REVISÃO SISTEMÁTICA DA PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alaíde Almeida dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento Sobrinho, Carlito Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/307
Resumo: O estudo das relações entre o trabalho docente e a Síndrome de Burnout (SB) constitui-se em um desafio para se entender o processo saúde-doença do trabalhador docente e aponta a relação entre as características do trabalho dos professores e a SB. Realizou-se, no presente estudo, uma revisão sistemática com o objetivo de descrever a prevalência da SB e avaliar a possível relação entre o trabalho dos professores de ensinomédio e fundamental e a SB. Utilizaram-se as seguintes bases de dados: BVS, Psycinfo, LILACS, MEDLINE (PubMed) e SciELO, considerando-se o período de janeiro de 1989 a dezembro de 2009. Os critérios de inclusão foram os estudos originais, com delineamento transversal, populacionais e/ou amostrais, em professores do ensino fundamental e/ou médio, que utilizaram o Maslach Burnout Inventory (MBI) original ou versões para aidentificação da SB. A busca resultou em 1.244 artigos sobre a temática, sendo selecionados 65 estudos epidemiológicos de delineamento transversal. Desses, 35 foram elegíveis poratender aos critérios de inclusão. Os resultados apontaram uma elevada prevalência de SB entre professores do ensino fundamental e/ou médio e revelaram associação entrecaracterísticas do trabalho docente (carga horária em sala de aula e número de alunos por sala) e a SB.
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