Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572021000100200 |
Resumo: | Resumo Objetivos: identificar a prevalência e os fatores associados à síndrome de burnout (SB) entre docentes da educação básica de escolas públicas de um município de médio porte. Métodos: estudo transversal analítico realizado em Minas Gerais, em 2016. Coletaram-se dados sociodemográficos e ocupacionais e aplicou-se o Cuestionário para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo para avaliar a SB. A amostra (n = 745) foi probabilística por conglomerados em único estágio. Utilizou-se análise hierarquizada com regressão de Poisson. Resultados: a prevalência geral da SB foi de 13,8% (IC95%: 11,3-16,3%), com 9,0% apresentando o Perfil 1 (SB sem níveis altos de sentimento de culpa) e 4,8% o Perfil 2 (SB grave). As dimensões mais prevalentes foram “desgaste psíquico” (39,4%) e “ilusão pelo trabalho” (19,7%). A prevalência de SB foi maior entre os docentes mais jovens (RP = 1,82), sem filhos (RP = 1,45), concursados/efetivos (RP = 1,88), insatisfeitos no trabalho (RP = 3,16), com desejo de mudar de profissão (RP = 2,94) e com falta de apoio da direção escolar (RP = 2,38). Conclusão: há urgência na criação de políticas públicas de suporte aos docentes, pois os identificados com sintomas da síndrome estão em exercício funcional, o que agrava seu quadro de saúde e, por conseguinte, compromete os diversos processos da área educacional. |
id |
FUNDACENTRO-1_73190255bc6847f20d4c7616e77585ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0303-76572021000100200 |
network_acronym_str |
FUNDACENTRO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacionalsaúde do trabalhadordesgaste profissionalprevalênciaprofessores escolaresensino fundamental e médioResumo Objetivos: identificar a prevalência e os fatores associados à síndrome de burnout (SB) entre docentes da educação básica de escolas públicas de um município de médio porte. Métodos: estudo transversal analítico realizado em Minas Gerais, em 2016. Coletaram-se dados sociodemográficos e ocupacionais e aplicou-se o Cuestionário para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo para avaliar a SB. A amostra (n = 745) foi probabilística por conglomerados em único estágio. Utilizou-se análise hierarquizada com regressão de Poisson. Resultados: a prevalência geral da SB foi de 13,8% (IC95%: 11,3-16,3%), com 9,0% apresentando o Perfil 1 (SB sem níveis altos de sentimento de culpa) e 4,8% o Perfil 2 (SB grave). As dimensões mais prevalentes foram “desgaste psíquico” (39,4%) e “ilusão pelo trabalho” (19,7%). A prevalência de SB foi maior entre os docentes mais jovens (RP = 1,82), sem filhos (RP = 1,45), concursados/efetivos (RP = 1,88), insatisfeitos no trabalho (RP = 3,16), com desejo de mudar de profissão (RP = 2,94) e com falta de apoio da direção escolar (RP = 2,38). Conclusão: há urgência na criação de políticas públicas de suporte aos docentes, pois os identificados com sintomas da síndrome estão em exercício funcional, o que agrava seu quadro de saúde e, por conseguinte, compromete os diversos processos da área educacional.Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572021000100200Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.46 2021reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)instacron:FUNDACENTRO10.1590/2317-6369000030318info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Tatiana Almeida deVieira,Marta Raquel MendesHaikal,Desiree Sant’anaNascimento,Jairo EvangelistaBrito,Maria Fernanda Santos FigueiredoPinho,LucinéiaVolker,ValériaSilveira,Marise Fagundespor2021-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S0303-76572021000100200Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0303-7657&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbso@fundacentro.gov.br2317-63690303-7657opendoar:2021-07-06T00:00Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional |
title |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional |
spellingShingle |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional Magalhães,Tatiana Almeida de saúde do trabalhador desgaste profissional prevalência professores escolares ensino fundamental e médio |
title_short |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional |
title_full |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional |
title_fullStr |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional |
title_full_unstemmed |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional |
title_sort |
Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional |
author |
Magalhães,Tatiana Almeida de |
author_facet |
Magalhães,Tatiana Almeida de Vieira,Marta Raquel Mendes Haikal,Desiree Sant’ana Nascimento,Jairo Evangelista Brito,Maria Fernanda Santos Figueiredo Pinho,Lucinéia Volker,Valéria Silveira,Marise Fagundes |
author_role |
author |
author2 |
Vieira,Marta Raquel Mendes Haikal,Desiree Sant’ana Nascimento,Jairo Evangelista Brito,Maria Fernanda Santos Figueiredo Pinho,Lucinéia Volker,Valéria Silveira,Marise Fagundes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães,Tatiana Almeida de Vieira,Marta Raquel Mendes Haikal,Desiree Sant’ana Nascimento,Jairo Evangelista Brito,Maria Fernanda Santos Figueiredo Pinho,Lucinéia Volker,Valéria Silveira,Marise Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde do trabalhador desgaste profissional prevalência professores escolares ensino fundamental e médio |
topic |
saúde do trabalhador desgaste profissional prevalência professores escolares ensino fundamental e médio |
description |
Resumo Objetivos: identificar a prevalência e os fatores associados à síndrome de burnout (SB) entre docentes da educação básica de escolas públicas de um município de médio porte. Métodos: estudo transversal analítico realizado em Minas Gerais, em 2016. Coletaram-se dados sociodemográficos e ocupacionais e aplicou-se o Cuestionário para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo para avaliar a SB. A amostra (n = 745) foi probabilística por conglomerados em único estágio. Utilizou-se análise hierarquizada com regressão de Poisson. Resultados: a prevalência geral da SB foi de 13,8% (IC95%: 11,3-16,3%), com 9,0% apresentando o Perfil 1 (SB sem níveis altos de sentimento de culpa) e 4,8% o Perfil 2 (SB grave). As dimensões mais prevalentes foram “desgaste psíquico” (39,4%) e “ilusão pelo trabalho” (19,7%). A prevalência de SB foi maior entre os docentes mais jovens (RP = 1,82), sem filhos (RP = 1,45), concursados/efetivos (RP = 1,88), insatisfeitos no trabalho (RP = 3,16), com desejo de mudar de profissão (RP = 2,94) e com falta de apoio da direção escolar (RP = 2,38). Conclusão: há urgência na criação de políticas públicas de suporte aos docentes, pois os identificados com sintomas da síndrome estão em exercício funcional, o que agrava seu quadro de saúde e, por conseguinte, compromete os diversos processos da área educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572021000100200 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572021000100200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-6369000030318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.46 2021 reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) instacron:FUNDACENTRO |
instname_str |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) |
instacron_str |
FUNDACENTRO |
institution |
FUNDACENTRO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbso@fundacentro.gov.br |
_version_ |
1754204080751771648 |