Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tarcísio Augusto Alves da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482
Resumo: RESUMO O interesse pela educação ambiental ganha relevo quando a sociedade se percebe em uma encruzilhada à medida que se ampliam os problemas socioambientais de nossa época, fazendo-se necessário então, acompanhar a prática educativa que se desenvolve pautada em um discurso pretensamente socioambiental. O ambiente da escola é, por certo, um espaço privilegiado onde essa prática tem garantido sua ação e manifestado as inúmeras abordagens que se faz da educação ambiental. Desse modo, nosso objetivo aqui, foi realizar uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa realizada no Alto Sertão alagoano evidenciando a prática educativa em educação ambiental escolar. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Meio ambiente. Prática educativa. ABSTRACT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF NORTHEASTERN: NOTATION OF RESEARCH AND NOTES ON EDUCATIONAL PRACTICE The interest in environmental education becomes important when society perceives itself at a crossroads, as the socio-environmental problems of our time increase. Then it is necessary accompany the educational practice that develops according to a supposedly socio-environmental speech. The scholar environment is, of course, a privileged space where this practice has ensured its action and has itself manifested the numerous approaches that is made of environmental education. Thus, our goal here is to conduct a discussion about the results of a research realized at the Alto Sertão of Alagoas where it was evidenced the educational practice in scholar environmental education. KEYWORDS: Education. Environment. Educational practice.
id FUNDAJ-0_84ab636d1825be952fec64e1e8ff1b17
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1482
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativaRESUMO O interesse pela educação ambiental ganha relevo quando a sociedade se percebe em uma encruzilhada à medida que se ampliam os problemas socioambientais de nossa época, fazendo-se necessário então, acompanhar a prática educativa que se desenvolve pautada em um discurso pretensamente socioambiental. O ambiente da escola é, por certo, um espaço privilegiado onde essa prática tem garantido sua ação e manifestado as inúmeras abordagens que se faz da educação ambiental. Desse modo, nosso objetivo aqui, foi realizar uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa realizada no Alto Sertão alagoano evidenciando a prática educativa em educação ambiental escolar. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Meio ambiente. Prática educativa. ABSTRACT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF NORTHEASTERN: NOTATION OF RESEARCH AND NOTES ON EDUCATIONAL PRACTICE The interest in environmental education becomes important when society perceives itself at a crossroads, as the socio-environmental problems of our time increase. Then it is necessary accompany the educational practice that develops according to a supposedly socio-environmental speech. The scholar environment is, of course, a privileged space where this practice has ensured its action and has itself manifested the numerous approaches that is made of environmental education. Thus, our goal here is to conduct a discussion about the results of a research realized at the Alto Sertão of Alagoas where it was evidenced the educational practice in scholar environmental education. KEYWORDS: Education. Environment. Educational practice.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482/1202Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Tarcísio Augusto Alves da2014-10-03T13:06:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1482Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:33Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
title Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
spellingShingle Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
Silva, Tarcísio Augusto Alves da
title_short Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
title_full Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
title_fullStr Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
title_full_unstemmed Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
title_sort Educação ambiental no semiárido nordestino: apontamento de pesquisa e notas sobre prática educativa
author Silva, Tarcísio Augusto Alves da
author_facet Silva, Tarcísio Augusto Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tarcísio Augusto Alves da
description RESUMO O interesse pela educação ambiental ganha relevo quando a sociedade se percebe em uma encruzilhada à medida que se ampliam os problemas socioambientais de nossa época, fazendo-se necessário então, acompanhar a prática educativa que se desenvolve pautada em um discurso pretensamente socioambiental. O ambiente da escola é, por certo, um espaço privilegiado onde essa prática tem garantido sua ação e manifestado as inúmeras abordagens que se faz da educação ambiental. Desse modo, nosso objetivo aqui, foi realizar uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa realizada no Alto Sertão alagoano evidenciando a prática educativa em educação ambiental escolar. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Meio ambiente. Prática educativa. ABSTRACT ENVIRONMENTAL EDUCATION OF NORTHEASTERN: NOTATION OF RESEARCH AND NOTES ON EDUCATIONAL PRACTICE The interest in environmental education becomes important when society perceives itself at a crossroads, as the socio-environmental problems of our time increase. Then it is necessary accompany the educational practice that develops according to a supposedly socio-environmental speech. The scholar environment is, of course, a privileged space where this practice has ensured its action and has itself manifested the numerous approaches that is made of environmental education. Thus, our goal here is to conduct a discussion about the results of a research realized at the Alto Sertão of Alagoas where it was evidenced the educational practice in scholar environmental education. KEYWORDS: Education. Environment. Educational practice.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1482/1202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 27 n. 1 (2012)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201720094720