Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Josiel da Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841
Resumo:  O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa.  Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho.
id FUNDAJ-0_211d371afb080610990c59b77f5ad53c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1841
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do SulPrimeira GeraçãoCurso de PedagogiaDemocratização do Ensino SuperiorTrabalho Docente O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa.  Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho.Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841Cadernos de Estudos Sociais; v. 35 n. 1 (2020)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841/pdf_1Copyright (c) 2020 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Josiel da RosaFernandes, Cleoni Maria Barbosa2023-07-19T13:29:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1841Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2023-07-19T13:29:53Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
title Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
spellingShingle Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
Moura, Josiel da Rosa
Primeira Geração
Curso de Pedagogia
Democratização do Ensino Superior
Trabalho Docente
title_short Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
title_full Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
title_fullStr Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
title_sort Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul
author Moura, Josiel da Rosa
author_facet Moura, Josiel da Rosa
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
author_role author
author2 Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Josiel da Rosa
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Primeira Geração
Curso de Pedagogia
Democratização do Ensino Superior
Trabalho Docente
topic Primeira Geração
Curso de Pedagogia
Democratização do Ensino Superior
Trabalho Docente
description  O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa.  Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 35 n. 1 (2020)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042197039251456