A linguagem como objeto de formação nos currículos dos cursos de pedagogia: análise dos PPPC das IES públicas do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria de Fátima Moura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31703
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como a linguagem é situada enquanto objeto de formação nos Projetos Político-pedagógicos de Curso (PPPC) de pedagogia das instituições de ensino superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte (RN). O interesse pela pesquisa surge a partir do reconhecimento da necessidade de formar o/a pedagogo/a para o efetivo ensino da linguagem, de modo a possibilitar a ressignificação de sua prática pedagógica. Partimos da seguinte questão de pesquisa: como a linguagem, enquanto objeto de formação, se constitui nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de Pedagogia das IES do RN? Para a pesquisa, nos baseamos nas obras dos seguintes autores, Bakhtin (2004, 2010), Vygotski (2008), Bagno (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Travaglia (2003), Kleiman (2004, 2005, 2013), Solé (2009), Soares (2003), Geraldi (2003, 2010, 2011), Freire (1994), Nóvoa (1998), Tardif (2005), Flick (2009), Sacristán (2000) e Silva (2003), Veiga e Resende (2006), que contribuem para estudarmos sobre linguagem, formação docente e currículo. O estudo pautou-se na pesquisa qualitativa e teve como procedimento investigativo a análise de documentos e revisão bibliográfica. Para conhecer as pesquisas existentes na área, como também, as lacunas e o que ainda não foi pesquisado a respeito dos nossos campos de interesse, realizamos um levantamento em quatro bancos de dados. Nosso corpus se constitui por quatro Projetos Pedagógicos de Cursos presenciais de Pedagogia, de IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte (RN), datados de 2012 a 2019, o que corresponde a 100% do total dos cursos de graduação ofertados por IES públicas no RN. Nossa análise buscou evidenciar elementos teóricos e metodológicos que delineiam a formação do pedagogo para o trabalho com a linguagem. As análises realizadas indicam que, nos PPPCs, a linguagem enquanto objeto de formação do professor: i) é orientada por meio da concepção interacionista de linguagem; ii) apresenta-se através de dimensões formativas de ordem: conceitual, atitudinal e vivencial; estas se materializam, por meio da escolha e organização os componentes curriculares, orientando as ações pedagógicas; iii) a grande maioria dos componentes que objetivam o trabalho com a linguagem pertence ao núcleo geral (fundamentos e metodologias) e na nossa perspectiva, contemplam a dimensão formativa conceitual e atitudinal; iv) a escassez de componentes que apontem para o trabalho com a linguagem voltado para atuação profissional constitui uma lacuna formativa. Assim, estimamos que esta pesquisa contribua, com a formação docente no tocante ao trabalho com as linguagens nos diferentes campos do conhecimento que compõem o trabalho do pedagogo. Consideramos ainda que pensar esta formação por meio das dimensões formativas é um caminho possível, pois, no decorrer do processo formativo, a todo o momento, as dimensões se articulam e se integram. Desta maneira, tanto o professor formador, quanto o professor em formação ao identificar sob qual/quais dimensão/dimensões formativa/as determinado componente se apresenta, tem a possibilidade de mobilizar mecanismos para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31703O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como a linguagem é situada enquanto objeto de formação nos Projetos Político-pedagógicos de Curso (PPPC) de pedagogia das instituições de ensino superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte (RN). O interesse pela pesquisa surge a partir do reconhecimento da necessidade de formar o/a pedagogo/a para o efetivo ensino da linguagem, de modo a possibilitar a ressignificação de sua prática pedagógica. Partimos da seguinte questão de pesquisa: como a linguagem, enquanto objeto de formação, se constitui nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de Pedagogia das IES do RN? Para a pesquisa, nos baseamos nas obras dos seguintes autores, Bakhtin (2004, 2010), Vygotski (2008), Bagno (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Travaglia (2003), Kleiman (2004, 2005, 2013), Solé (2009), Soares (2003), Geraldi (2003, 2010, 2011), Freire (1994), Nóvoa (1998), Tardif (2005), Flick (2009), Sacristán (2000) e Silva (2003), Veiga e Resende (2006), que contribuem para estudarmos sobre linguagem, formação docente e currículo. O estudo pautou-se na pesquisa qualitativa e teve como procedimento investigativo a análise de documentos e revisão bibliográfica. Para conhecer as pesquisas existentes na área, como também, as lacunas e o que ainda não foi pesquisado a respeito dos nossos campos de interesse, realizamos um levantamento em quatro bancos de dados. Nosso corpus se constitui por quatro Projetos Pedagógicos de Cursos presenciais de Pedagogia, de IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte (RN), datados de 2012 a 2019, o que corresponde a 100% do total dos cursos de graduação ofertados por IES públicas no RN. Nossa análise buscou evidenciar elementos teóricos e metodológicos que delineiam a formação do pedagogo para o trabalho com a linguagem. As análises realizadas indicam que, nos PPPCs, a