CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Pedro Henrique de Góes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Tarciana Cardoso, Bezerra, Yulianne Maria de Siqueira, Feitosa, Maria José da Silva, Gómez, Carla Regina Pasa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333
Resumo: O consumo consciente diz respeito ao ato de consumir, levando em consideração as influências que a compra causará na economia, na sociedade e no meio ambiente. Nessa perspectiva, o indivíduo reflete sobre os impactos negativos que sua compra pode causar nas esferas anteriormente mencionadas e preocupa-se com o desenvolvimento sustentável. Este pode ser entendido como aquele que prima pelo bem-estar e a qualidade de vida desta e das futuras gerações. Visando contribuir para a geração dessa consciência, a partir da disseminação da informação, o presente estudo se propõe a verificar os hábitos e o comportamento de consumo dos discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, conduzida por meio de questionário estruturado, elaborado com base no estudo de Oliveira, Silva e Gómez (2012). Os principais resultados demonstraram que os respondentes não realizam um consumo consciente.
id FUNDACE-11_9d3740ca8a8f2decad0bde61bd85a1d0
oai_identifier_str oai::article/333
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADAO consumo consciente diz respeito ao ato de consumir, levando em consideração as influências que a compra causará na economia, na sociedade e no meio ambiente. Nessa perspectiva, o indivíduo reflete sobre os impactos negativos que sua compra pode causar nas esferas anteriormente mencionadas e preocupa-se com o desenvolvimento sustentável. Este pode ser entendido como aquele que prima pelo bem-estar e a qualidade de vida desta e das futuras gerações. Visando contribuir para a geração dessa consciência, a partir da disseminação da informação, o presente estudo se propõe a verificar os hábitos e o comportamento de consumo dos discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, conduzida por meio de questionário estruturado, elaborado com base no estudo de Oliveira, Silva e Gómez (2012). Os principais resultados demonstraram que os respondentes não realizam um consumo consciente.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaLima, Pedro Henrique de GóesFerreira, Tarciana CardosoBezerra, Yulianne Maria de SiqueiraFeitosa, Maria José da SilvaGómez, Carla Regina Pasa2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/33310.13059/racef.v6i2.333Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015)2178-763810.13059/racef.v6i2reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333/81Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-02T22:49:27Zoai::article/333Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2016-02-02T22:49:27Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
title CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
spellingShingle CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
Lima, Pedro Henrique de Góes
title_short CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
title_full CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
title_fullStr CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
title_full_unstemmed CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
title_sort CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
author Lima, Pedro Henrique de Góes
author_facet Lima, Pedro Henrique de Góes
Ferreira, Tarciana Cardoso
Bezerra, Yulianne Maria de Siqueira
Feitosa, Maria José da Silva
Gómez, Carla Regina Pasa
author_role author
author2 Ferreira, Tarciana Cardoso
Bezerra, Yulianne Maria de Siqueira
Feitosa, Maria José da Silva
Gómez, Carla Regina Pasa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Pedro Henrique de Góes
Ferreira, Tarciana Cardoso
Bezerra, Yulianne Maria de Siqueira
Feitosa, Maria José da Silva
Gómez, Carla Regina Pasa
dc.subject.none.fl_str_mv

description O consumo consciente diz respeito ao ato de consumir, levando em consideração as influências que a compra causará na economia, na sociedade e no meio ambiente. Nessa perspectiva, o indivíduo reflete sobre os impactos negativos que sua compra pode causar nas esferas anteriormente mencionadas e preocupa-se com o desenvolvimento sustentável. Este pode ser entendido como aquele que prima pelo bem-estar e a qualidade de vida desta e das futuras gerações. Visando contribuir para a geração dessa consciência, a partir da disseminação da informação, o presente estudo se propõe a verificar os hábitos e o comportamento de consumo dos discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, conduzida por meio de questionário estruturado, elaborado com base no estudo de Oliveira, Silva e Gómez (2012). Os principais resultados demonstraram que os respondentes não realizam um consumo consciente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333
10.13059/racef.v6i2.333
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333
identifier_str_mv 10.13059/racef.v6i2.333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/333/81
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 2 (2015)
2178-7638
10.13059/racef.v6i2
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945282805727232