CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333 |
Resumo: | O consumo consciente diz respeito ao ato de consumir, levando em consideração as influências que a compra causará na economia, na sociedade e no meio ambiente. Nessa perspectiva, o indivíduo reflete sobre os impactos negativos que sua compra pode causar nas esferas anteriormente mencionadas e preocupa-se com o desenvolvimento sustentável. Este pode ser entendido como aquele que prima pelo bem-estar e a qualidade de vida desta e das futuras gerações. Visando contribuir para a geração dessa consciência, a partir da disseminação da informação, o presente estudo se propõe a verificar os hábitos e o comportamento de consumo dos discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, conduzida por meio de questionário estruturado, elaborado com base no estudo de Oliveira, Silva e Gómez (2012). Os principais resultados demonstraram que os respondentes não realizam um consumo consciente. |
id |
FUNDACE-11_9d3740ca8a8f2decad0bde61bd85a1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/333 |
network_acronym_str |
FUNDACE-11 |
network_name_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADAO consumo consciente diz respeito ao ato de consumir, levando em consideração as influências que a compra causará na economia, na sociedade e no meio ambiente. Nessa perspectiva, o indivíduo reflete sobre os impactos negativos que sua compra pode causar nas esferas anteriormente mencionadas e preocupa-se com o desenvolvimento sustentável. Este pode ser entendido como aquele que prima pelo bem-estar e a qualidade de vida desta e das futuras gerações. Visando contribuir para a geração dessa consciência, a partir da disseminação da informação, o presente estudo se propõe a verificar os hábitos e o comportamento de consumo dos discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, conduzida por meio de questionário estruturado, elaborado com base no estudo de Oliveira, Silva e Gómez (2012). Os principais resultados demonstraram que os respondentes não realizam um consumo consciente.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaLima, Pedro Henrique de GóesFerreira, Tarciana CardosoBezerra, Yulianne Maria de SiqueiraFeitosa, Maria José da SilvaGómez, Carla Regina Pasa2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/33310.13059/racef.v6i2.333Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015)2178-763810.13059/racef.v6i2reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333/81Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-02T22:49:27Zoai::article/333Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2016-02-02T22:49:27Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA |
title |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA |
spellingShingle |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA Lima, Pedro Henrique de Góes |
title_short |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA |
title_full |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA |
title_fullStr |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA |
title_full_unstemmed |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA |
title_sort |
CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA |
author |
Lima, Pedro Henrique de Góes |
author_facet |
Lima, Pedro Henrique de Góes Ferreira, Tarciana Cardoso Bezerra, Yulianne Maria de Siqueira Feitosa, Maria José da Silva Gómez, Carla Regina Pasa |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Tarciana Cardoso Bezerra, Yulianne Maria de Siqueira Feitosa, Maria José da Silva Gómez, Carla Regina Pasa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Pedro Henrique de Góes Ferreira, Tarciana Cardoso Bezerra, Yulianne Maria de Siqueira Feitosa, Maria José da Silva Gómez, Carla Regina Pasa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O consumo consciente diz respeito ao ato de consumir, levando em consideração as influências que a compra causará na economia, na sociedade e no meio ambiente. Nessa perspectiva, o indivíduo reflete sobre os impactos negativos que sua compra pode causar nas esferas anteriormente mencionadas e preocupa-se com o desenvolvimento sustentável. Este pode ser entendido como aquele que prima pelo bem-estar e a qualidade de vida desta e das futuras gerações. Visando contribuir para a geração dessa consciência, a partir da disseminação da informação, o presente estudo se propõe a verificar os hábitos e o comportamento de consumo dos discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, conduzida por meio de questionário estruturado, elaborado com base no estudo de Oliveira, Silva e Gómez (2012). Os principais resultados demonstraram que os respondentes não realizam um consumo consciente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333 10.13059/racef.v6i2.333 |
url |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333 |
identifier_str_mv |
10.13059/racef.v6i2.333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015) 2178-7638 10.13059/racef.v6i2 reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) instacron:FUNDACE |
instname_str |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
instacron_str |
FUNDACE |
institution |
FUNDACE |
reponame_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
collection |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br |
_version_ |
1798945282805727232 |