gestão Estratégica. Indústria da moda. Estratégia. Inovação. Imitação. |
title_short |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA |
title_full |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA |
title_fullStr |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA |
title_sort |
INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA |
author |
Campos, Rita de Cássia Leal |
author_facet |
Campos, Rita de Cássia Leal Araújo, Uajará Pessoa Antonialli, Luiz Marcelo Leme, Paulo Henrique Montagnana Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Uajará Pessoa Antonialli, Luiz Marcelo Leme, Paulo Henrique Montagnana Vicente |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Rita de Cássia Leal Araújo, Uajará Pessoa Antonialli, Luiz Marcelo Leme, Paulo Henrique Montagnana Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração. Gestão Estratégica. Indústria da moda. Estratégia. Inovação. Imitação. |
topic |
Administração. Gestão Estratégica. Indústria da moda. Estratégia. Inovação. Imitação. |
description |
Este artigo teve como objetivo investigar como são delineadas e aplicadas as estratégias de inovação e imitação na indústria da moda para o ganho de competitividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas de moda feminina da cidade de Belo Horizonte. Para analisar os dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que há marcas que se baseiam em inovação e diferenciação para se manterem competitivas, mas também é comum o emprego da estratégia imitativa como forma de diminuir custos, riscos e incertezas. Embora pareçam opostas, inovação e imitação são estratégias que, juntas, sustentam o fenômeno da moda. Elas podem inclusive ser combinadas, incorporando elementos que representem desde a identidade da marca até as tendências já lançadas. Além das contribuições teóricas no campo da estratégia, a pesquisa instiga os gestores da moda a refletir sobre o seu posicionamento estratégico no mercado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa descritiva. Entrevista. Análise de conteúdo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/882 10.13059/racef.v13i3.882 |
url |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/882 |
identifier_str_mv |
10.13059/racef.v13i3.882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/882/pdf https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/882/489 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/882/490 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/882/544 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/882/545 10.13059/racef.v13i3.882.s489 10.13059/racef.v13i3.882.s490 10.13059/racef.v13i3.882.s544 10.13059/racef.v13i3.882.s545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 13, n. 3 (2022) 2178-7638 10.13059/racef.v13i3 reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) instacron:FUNDACE |
instname_str |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
instacron_str |
FUNDACE |
institution |
FUNDACE |
reponame_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
collection |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br |
_version_ |
1798945283349938176 |