Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães,Tatiana Almeida de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira,Marta Raquel Mendes, Haikal,Desiree Sant’ana, Nascimento,Jairo Evangelista, Brito,Maria Fernanda Santos Figueiredo, Pinho,Lucinéia, Volker,Valéria, Silveira,Marise Fagundes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572021000100200
Resumo: Resumo Objetivos: identificar a prevalência e os fatores associados à síndrome de burnout (SB) entre docentes da educação básica de escolas públicas de um município de médio porte. Métodos: estudo transversal analítico realizado em Minas Gerais, em 2016. Coletaram-se dados sociodemográficos e ocupacionais e aplicou-se o Cuestionário para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo para avaliar a SB. A amostra (n = 745) foi probabilística por conglomerados em único estágio. Utilizou-se análise hierarquizada com regressão de Poisson. Resultados: a prevalência geral da SB foi de 13,8% (IC95%: 11,3-16,3%), com 9,0% apresentando o Perfil 1 (SB sem níveis altos de sentimento de culpa) e 4,8% o Perfil 2 (SB grave). As dimensões mais prevalentes foram “desgaste psíquico” (39,4%) e “ilusão pelo trabalho” (19,7%). A prevalência de SB foi maior entre os docentes mais jovens (RP = 1,82), sem filhos (RP = 1,45), concursados/efetivos (RP = 1,88), insatisfeitos no trabalho (RP = 3,16), com desejo de mudar de profissão (RP = 2,94) e com falta de apoio da direção escolar (RP = 2,38). Conclusão: há urgência na criação de políticas públicas de suporte aos docentes, pois os identificados com sintomas da síndrome estão em exercício funcional, o que agrava seu quadro de saúde e, por conseguinte, compromete os diversos processos da área educacional.
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