Análises de gastos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/558 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o processo de distribuição da verba publicitária da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) no Brasil, considerando os marcos regulatórios que disciplinam a contratação desse tipo de serviço. Para tanto, foram empregados recursos metodológicos de pesquisa documental, bem como aplicação de análise descritiva e exploratória dos dados catalogados para o período de 2011 a 2014. Os resultados evidenciam que os gastos no período somaram R$ 630,13 milhões. Verificou-se que a televisão concentra a maior parte da verba de mídia, com uma média de R$ 106.249 milhões de gastos por ano, equivalente a 68% do total da verba publicitária da Presidência da República.O Grupo Globo Comunicações lidera como maior beneficiário em todas as agências, seguido da Record, SBT, TV Bandeirantes e por último a Rede TV!. Conclui-se que a destinação de verba pública para a promoção das ações governamentais contribui, sob o argumento da chamada “mídia técnica”, para o fortalecimento dos oligopólios da comunicação, tratando-se assim de uma política de comunicação em que o governo, na condição de anunciante, favorece a concentração. O artigo contribui com a literatura sobre as análises de resultados de gestão pública. |
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Análises de gastos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da RepúblicaEconomia, Contabilidade, AdministraçãoVerba Publicitária, Estado, Meios de Comunicação, Mídia TécnicaO objetivo deste trabalho é analisar o processo de distribuição da verba publicitária da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) no Brasil, considerando os marcos regulatórios que disciplinam a contratação desse tipo de serviço. Para tanto, foram empregados recursos metodológicos de pesquisa documental, bem como aplicação de análise descritiva e exploratória dos dados catalogados para o período de 2011 a 2014. Os resultados evidenciam que os gastos no período somaram R$ 630,13 milhões. Verificou-se que a televisão concentra a maior parte da verba de mídia, com uma média de R$ 106.249 milhões de gastos por ano, equivalente a 68% do total da verba publicitária da Presidência da República.O Grupo Globo Comunicações lidera como maior beneficiário em todas as agências, seguido da Record, SBT, TV Bandeirantes e por último a Rede TV!. Conclui-se que a destinação de verba pública para a promoção das ações governamentais contribui, sob o argumento da chamada “mídia técnica”, para o fortalecimento dos oligopólios da comunicação, tratando-se assim de uma política de comunicação em que o governo, na condição de anunciante, favorece a concentração. O artigo contribui com a literatura sobre as análises de resultados de gestão pública.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaSANTOS, Pedro Alexandre de OliveiraReis, Diego AraujoBOLAÑO, César Ricardo Siqueira2020-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstatística Descritivaapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/55810.13059/racef.v11i2.558Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 11, n. 2 (2020)2178-763810.13059/racef.v11i2reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/558/pdf_111https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/558/347https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/558/348https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/558/349https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/558/350https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/558/35110.13059/racef.v11i2.558.s34710.13059/racef.v11i2.558.s34810.13059/racef.v11i2.558.s34910.13059/racef.v11i2.558.s35010.13059/racef.v11i2.558.s351Direitos autorais 2020 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-07T18:50:51Zoai::article/558Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2020-08-07T18:50:51Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
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