RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minsky, Diego Luis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valcanover, Vanessa Martins, Da Costa Junior, Newton Carneiro Affonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/966
Resumo: Verificou-se se a atenção limitada dos investidores aos anúncios de recompra explica a existência de retornos anormais persistentes em ações listadas no Brasil entre 2008 e 2014. Empregou-se o estudo de eventos, sendo o evento a data de aprovação da recompra de ações. A amostra envolveu 122 empresas, que juntas divulgaram 381 programas de recompra. Empresas que anunciaram recompras foram agrupadas em alto turnover (detém alta atenção dos investidores) e baixo turnover (detém baixa atenção). O grupo de alta atenção apresentou média de retornos anormais após anúncio de recompra maior que o grupo de baixa atenção, enquanto retornos persistentes após o anúncio foram maiores para o grupo de baixa atenção. Testes não-paramétricos não retornaram diferenças significativas entre as médias dos grupos. Percentuais efetivamente recomprados apontaram maior índice de recompra para o grupo de baixa atenção, reforçando que a atenção limitada pode explicar as diferenças na recompra entre os grupos.
id FUNDACE-11_cf96d6b09b5125ad548f8d43eb2cbf7e
oai_identifier_str oai::article/966
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Finanças, Finanças comportamentaisRecompra de ações, Estudo de eventos, Atenção limitada, Mercado de capitaisVerificou-se se a atenção limitada dos investidores aos anúncios de recompra explica a existência de retornos anormais persistentes em ações listadas no Brasil entre 2008 e 2014. Empregou-se o estudo de eventos, sendo o evento a data de aprovação da recompra de ações. A amostra envolveu 122 empresas, que juntas divulgaram 381 programas de recompra. Empresas que anunciaram recompras foram agrupadas em alto turnover (detém alta atenção dos investidores) e baixo turnover (detém baixa atenção). O grupo de alta atenção apresentou média de retornos anormais após anúncio de recompra maior que o grupo de baixa atenção, enquanto retornos persistentes após o anúncio foram maiores para o grupo de baixa atenção. Testes não-paramétricos não retornaram diferenças significativas entre as médias dos grupos. Percentuais efetivamente recomprados apontaram maior índice de recompra para o grupo de baixa atenção, reforçando que a atenção limitada pode explicar as diferenças na recompra entre os grupos.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaMinsky, Diego LuisValcanover, Vanessa MartinsDa Costa Junior, Newton Carneiro Affonso2023-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de eventosapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/96610.13059/racef.v13i3.966Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 13, n. 3 (2022)2178-763810.13059/racef.v13i3reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/966/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/966/529https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/966/530https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/966/53110.13059/racef.v13i3.966.s52910.13059/racef.v13i3.966.s53010.13059/racef.v13i3.966.s531Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T22:52:16Zoai::article/966Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2023-01-09T22:52:16Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?
title RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?
spellingShingle RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?
Minsky, Diego Luis
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Finanças, Finanças comportamentais
Recompra de ações, Estudo de eventos, Atenção limitada, Mercado de capitais
title_short RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?
title_full RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?
title_fullStr RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?
title_full_unstemmed RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?
title_sort RETORNOS ANORMAIS PERSISTENTES APÓS O ANÚNCIO DE RECOMPRA DE AÇÕES: A ATENÇÃO DOS INVESTIDORES É DETERMINANTE?
author Minsky, Diego Luis
author_facet Minsky, Diego Luis
Valcanover, Vanessa Martins
Da Costa Junior, Newton Carneiro Affonso
author_role author
author2 Valcanover, Vanessa Martins
Da Costa Junior, Newton Carneiro Affonso
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Minsky, Diego Luis
Valcanover, Vanessa Martins
Da Costa Junior, Newton Carneiro Affonso
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Finanças, Finanças comportamentais
Recompra de ações, Estudo de eventos, Atenção limitada, Mercado de capitais
topic Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Finanças, Finanças comportamentais
Recompra de ações, Estudo de eventos, Atenção limitada, Mercado de capitais
description Verificou-se se a atenção limitada dos investidores aos anúncios de recompra explica a existência de retornos anormais persistentes em ações listadas no Brasil entre 2008 e 2014. Empregou-se o estudo de eventos, sendo o evento a data de aprovação da recompra de ações. A amostra envolveu 122 empresas, que juntas divulgaram 381 programas de recompra. Empresas que anunciaram recompras foram agrupadas em alto turnover (detém alta atenção dos investidores) e baixo turnover (detém baixa atenção). O grupo de alta atenção apresentou média de retornos anormais após anúncio de recompra maior que o grupo de baixa atenção, enquanto retornos persistentes após o anúncio foram maiores para o grupo de baixa atenção. Testes não-paramétricos não retornaram diferenças significativas entre as médias dos grupos. Percentuais efetivamente recomprados apontaram maior índice de recompra para o grupo de baixa atenção, reforçando que a atenção limitada pode explicar as diferenças na recompra entre os grupos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de eventos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/966
10.13059/racef.v13i3.966
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/966
identifier_str_mv 10.13059/racef.v13i3.966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/966/pdf
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/966/529
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/966/530
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/966/531
10.13059/racef.v13i3.966.s529
10.13059/racef.v13i3.966.s530
10.13059/racef.v13i3.966.s531
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 13, n. 3 (2022)
2178-7638
10.13059/racef.v13i3
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945282769027072