Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valdonilson Barbosa dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341
Resumo: As atividades lúdicas infantis são instrumentos através dos quais se pode obter uma leitura da realidade social e mais especificamente das relações sociais. São também espaços de sociabilidade das relações de gênero e, em particular, da construção social da masculinidade, objeto dessa pesquisa de teor qualitativo que analisa não só as concepções e os significados que as crianças atribuem às brincadeiras, mas a (re)configuração das relações de gênero no universo das atividades lúdicas infantis enfatizando especificamente a masculinidade. A apreensão dos elementos constituintes da masculinidade se deu através de observações sistemáticas das falas e gestualidades de meninos de bairros pobres da cidade do Recife no momento em que participavam de atividades lúdicas. Essas, através dos seus sistemas de significação, fazem das crianças sujeitos formadores de conhecimento e portadores de uma visão de mundo que inclui categorias de classificação utilizadas cotidianamente para distinguir, diferenciar, e (des)igualar coisas e pessoas. Palavras-chave: Lazer, masculinidade, socialização, gênero. Children’s games are instruments which permit a reading of the social reality, especially of social relations. They are also spaces for the socialization of gender relations, and, specifically, for the social construction of gender. This qualitative study analyzes both the meanings and conceptions which children bring to their games, and the (re)figuring of gender relations, with special attention to the construction of masculinity, within the universe of children’s games. The identification of constituent elements of masculinity in this paper was done through systematic observation of speech and gestures of boys and girls engaged in game playing in impoverished areas of Recife. These activities, by way of their meaning systems, make the children subjects who produce knowledge and hold visions of the world that include dailyused classificatory categories which distinguish, differentiate, equalize and unequalize things and persons. Key-words: Leisure, masculinity, socialization, gender.
id FUNDAJ-0_a9064520d5748798edc5e11f5834ee25
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1341
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gêneroAs atividades lúdicas infantis são instrumentos através dos quais se pode obter uma leitura da realidade social e mais especificamente das relações sociais. São também espaços de sociabilidade das relações de gênero e, em particular, da construção social da masculinidade, objeto dessa pesquisa de teor qualitativo que analisa não só as concepções e os significados que as crianças atribuem às brincadeiras, mas a (re)configuração das relações de gênero no universo das atividades lúdicas infantis enfatizando especificamente a masculinidade. A apreensão dos elementos constituintes da masculinidade se deu através de observações sistemáticas das falas e gestualidades de meninos de bairros pobres da cidade do Recife no momento em que participavam de atividades lúdicas. Essas, através dos seus sistemas de significação, fazem das crianças sujeitos formadores de conhecimento e portadores de uma visão de mundo que inclui categorias de classificação utilizadas cotidianamente para distinguir, diferenciar, e (des)igualar coisas e pessoas. Palavras-chave: Lazer, masculinidade, socialização, gênero. Children’s games are instruments which permit a reading of the social reality, especially of social relations. They are also spaces for the socialization of gender relations, and, specifically, for the social construction of gender. This qualitative study analyzes both the meanings and conceptions which children bring to their games, and the (re)figuring of gender relations, with special attention to the construction of masculinity, within the universe of children’s games. The identification of constituent elements of masculinity in this paper was done through systematic observation of speech and gestures of boys and girls engaged in game playing in impoverished areas of Recife. These activities, by way of their meaning systems, make the children subjects who produce knowledge and hold visions of the world that include dailyused classificatory categories which distinguish, differentiate, equalize and unequalize things and persons. Key-words: Leisure, masculinity, socialization, gender.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341Cadernos de Estudos Sociais; v. 20 n. 2 (2004)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341/1061Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Valdonilson Barbosa dos2014-10-03T13:05:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1341Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:05:57Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
title Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
spellingShingle Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
Santos, Valdonilson Barbosa dos
title_short Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
title_full Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
title_fullStr Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
title_full_unstemmed Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
title_sort Brincadeiras infantis (re)construindo as relações de gênero
author Santos, Valdonilson Barbosa dos
author_facet Santos, Valdonilson Barbosa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Valdonilson Barbosa dos
description As atividades lúdicas infantis são instrumentos através dos quais se pode obter uma leitura da realidade social e mais especificamente das relações sociais. São também espaços de sociabilidade das relações de gênero e, em particular, da construção social da masculinidade, objeto dessa pesquisa de teor qualitativo que analisa não só as concepções e os significados que as crianças atribuem às brincadeiras, mas a (re)configuração das relações de gênero no universo das atividades lúdicas infantis enfatizando especificamente a masculinidade. A apreensão dos elementos constituintes da masculinidade se deu através de observações sistemáticas das falas e gestualidades de meninos de bairros pobres da cidade do Recife no momento em que participavam de atividades lúdicas. Essas, através dos seus sistemas de significação, fazem das crianças sujeitos formadores de conhecimento e portadores de uma visão de mundo que inclui categorias de classificação utilizadas cotidianamente para distinguir, diferenciar, e (des)igualar coisas e pessoas. Palavras-chave: Lazer, masculinidade, socialização, gênero. Children’s games are instruments which permit a reading of the social reality, especially of social relations. They are also spaces for the socialization of gender relations, and, specifically, for the social construction of gender. This qualitative study analyzes both the meanings and conceptions which children bring to their games, and the (re)figuring of gender relations, with special attention to the construction of masculinity, within the universe of children’s games. The identification of constituent elements of masculinity in this paper was done through systematic observation of speech and gestures of boys and girls engaged in game playing in impoverished areas of Recife. These activities, by way of their meaning systems, make the children subjects who produce knowledge and hold visions of the world that include dailyused classificatory categories which distinguish, differentiate, equalize and unequalize things and persons. Key-words: Leisure, masculinity, socialization, gender.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1341/1061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 20 n. 2 (2004)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042200291934208