DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Miguel Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Luciana, Lima Silva Borsatto, Jaluza Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/819
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os fatores determinantes da rentabilidade dos bancos atuantes no Brasil, com foco específico nas variáveis macroeconômicas, contábeis e operacionais. Para tanto, foram feitas estimações com dados em painel das séries semestrais dos 50 maiores bancos, considerando seu total de ativos, no período entre 2013 e 2016. Os resultados revelam que o tamanho das instituições em ativos tem uma relação positiva com a rentabilidade juntamente com a estratégia de empresas abertas e tomada de recursos de terceiros ao invés de utilizar o capital próprio. No que se refere às variáveis macroeconômicas, foram apontadas como significativas o recolhimento compulsório e a oscilação cambial. A contribuição original do estudo está na identificação das variáveis macroeconômicas que afetam a rentabilidade dos bancos brasileiros diante um momento de crise econômica e instabilidade política.
id FUNDACE-11_33c72959b03ba7bbeece08a4f2c6e5c8
oai_identifier_str oai::article/819
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Contabilidade, EconomiaInstituições Financeiras. Rentabilidade Bancária. Dados em Painel.O objetivo deste artigo é analisar os fatores determinantes da rentabilidade dos bancos atuantes no Brasil, com foco específico nas variáveis macroeconômicas, contábeis e operacionais. Para tanto, foram feitas estimações com dados em painel das séries semestrais dos 50 maiores bancos, considerando seu total de ativos, no período entre 2013 e 2016. Os resultados revelam que o tamanho das instituições em ativos tem uma relação positiva com a rentabilidade juntamente com a estratégia de empresas abertas e tomada de recursos de terceiros ao invés de utilizar o capital próprio. No que se refere às variáveis macroeconômicas, foram apontadas como significativas o recolhimento compulsório e a oscilação cambial. A contribuição original do estudo está na identificação das variáveis macroeconômicas que afetam a rentabilidade dos bancos brasileiros diante um momento de crise econômica e instabilidade política.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaFreitas, Miguel AraújoCarvalho, LucianaLima Silva Borsatto, Jaluza Maria2022-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo, Regressão com Dados em Painelapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/81910.13059/racef.v12i3.819Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 12, n. 3 (2021)2178-763810.13059/racef.v12i3reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/819/pdf_151Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-14T16:19:04Zoai::article/819Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2022-03-14T16:19:04Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)
title DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)
spellingShingle DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)
Freitas, Miguel Araújo
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Contabilidade, Economia
Instituições Financeiras. Rentabilidade Bancária. Dados em Painel.
title_short DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)
title_full DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)
title_fullStr DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)
title_full_unstemmed DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)
title_sort DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTÁBEIS, OPERACIONAIS E MACROECONÔMICAS EM UM PERÍODO DE CRISE (2013 A 2016)
author Freitas, Miguel Araújo
author_facet Freitas, Miguel Araújo
Carvalho, Luciana
Lima Silva Borsatto, Jaluza Maria
author_role author
author2 Carvalho, Luciana
Lima Silva Borsatto, Jaluza Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Miguel Araújo
Carvalho, Luciana
Lima Silva Borsatto, Jaluza Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Contabilidade, Economia
Instituições Financeiras. Rentabilidade Bancária. Dados em Painel.
topic Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Contabilidade, Economia
Instituições Financeiras. Rentabilidade Bancária. Dados em Painel.
description O objetivo deste artigo é analisar os fatores determinantes da rentabilidade dos bancos atuantes no Brasil, com foco específico nas variáveis macroeconômicas, contábeis e operacionais. Para tanto, foram feitas estimações com dados em painel das séries semestrais dos 50 maiores bancos, considerando seu total de ativos, no período entre 2013 e 2016. Os resultados revelam que o tamanho das instituições em ativos tem uma relação positiva com a rentabilidade juntamente com a estratégia de empresas abertas e tomada de recursos de terceiros ao invés de utilizar o capital próprio. No que se refere às variáveis macroeconômicas, foram apontadas como significativas o recolhimento compulsório e a oscilação cambial. A contribuição original do estudo está na identificação das variáveis macroeconômicas que afetam a rentabilidade dos bancos brasileiros diante um momento de crise econômica e instabilidade política.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo, Regressão com Dados em Painel
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/819
10.13059/racef.v12i3.819
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/819
identifier_str_mv 10.13059/racef.v12i3.819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/819/pdf_151
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 12, n. 3 (2021)
2178-7638
10.13059/racef.v12i3
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945283429629952