Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenco, Maria Salvelina Marques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Juliana, Fortes, Vitória Carvalho, Façanha, Karine Forte, Sena, Augusto Marcos Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/243
Resumo: A teoria dos jogos é uma ferramenta de análise das interações estratégicas que vem sendo largamente utilizada nas ciências sociais aplicadas, especialmente na economia e na administração. O objetivo deste artigo foi analisar a competição e o processo de decisão estratégica das duas principais empresas de TV por assinatura do município de São Paulo: a NET e a SKY. Os dados foram coletados do site da ANATEL e analisados de acordo com a teoria dos jogos não cooperativos do tipo Stackelberg. Os resultados mostraram que a solução ótima da competição entre essas duas empresas encontra-se no ponto em que a líder NET disponibiliza um milhão de assinaturas por mês e a seguidora SKY disponibiliza quinhentas mil. Nesta situação, a receita da NET é 0,80 e a da SKY é 0,40, sendo estes os melhores resultados para as competidoras, dentre os perfis estratégicos analisados. Conclui-se que a teoria dos jogos é um importante instrumento de análise das interações estratégicas entre agentes econômicos, e um facilitador do processo de tomada de decisão.
id FUNDACE-11_ef69c58478930fe0d34522cd2bd74523
oai_identifier_str oai::article/243
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.A teoria dos jogos é uma ferramenta de análise das interações estratégicas que vem sendo largamente utilizada nas ciências sociais aplicadas, especialmente na economia e na administração. O objetivo deste artigo foi analisar a competição e o processo de decisão estratégica das duas principais empresas de TV por assinatura do município de São Paulo: a NET e a SKY. Os dados foram coletados do site da ANATEL e analisados de acordo com a teoria dos jogos não cooperativos do tipo Stackelberg. Os resultados mostraram que a solução ótima da competição entre essas duas empresas encontra-se no ponto em que a líder NET disponibiliza um milhão de assinaturas por mês e a seguidora SKY disponibiliza quinhentas mil. Nesta situação, a receita da NET é 0,80 e a da SKY é 0,40, sendo estes os melhores resultados para as competidoras, dentre os perfis estratégicos analisados. Conclui-se que a teoria dos jogos é um importante instrumento de análise das interações estratégicas entre agentes econômicos, e um facilitador do processo de tomada de decisão.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaLourenco, Maria Salvelina MarquesSousa, JulianaFortes, Vitória CarvalhoFaçanha, Karine ForteSena, Augusto Marcos Carvalho de2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/24310.13059/racef.v6i1.243Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 1 (2015)2178-763810.13059/racef.v6i1reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/243/66Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-17T19:45:08Zoai::article/243Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2015-08-17T19:45:08Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.
title Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.
spellingShingle Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.
Lourenco, Maria Salvelina Marques
title_short Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.
title_full Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.
title_fullStr Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.
title_full_unstemmed Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.
title_sort Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo: uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos.
author Lourenco, Maria Salvelina Marques
author_facet Lourenco, Maria Salvelina Marques
Sousa, Juliana
Fortes, Vitória Carvalho
Façanha, Karine Forte
Sena, Augusto Marcos Carvalho de
author_role author
author2 Sousa, Juliana
Fortes, Vitória Carvalho
Façanha, Karine Forte
Sena, Augusto Marcos Carvalho de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenco, Maria Salvelina Marques
Sousa, Juliana
Fortes, Vitória Carvalho
Façanha, Karine Forte
Sena, Augusto Marcos Carvalho de
dc.subject.none.fl_str_mv

description A teoria dos jogos é uma ferramenta de análise das interações estratégicas que vem sendo largamente utilizada nas ciências sociais aplicadas, especialmente na economia e na administração. O objetivo deste artigo foi analisar a competição e o processo de decisão estratégica das duas principais empresas de TV por assinatura do município de São Paulo: a NET e a SKY. Os dados foram coletados do site da ANATEL e analisados de acordo com a teoria dos jogos não cooperativos do tipo Stackelberg. Os resultados mostraram que a solução ótima da competição entre essas duas empresas encontra-se no ponto em que a líder NET disponibiliza um milhão de assinaturas por mês e a seguidora SKY disponibiliza quinhentas mil. Nesta situação, a receita da NET é 0,80 e a da SKY é 0,40, sendo estes os melhores resultados para as competidoras, dentre os perfis estratégicos analisados. Conclui-se que a teoria dos jogos é um importante instrumento de análise das interações estratégicas entre agentes econômicos, e um facilitador do processo de tomada de decisão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/243
10.13059/racef.v6i1.243
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/243
identifier_str_mv 10.13059/racef.v6i1.243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/243/66
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 6, n. 1 (2015)
2178-7638
10.13059/racef.v6i1
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945283302752257