Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341 |
Resumo: | As atividades lúdicas infantis são instrumentos através dos quais se pode obter uma leitura da realidade social e mais especificamente das relações sociais. São também espaços de sociabilidade das relações de gênero e, em particular, da construção social da masculinidade, objeto dessa pesquisa de teor qualitativo que analisa não só as concepções e os significados que as crianças atribuem às brincadeiras, mas a (re)configuração das relações de gênero no universo das atividades lúdicas infantis enfatizando especificamente a masculinidade. A apreensão dos elementos constituintes da masculinidade se deu através de observações sistemáticas das falas e gestualidades de meninos de bairros pobres da cidade do Recife no momento em que participavam de atividades lúdicas. Essas, através dos seus sistemas de significação, fazem das crianças sujeitos formadores de conhecimento e portadores de uma visão de mundo que inclui categorias de classificação utilizadas cotidianamente para distinguir, diferenciar, e (des)igualar coisas e pessoas. Palavras-chave: Lazer, masculinidade, socialização, gênero. Children’s games are instruments which permit a reading of the social reality, especially of social relations. They are also spaces for the socialization of gender relations, and, specifically, for the social construction of gender. This qualitative study analyzes both the meanings and conceptions which children bring to their games, and the (re)figuring of gender relations, with special attention to the construction of masculinity, within the universe of children’s games. The identification of constituent elements of masculinity in this paper was done through systematic observation of speech and gestures of boys and girls engaged in game playing in impoverished areas of Recife. These activities, by way of their meaning systems, make the children subjects who produce knowledge and hold visions of the world that include dailyused classificatory categories which distinguish, differentiate, equalize and unequalize things and persons. Key-words: Leisure, masculinity, socialization, gender. |
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Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gêneroAs atividades lúdicas infantis são instrumentos através dos quais se pode obter uma leitura da realidade social e mais especificamente das relações sociais. São também espaços de sociabilidade das relações de gênero e, em particular, da construção social da masculinidade, objeto dessa pesquisa de teor qualitativo que analisa não só as concepções e os significados que as crianças atribuem às brincadeiras, mas a (re)configuração das relações de gênero no universo das atividades lúdicas infantis enfatizando especificamente a masculinidade. A apreensão dos elementos constituintes da masculinidade se deu através de observações sistemáticas das falas e gestualidades de meninos de bairros pobres da cidade do Recife no momento em que participavam de atividades lúdicas. Essas, através dos seus sistemas de significação, fazem das crianças sujeitos formadores de conhecimento e portadores de uma visão de mundo que inclui categorias de classificação utilizadas cotidianamente para distinguir, diferenciar, e (des)igualar coisas e pessoas. Palavras-chave: Lazer, masculinidade, socialização, gênero. Children’s games are instruments which permit a reading of the social reality, especially of social relations. They are also spaces for the socialization of gender relations, and, specifically, for the social construction of gender. This qualitative study analyzes both the meanings and conceptions which children bring to their games, and the (re)figuring of gender relations, with special attention to the construction of masculinity, within the universe of children’s games. The identification of constituent elements of masculinity in this paper was done through systematic observation of speech and gestures of boys and girls engaged in game playing in impoverished areas of Recife. These activities, by way of their meaning systems, make the children subjects who produce knowledge and hold visions of the world that include dailyused classificatory categories which distinguish, differentiate, equalize and unequalize things and persons. Key-words: Leisure, masculinity, socialization, gender.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341Cadernos de Estudos Sociais; v. 20 n. 2 (2004)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341/1061Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Valdonilson Barbosa dos2014-10-03T13:05:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1341Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:05:57Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
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