Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, José Gerardo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
Resumo: This study has as its objective to analyzing the disciplinary in education, taking as its reference the studies Michel Foucault and consequent affects on time control, the distribution of school space, before the attentive and exacting gaze of those who demand good training and disciplines for their bodies.
id UFC-7_db9dfedfd6ac42307a7c9f7725eb7f98
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14322
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempoEscolaProcessos de subjetivaçãoEspaço disciplinarTempoThis study has as its objective to analyzing the disciplinary in education, taking as its reference the studies Michel Foucault and consequent affects on time control, the distribution of school space, before the attentive and exacting gaze of those who demand good training and disciplines for their bodies.Tem esse estudo o objetivo de analisar o disciplinamento na educação, tomando-se como referência os estudos de Michel Foucault e seus consequentes desdobramentos no controle tempo, na distribuição do espaço escolar, na pirâmide de olhares atentos e meticulosos que visam o bom adestramento dos sujeitos e disciplina de seus corpos.Revista Educação em Debate2015-12-03T14:23:45Z2015-12-03T14:23:45Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVASCONCELOS, José Gerardo. Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 53-61, 1999.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322Vasconcelos, José Gerardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:53:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14322Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:44.635201Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
title Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
spellingShingle Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
Vasconcelos, José Gerardo
Escola
Processos de subjetivação
Espaço disciplinar
Tempo
title_short Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
title_full Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
title_fullStr Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
title_full_unstemmed Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
title_sort Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
author Vasconcelos, José Gerardo
author_facet Vasconcelos, José Gerardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, José Gerardo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Processos de subjetivação
Espaço disciplinar
Tempo
topic Escola
Processos de subjetivação
Espaço disciplinar
Tempo
description This study has as its objective to analyzing the disciplinary in education, taking as its reference the studies Michel Foucault and consequent affects on time control, the distribution of school space, before the attentive and exacting gaze of those who demand good training and disciplines for their bodies.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2015-12-03T14:23:45Z
2015-12-03T14:23:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELOS, José Gerardo. Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 53-61, 1999.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
identifier_str_mv VASCONCELOS, José Gerardo. Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 53-61, 1999.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028792823709696