Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482 |
Resumo: | RESUMO O interesse pela educação ambiental ganha relevo quando a sociedade se percebe em uma encruzilhada à medida que se ampliam os problemas socioambientais de nossa época, fazendo-se necessário então, acompanhar a prática educativa que se desenvolve pautada em um discurso pretensamente socioambiental. O ambiente da escola é, por certo, um espaço privilegiado onde essa prática tem garantido sua ação e manifestado as inúmeras abordagens que se faz da educação ambiental. Desse modo, nosso objetivo aqui, foi realizar uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa realizada no Alto Sertão alagoano evidenciando a prática educativa em educação ambiental escolar. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Meio ambiente. Prática educativa. ABSTRACT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF NORTHEASTERN: NOTATION OF RESEARCH AND NOTES ON EDUCATIONAL PRACTICE The interest in environmental education becomes important when society perceives itself at a crossroads, as the socio-environmental problems of our time increase. Then it is necessary accompany the educational practice that develops according to a supposedly socio-environmental speech. The scholar environment is, of course, a privileged space where this practice has ensured its action and has itself manifested the numerous approaches that is made of environmental education. Thus, our goal here is to conduct a discussion about the results of a research realized at the Alto Sertão of Alagoas where it was evidenced the educational practice in scholar environmental education. KEYWORDS: Education. Environment. Educational practice. |
id |
FUNDAJ-0_84ab636d1825be952fec64e1e8ff1b17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1482 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativaRESUMO O interesse pela educação ambiental ganha relevo quando a sociedade se percebe em uma encruzilhada à medida que se ampliam os problemas socioambientais de nossa época, fazendo-se necessário então, acompanhar a prática educativa que se desenvolve pautada em um discurso pretensamente socioambiental. O ambiente da escola é, por certo, um espaço privilegiado onde essa prática tem garantido sua ação e manifestado as inúmeras abordagens que se faz da educação ambiental. Desse modo, nosso objetivo aqui, foi realizar uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa realizada no Alto Sertão alagoano evidenciando a prática educativa em educação ambiental escolar. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Meio ambiente. Prática educativa. ABSTRACT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF NORTHEASTERN: NOTATION OF RESEARCH AND NOTES ON EDUCATIONAL PRACTICE The interest in environmental education becomes important when society perceives itself at a crossroads, as the socio-environmental problems of our time increase. Then it is necessary accompany the educational practice that develops according to a supposedly socio-environmental speech. The scholar environment is, of course, a privileged space where this practice has ensured its action and has itself manifested the numerous approaches that is made of environmental education. Thus, our goal here is to conduct a discussion about the results of a research realized at the Alto Sertão of Alagoas where it was evidenced the educational practice in scholar environmental education. KEYWORDS: Education. Environment. Educational practice.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482/1202Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Tarcísio Augusto Alves da2014-10-03T13:06:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1482Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:33Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa |
title |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa |
spellingShingle |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa Silva, Tarcísio Augusto Alves da |
title_short |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa |
title_full |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa |
title_fullStr |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa |
title_sort |
Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa |
author |
Silva, Tarcísio Augusto Alves da |
author_facet |
Silva, Tarcísio Augusto Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tarcísio Augusto Alves da |
description |
RESUMO O interesse pela educação ambiental ganha relevo quando a sociedade se percebe em uma encruzilhada à medida que se ampliam os problemas socioambientais de nossa época, fazendo-se necessário então, acompanhar a prática educativa que se desenvolve pautada em um discurso pretensamente socioambiental. O ambiente da escola é, por certo, um espaço privilegiado onde essa prática tem garantido sua ação e manifestado as inúmeras abordagens que se faz da educação ambiental. Desse modo, nosso objetivo aqui, foi realizar uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa realizada no Alto Sertão alagoano evidenciando a prática educativa em educação ambiental escolar. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Meio ambiente. Prática educativa. ABSTRACT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF NORTHEASTERN: NOTATION OF RESEARCH AND NOTES ON EDUCATIONAL PRACTICE The interest in environmental education becomes important when society perceives itself at a crossroads, as the socio-environmental problems of our time increase. Then it is necessary accompany the educational practice that develops according to a supposedly socio-environmental speech. The scholar environment is, of course, a privileged space where this practice has ensured its action and has itself manifested the numerous approaches that is made of environmental education. Thus, our goal here is to conduct a discussion about the results of a research realized at the Alto Sertão of Alagoas where it was evidenced the educational practice in scholar environmental education. KEYWORDS: Education. Environment. Educational practice. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482/1202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201720094720 |