Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Neto, José
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Valones, Neide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323
Resumo: O artigo trata do poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano da sala de aula. Analisamos as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula/escola de modo a identificar, nessas práticas, relações de poder que interferem na vida escolar do aluno de forma geral. Considerando as análises e estudos foucaultianos, discutimos o poder disciplinar, destacando as categorias de tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano da sala de aula. A análise das práticas e da relação pedagógica nos possibilitou a compreensão de que estes elementos são permeados de poder/micropoder que disciplina tempo, espaço e movimento de alunos(as) e professores(as) que, em seu cotidiano, não percebem e não refletem sobre a interferência das manifestações de poder, positiva e negativamente, no curso de suas vidas pessoal e profissional. Palavras-chave: Prática pedagógica; Currículo; Cotidiano escolar. This paper deals with disciplinary power in the pedagogical relation in classroom's everyday life. It analyzes the pedagogical practices developed in the classroom/school in order to identify, in these practices, power relationships that generally intervene in student's school life. Considering the analysis and the foulcaultian studies, the article discusses disciplinary power, emphasizing the categories of time, space, and disciplinary movement in the everyday life of the classroom. The analysis of these practices and of the pedagogical relationship makes possible to understand that these elements are permeated with power/micropower that disciplines time, space, and teacher's as well as student’s movement even though they don't realize nor think about the interference of power manifestations, positively or negatively, in the course of their personal and professional lives. Keywords: Pedagogical practice; Curriculum; Daily school.
id FUNDAJ-0_a0406daaf8751bb0f1d0ca0b848cc247
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1323
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolarO artigo trata do poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano da sala de aula. Analisamos as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula/escola de modo a identificar, nessas práticas, relações de poder que interferem na vida escolar do aluno de forma geral. Considerando as análises e estudos foucaultianos, discutimos o poder disciplinar, destacando as categorias de tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano da sala de aula. A análise das práticas e da relação pedagógica nos possibilitou a compreensão de que estes elementos são permeados de poder/micropoder que disciplina tempo, espaço e movimento de alunos(as) e professores(as) que, em seu cotidiano, não percebem e não refletem sobre a interferência das manifestações de poder, positiva e negativamente, no curso de suas vidas pessoal e profissional. Palavras-chave: Prática pedagógica; Currículo; Cotidiano escolar. This paper deals with disciplinary power in the pedagogical relation in classroom's everyday life. It analyzes the pedagogical practices developed in the classroom/school in order to identify, in these practices, power relationships that generally intervene in student's school life. Considering the analysis and the foulcaultian studies, the article discusses disciplinary power, emphasizing the categories of time, space, and disciplinary movement in the everyday life of the classroom. The analysis of these practices and of the pedagogical relationship makes possible to understand that these elements are permeated with power/micropower that disciplines time, space, and teacher's as well as student’s movement even though they don't realize nor think about the interference of power manifestations, positively or negatively, in the course of their personal and professional lives. Keywords: Pedagogical practice; Curriculum; Daily school.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323Cadernos de Estudos Sociais; v. 20 n. 1 (2004)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323/1043Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista Neto, JoséValones, Neide2014-10-03T13:05:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1323Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:05:54Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
title Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
spellingShingle Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
Batista Neto, José
title_short Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
title_full Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
title_fullStr Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
title_sort Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
author Batista Neto, José
author_facet Batista Neto, José
Valones, Neide
author_role author
author2 Valones, Neide
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Neto, José
Valones, Neide
description O artigo trata do poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano da sala de aula. Analisamos as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula/escola de modo a identificar, nessas práticas, relações de poder que interferem na vida escolar do aluno de forma geral. Considerando as análises e estudos foucaultianos, discutimos o poder disciplinar, destacando as categorias de tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano da sala de aula. A análise das práticas e da relação pedagógica nos possibilitou a compreensão de que estes elementos são permeados de poder/micropoder que disciplina tempo, espaço e movimento de alunos(as) e professores(as) que, em seu cotidiano, não percebem e não refletem sobre a interferência das manifestações de poder, positiva e negativamente, no curso de suas vidas pessoal e profissional. Palavras-chave: Prática pedagógica; Currículo; Cotidiano escolar. This paper deals with disciplinary power in the pedagogical relation in classroom's everyday life. It analyzes the pedagogical practices developed in the classroom/school in order to identify, in these practices, power relationships that generally intervene in student's school life. Considering the analysis and the foulcaultian studies, the article discusses disciplinary power, emphasizing the categories of time, space, and disciplinary movement in the everyday life of the classroom. The analysis of these practices and of the pedagogical relationship makes possible to understand that these elements are permeated with power/micropower that disciplines time, space, and teacher's as well as student’s movement even though they don't realize nor think about the interference of power manifestations, positively or negatively, in the course of their personal and professional lives. Keywords: Pedagogical practice; Curriculum; Daily school.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323/1043
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 20 n. 1 (2004)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042200266768385