ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1786 |
Resumo: | A Educação Infantil passou por modificações, o que lhe imprimiu uma identidade que entrelaça as crianças e suas infâncias na garantia do direito subjetivo de se ter educação, dialogando com as pluralidades regionais do Brasil em seus modos de educar e cuidar. O objetivo dessa exposição consiste em apresentar uma análise dos discursos das produções acadêmicas vinculadas no Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, no eixo Educação de Crianças de 0 a 6 anos. Nessa intenção, nos inspiramos em elementos da metapesquisa na dimensão reflexiva (MAINARDES, 2016), e na análise do discurso de Fairclough (2001). A análise ocorreu em blocos temáticos, buscando indicar as regularidades discursivas. Nesse contexto, as regularidades apontaram que as especificidades (sujeitos, concepções, práticas pedagógicas, outros) da Educação Infantil, ligam-se as “assunções de caráter ideológico” (FAIRCLOUGH, 2001, p.111). E como tal, podemos, neste âmbito, relacionar os espaços de ausências nas construções discursivas do EPEPE, uma delas aponta que a Creche, compreendida enquanto campo de pesquisa (teórica ou empírica) esteve ausente nos discursos das publicações durante todas as edições do evento. |
id |
FUNDAJ-0_8fb99d3cfffed02d60174290a291979d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1786 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOSCriançasEPEPEDiscurso.A Educação Infantil passou por modificações, o que lhe imprimiu uma identidade que entrelaça as crianças e suas infâncias na garantia do direito subjetivo de se ter educação, dialogando com as pluralidades regionais do Brasil em seus modos de educar e cuidar. O objetivo dessa exposição consiste em apresentar uma análise dos discursos das produções acadêmicas vinculadas no Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, no eixo Educação de Crianças de 0 a 6 anos. Nessa intenção, nos inspiramos em elementos da metapesquisa na dimensão reflexiva (MAINARDES, 2016), e na análise do discurso de Fairclough (2001). A análise ocorreu em blocos temáticos, buscando indicar as regularidades discursivas. Nesse contexto, as regularidades apontaram que as especificidades (sujeitos, concepções, práticas pedagógicas, outros) da Educação Infantil, ligam-se as “assunções de caráter ideológico” (FAIRCLOUGH, 2001, p.111). E como tal, podemos, neste âmbito, relacionar os espaços de ausências nas construções discursivas do EPEPE, uma delas aponta que a Creche, compreendida enquanto campo de pesquisa (teórica ou empírica) esteve ausente nos discursos das publicações durante todas as edições do evento.Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais2019-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa de Análise de Discurso e da metapesquisa na dimensão reflexivaapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/178610.33148/CES2595-4091v.34n.220191786Cadernos de Estudos Sociais; v. 34 n. 2 (2019): Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação2595-40910102-424810.33148/CES2595-4091v.34n.22019reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1786/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Crian%C3%A7as%20de%200%20a%206%20anos%3A%20an%C3%A1lise%20das%20produ%C3%A7%C3%B5es%20acad%C3%AAmCopyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho de Almeida, Karla Wanessade Souza Neto, José MarinhoLima Rodrigues, Cibele Maria2023-07-19T13:29:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1786Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2023-07-19T13:29:09Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS |
title |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS |
spellingShingle |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS Carvalho de Almeida, Karla Wanessa Crianças EPEPE Discurso. |
title_short |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS |
title_full |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS |
title_fullStr |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS |
title_sort |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO EPEPE SOBRE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS |
author |
Carvalho de Almeida, Karla Wanessa |
author_facet |
Carvalho de Almeida, Karla Wanessa de Souza Neto, José Marinho Lima Rodrigues, Cibele Maria |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Neto, José Marinho Lima Rodrigues, Cibele Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho de Almeida, Karla Wanessa de Souza Neto, José Marinho Lima Rodrigues, Cibele Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças EPEPE Discurso. |
topic |
Crianças EPEPE Discurso. |
description |
A Educação Infantil passou por modificações, o que lhe imprimiu uma identidade que entrelaça as crianças e suas infâncias na garantia do direito subjetivo de se ter educação, dialogando com as pluralidades regionais do Brasil em seus modos de educar e cuidar. O objetivo dessa exposição consiste em apresentar uma análise dos discursos das produções acadêmicas vinculadas no Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, no eixo Educação de Crianças de 0 a 6 anos. Nessa intenção, nos inspiramos em elementos da metapesquisa na dimensão reflexiva (MAINARDES, 2016), e na análise do discurso de Fairclough (2001). A análise ocorreu em blocos temáticos, buscando indicar as regularidades discursivas. Nesse contexto, as regularidades apontaram que as especificidades (sujeitos, concepções, práticas pedagógicas, outros) da Educação Infantil, ligam-se as “assunções de caráter ideológico” (FAIRCLOUGH, 2001, p.111). E como tal, podemos, neste âmbito, relacionar os espaços de ausências nas construções discursivas do EPEPE, uma delas aponta que a Creche, compreendida enquanto campo de pesquisa (teórica ou empírica) esteve ausente nos discursos das publicações durante todas as edições do evento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa de Análise de Discurso e da metapesquisa na dimensão reflexiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1786 10.33148/CES2595-4091v.34n.220191786 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1786 |
identifier_str_mv |
10.33148/CES2595-4091v.34n.220191786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1786/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Crian%C3%A7as%20de%200%20a%206%20anos%3A%20an%C3%A1lise%20das%20produ%C3%A7%C3%B5es%20acad%C3%AAm |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 34 n. 2 (2019): Dossiê: EPEPE- Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em Educação 2595-4091 0102-4248 10.33148/CES2595-4091v.34n.22019 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042197020377088 |