ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho de Almeida, Karla Wanessa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Souza Neto, José Marinho, Lima Rodrigues, Cibele Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1786
Resumo: A Educação Infantil passou por modificações, o que lhe imprimiu uma identidade que entrelaça as crianças e suas infâncias na garantia do direito subjetivo de se ter educação, dialogando com as pluralidades regionais do Brasil em seus modos de educar e cuidar. O objetivo dessa exposição consiste em apresentar uma análise dos discursos das produções acadêmicas vinculadas no Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, no eixo Educação de Crianças de 0 a 6 anos. Nessa intenção, nos inspiramos em elementos da metapesquisa na dimensão reflexiva (MAINARDES, 2016), e na análise do discurso de Fairclough (2001).  A análise ocorreu em blocos temáticos, buscando indicar as regularidades discursivas. Nesse contexto, as regularidades apontaram que as especificidades (sujeitos, concepções, práticas pedagógicas, outros) da Educação Infantil, ligam-se as “assunções de caráter ideológico” (FAIRCLOUGH, 2001, p.111). E como tal, podemos, neste âmbito, relacionar os espaços de ausências nas construções discursivas do EPEPE, uma delas aponta que a Creche, compreendida enquanto campo de pesquisa (teórica ou empírica) esteve ausente nos discursos das publicações durante todas as edições do evento.
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