A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o fenômeno da identificação cultural exercido pela juventude da nação Xambá (Quilombo do Portão do Gelo - Olinda - Pernambuco), partindo da manifestação artística musical emanada pelo coco. Para consolidar este entendimento, o presente estudo procura elucidar as raízes da formação histórica e cultural da identidade Negra no Brasil. Junto a isso, a existência de uma comunidade quilombola em circunstâncias urbanas ganha relevância no estudo da identidade cultural na pós-modernidade. Para este estudo foi realizada uma abordagem teórica fundamentada nos pesquisadores que tratam dos conceitos de identidade étnica, cultura e musicalidade, apropriada ao método qualitativo, buscando estabelecer um discurso entre a interpretação da cultura Xambá, sua identidade cultural e uma análise crítica da realidade local comparada às tendências globais de identidade. Em vias de análise, busco agregar ao meio teórico – através de entrevistas e observações de campo – dados do ciclo atual das relações sociais vivenciadas neste local. A música manifestada pelo grupo de Coco Bongar, que reaviva personagens e as relações religiosas da nação Xambá, é o elemento norteador de identificação e continuidade cultural presenciada pela juventude. |
id |
FUNDAJ-0_abb5554a6ae24fe742f1d79435bcaa4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/88 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.Identidade CulturalMusicalidadeNação XambáEsta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o fenômeno da identificação cultural exercido pela juventude da nação Xambá (Quilombo do Portão do Gelo - Olinda - Pernambuco), partindo da manifestação artística musical emanada pelo coco. Para consolidar este entendimento, o presente estudo procura elucidar as raízes da formação histórica e cultural da identidade Negra no Brasil. Junto a isso, a existência de uma comunidade quilombola em circunstâncias urbanas ganha relevância no estudo da identidade cultural na pós-modernidade. Para este estudo foi realizada uma abordagem teórica fundamentada nos pesquisadores que tratam dos conceitos de identidade étnica, cultura e musicalidade, apropriada ao método qualitativo, buscando estabelecer um discurso entre a interpretação da cultura Xambá, sua identidade cultural e uma análise crítica da realidade local comparada às tendências globais de identidade. Em vias de análise, busco agregar ao meio teórico – através de entrevistas e observações de campo – dados do ciclo atual das relações sociais vivenciadas neste local. A música manifestada pelo grupo de Coco Bongar, que reaviva personagens e as relações religiosas da nação Xambá, é o elemento norteador de identificação e continuidade cultural presenciada pela juventude.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2015-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica; Pesquisa empírica de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88Cadernos de Estudos Sociais; v. 29 n. 2 (2014); 90-1152595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88/1223https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88/1237Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovais, Ivan Rodrigo2015-02-23T15:45:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/88Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2015-02-23T15:45:30Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. |
title |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. |
spellingShingle |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. Novais, Ivan Rodrigo Identidade Cultural Musicalidade Nação Xambá |
title_short |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. |
title_full |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. |
title_fullStr |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. |
title_full_unstemmed |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. |
title_sort |
A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ. |
author |
Novais, Ivan Rodrigo |
author_facet |
Novais, Ivan Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novais, Ivan Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Cultural Musicalidade Nação Xambá |
topic |
Identidade Cultural Musicalidade Nação Xambá |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o fenômeno da identificação cultural exercido pela juventude da nação Xambá (Quilombo do Portão do Gelo - Olinda - Pernambuco), partindo da manifestação artística musical emanada pelo coco. Para consolidar este entendimento, o presente estudo procura elucidar as raízes da formação histórica e cultural da identidade Negra no Brasil. Junto a isso, a existência de uma comunidade quilombola em circunstâncias urbanas ganha relevância no estudo da identidade cultural na pós-modernidade. Para este estudo foi realizada uma abordagem teórica fundamentada nos pesquisadores que tratam dos conceitos de identidade étnica, cultura e musicalidade, apropriada ao método qualitativo, buscando estabelecer um discurso entre a interpretação da cultura Xambá, sua identidade cultural e uma análise crítica da realidade local comparada às tendências globais de identidade. Em vias de análise, busco agregar ao meio teórico – através de entrevistas e observações de campo – dados do ciclo atual das relações sociais vivenciadas neste local. A música manifestada pelo grupo de Coco Bongar, que reaviva personagens e as relações religiosas da nação Xambá, é o elemento norteador de identificação e continuidade cultural presenciada pela juventude. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa histórica; Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88/1223 https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88/1237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 29 n. 2 (2014); 90-115 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042198023864320 |