Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho. |
id |
FUNDAJ-0_211d371afb080610990c59b77f5ad53c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1841 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do SulPrimeira GeraçãoCurso de PedagogiaDemocratização do Ensino SuperiorTrabalho Docente O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho.Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841Cadernos de Estudos Sociais; v. 35 n. 1 (2020)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841/pdf_1Copyright (c) 2020 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Josiel da RosaFernandes, Cleoni Maria Barbosa2023-07-19T13:29:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1841Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2023-07-19T13:29:53Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul |
title |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul Moura, Josiel da Rosa Primeira Geração Curso de Pedagogia Democratização do Ensino Superior Trabalho Docente |
title_short |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul |
title_full |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul |
author |
Moura, Josiel da Rosa |
author_facet |
Moura, Josiel da Rosa Fernandes, Cleoni Maria Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Josiel da Rosa Fernandes, Cleoni Maria Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeira Geração Curso de Pedagogia Democratização do Ensino Superior Trabalho Docente |
topic |
Primeira Geração Curso de Pedagogia Democratização do Ensino Superior Trabalho Docente |
description |
O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 35 n. 1 (2020) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042197039251456 |