Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323 |
Resumo: | O artigo trata do poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano da sala de aula. Analisamos as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula/escola de modo a identificar, nessas práticas, relações de poder que interferem na vida escolar do aluno de forma geral. Considerando as análises e estudos foucaultianos, discutimos o poder disciplinar, destacando as categorias de tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano da sala de aula. A análise das práticas e da relação pedagógica nos possibilitou a compreensão de que estes elementos são permeados de poder/micropoder que disciplina tempo, espaço e movimento de alunos(as) e professores(as) que, em seu cotidiano, não percebem e não refletem sobre a interferência das manifestações de poder, positiva e negativamente, no curso de suas vidas pessoal e profissional. Palavras-chave: Prática pedagógica; Currículo; Cotidiano escolar. This paper deals with disciplinary power in the pedagogical relation in classroom's everyday life. It analyzes the pedagogical practices developed in the classroom/school in order to identify, in these practices, power relationships that generally intervene in student's school life. Considering the analysis and the foulcaultian studies, the article discusses disciplinary power, emphasizing the categories of time, space, and disciplinary movement in the everyday life of the classroom. The analysis of these practices and of the pedagogical relationship makes possible to understand that these elements are permeated with power/micropower that disciplines time, space, and teacher's as well as student’s movement even though they don't realize nor think about the interference of power manifestations, positively or negatively, in the course of their personal and professional lives. Keywords: Pedagogical practice; Curriculum; Daily school. |
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Tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano escolarO artigo trata do poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano da sala de aula. Analisamos as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula/escola de modo a identificar, nessas práticas, relações de poder que interferem na vida escolar do aluno de forma geral. Considerando as análises e estudos foucaultianos, discutimos o poder disciplinar, destacando as categorias de tempo, espaço e movimento disciplinar no cotidiano da sala de aula. A análise das práticas e da relação pedagógica nos possibilitou a compreensão de que estes elementos são permeados de poder/micropoder que disciplina tempo, espaço e movimento de alunos(as) e professores(as) que, em seu cotidiano, não percebem e não refletem sobre a interferência das manifestações de poder, positiva e negativamente, no curso de suas vidas pessoal e profissional. Palavras-chave: Prática pedagógica; Currículo; Cotidiano escolar. This paper deals with disciplinary power in the pedagogical relation in classroom's everyday life. It analyzes the pedagogical practices developed in the classroom/school in order to identify, in these practices, power relationships that generally intervene in student's school life. Considering the analysis and the foulcaultian studies, the article discusses disciplinary power, emphasizing the categories of time, space, and disciplinary movement in the everyday life of the classroom. The analysis of these practices and of the pedagogical relationship makes possible to understand that these elements are permeated with power/micropower that disciplines time, space, and teacher's as well as student’s movement even though they don't realize nor think about the interference of power manifestations, positively or negatively, in the course of their personal and professional lives. Keywords: Pedagogical practice; Curriculum; Daily school.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323Cadernos de Estudos Sociais; v. 20 n. 1 (2004)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1323/1043Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista Neto, JoséValones, Neide2014-10-03T13:05:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1323Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:05:54Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
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