linguagem enquanto objeto de formação do professor: i) é orientada por meio da concepção interacionista de linguagem; ii) apresenta-se através de dimensões formativas de ordem: conceitual, atitudinal e vivencial; estas se materializam, por meio da escolha e organização os componentes curriculares, orientando as ações pedagógicas; iii) a grande maioria dos componentes que objetivam o trabalho com a linguagem pertence ao núcleo geral (fundamentos e metodologias) e na nossa perspectiva, contemplam a dimensão formativa conceitual e atitudinal; iv) a escassez de componentes que apontem para o trabalho com a linguagem voltado para atuação profissional constitui uma lacuna formativa. Assim, estimamos que esta pesquisa contribua, com a formação docente no tocante ao trabalho com as linguagens nos diferentes campos do conhecimento que compõem o trabalho do pedagogo. Consideramos ainda que pensar esta formação por meio das dimensões formativas é um caminho possível, pois, no decorrer do processo formativo, a todo o momento, as dimensões se articulam e se integram. Desta maneira, tanto o professor formador, quanto o professor em formação ao identificar sob qual/quais dimensão/dimensões formativa/as determinado componente se apresenta, tem a possibilidade de mobilizar mecanismos para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.The objective of this research is to analyze the language as an object of knowledge in the course of pedagogical political projects of pedagogy (PPPC) of public higher education institutions in Rio Grande do Norte (RN). The interest in research arises from the recognition of the need to form teacher for the effective teaching of language to enable the redefinition of their practice. We start from the following research question: how language as a training object in pedagogical political projects of pedagogy courses of public higher education institutions in RN. To research we rely on the works of the following authors: Bakhtin (2004, 2010); Vygotski (2008), Bagno(2002), BordoniRicardo (2004), Travaglia (2003), Kleiman (2004,2005, 2013), Solé (2009), Soares (2003), Geraldi (2003,2010,2011), Freire (1994), Nóvoa(1998), Tardif (2005), Flick(2009), Sacristán (2000). Silva (2003); Veiga and Resende (2006), contributing to study of language teacher, education, curriculum and PPPC. The study was based on the qualitative research and analysis had as investigative procedure analysis of documents and literature review. To meet existing research in the area as well as the gaps and what has not yet been researched about our fields of interest, we conducted a survey in four databases. In this sense, our body is constituted by four educational projects of classroom pedagogy of state public institutions of RN. Our analysis sought to show theoretical and methodological elements that outline the formation of the teacher to work with the language. The analysis indicates that, the PPPC, the language as teacher training object: i) is guided by language interactional design; ii) presents dimensions by formation of experiential, conceptual, order and attitudinal, this materializes through choice and organization of curricular components guiding pedagogical actions; iii) the vast majority of components that aim to work with the language belongs to the core general fundamentals and methodologies; and in our view, it included a conceptual and attitudinal training dimension; iv) the shortage of components that point to work with targeted language for professional activities is a training gap. So, we estimate that this research will contribute to teacher training with regard to work with the different languages knowledge fields that make up the work of the educator. We still consider to think this training through the training dimensions is a possible way, for in the course of the training process at all times the dimensions that articulate and integrate. This way both the forms teacher and the teacher information to identify to which category or formative dimension particular components is presented has the possibility of using mechanisms to enhance teaching and learning.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilLinguagemFormação docenteProjeto político-pedagógicoCurrículoCurso de pedagogia do RNA linguagem como objeto de formação nos currículos dos cursos de pedagogia: análise dos PPPC das IES públicas do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLinguagemobjetoformacao_Silva_2020.pdf.txtLinguagemobjetoformacao_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain381494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31703/2/Linguagemobjetoformacao_Silva_2020.pdf.txt1d46e303807d6f5c195c4c8b5791d645MD52THUMBNAILLinguagemobjetoformacao_Silva_2020.pdf.jpgLinguagemobjetoformacao_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31703/3/Linguagemobjetoformacao_Silva_2020.pdf.jpg6a029e060877c6aec56bf0f63f12763fMD53ORIGINALLinguagemobjetoformacao_Silva_2020.pdfapplication/pdf8101426https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31703/1/Linguagemobjetoformacao_Silva_2020.pdfaf38b269fc1c92379dd710ba060fc2dbMD51123456789/317032021-03-07 05:50:26.644oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31703Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-07T08:50:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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