A pedagogia de Otto Friedrich Bollnow entre a Filosofia da Existência e a Filosofia da Esperança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1481 |
Resumo: | RESUMO O artigo inscreve-se nos discursos e debates sobre Filosofia, Teoria Educacional e Formação Humana. Seu objetivo é analisar como o pensamento pedagógico de Otto Friedrich Bollnow se articula entre a descontinuidade da Filosofia da Existência e a continuidade da Filosofia da Esperança. O texto discute o surgimento da Filosofia da Existência, seu desenvolvimento, limitações e as análises em torno da Filosofia da Esperança e seu eventual impacto sobre a prática pedagógica e os modos do homem conceber sua existência, sua formação e relação no e com o mundo no âmbito da comunidade humana. Por fim, a pesquisa pretende identificar as implicações do pensamento pedagógico de Bollnow sobre as configurações do processo educacional, que envolve a integralidade do ser inacabado, seus questionamentos, descobertas, limites e possibilidades no contexto de uma cultura globalizada e democrática. PALAVRAS-CHAVE: Filosofia da Existência. Filosofia da Esperança. Educação. ABSTRACT OTTO FRIEDRICH BOLLNOW PEDAGOGY BETWEEN THE EXISTENCE PHILOSOPHY AND HOPE PHILOSOPHY The articleis part ofthe discourses and debates on Philosophy, Educational Theory and Human Formation. Its objectiveis to analyze how the pedagogical thinking of Otto Friedrich Bollnow develops between Existence Philosophy discontinuity and Hope Philosophycontinuity. This text discussesthe arise of Existence Philosophy, its development, limitations and analysisaround the Hope Philosophy, its possible impacton pedagogical practiceand the waysof man to conceivetheir existence, their development and there lation shipwith the worldand the human community. Finally, the research aims to identifythe implications of pedagogical thought Bollnow about the settingsof the educational process, which involves unfinished one, their questions, discoveries, limitations and possibilitiesin the context of aglobalized cultureand democratic. KEYWORDS: Existence Philosophy. Hope Philosophy. Education. |
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A pedagogia de Otto Friedrich Bollnow entre a Filosofia da Existência e a Filosofia da EsperançaRESUMO O artigo inscreve-se nos discursos e debates sobre Filosofia, Teoria Educacional e Formação Humana. Seu objetivo é analisar como o pensamento pedagógico de Otto Friedrich Bollnow se articula entre a descontinuidade da Filosofia da Existência e a continuidade da Filosofia da Esperança. O texto discute o surgimento da Filosofia da Existência, seu desenvolvimento, limitações e as análises em torno da Filosofia da Esperança e seu eventual impacto sobre a prática pedagógica e os modos do homem conceber sua existência, sua formação e relação no e com o mundo no âmbito da comunidade humana. Por fim, a pesquisa pretende identificar as implicações do pensamento pedagógico de Bollnow sobre as configurações do processo educacional, que envolve a integralidade do ser inacabado, seus questionamentos, descobertas, limites e possibilidades no contexto de uma cultura globalizada e democrática. PALAVRAS-CHAVE: Filosofia da Existência. Filosofia da Esperança. Educação. ABSTRACT OTTO FRIEDRICH BOLLNOW PEDAGOGY BETWEEN THE EXISTENCE PHILOSOPHY AND HOPE PHILOSOPHY The articleis part ofthe discourses and debates on Philosophy, Educational Theory and Human Formation. Its objectiveis to analyze how the pedagogical thinking of Otto Friedrich Bollnow develops between Existence Philosophy discontinuity and Hope Philosophycontinuity. This text discussesthe arise of Existence Philosophy, its development, limitations and analysisaround the Hope Philosophy, its possible impacton pedagogical practiceand the waysof man to conceivetheir existence, their development and there lation shipwith the worldand the human community. Finally, the research aims to identifythe implications of pedagogical thought Bollnow about the settingsof the educational process, which involves unfinished one, their questions, discoveries, limitations and possibilitiesin the context of aglobalized cultureand democratic. KEYWORDS: Existence Philosophy. Hope Philosophy. Education.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1481Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1481/1201Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ezir George2014-10-03T13:06:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1481Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:33Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
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