O ABSENTEÍSMO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: COMPOSIÇÃO DE UM RANKING DE EFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Nara Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Serrano, André Luiz Marques, Ferreira, Lucas Oliveira Gomes, Cavalcante, Pedro Murce Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/809
Resumo: Pesquisas estimam que a ausência não programada do trabalhador pode ser custoso para uma organização. Desta forma, o presente estudo possui o objetivo de identificar o impacto do absenteísmo na eficiência das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES’s). Para tratar a questão de pesquisa utilizou-se a Análise Envoltória de Dados (DEA), com dados em painel para o período de 2008 a 2018. Diante do exposto, conclui-se que, sem considerar a variável interesse, das 100 instituições, 15% da amostra se destacaram como de referência para as demais. Já considerando a variável interesse, apenas 2% da amostra se mantiveram como referência. Sendo assim, o estudo concluiu que o absenteísmo impacta negativamente no desempenho das organizações. Compreender o absenteísmo possibilita a adoção de ações preventivas, aumentando o desempenho das organizações e, consequentemente, a oferta de serviços públicos, neste caso, educação para a sociedade.
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