A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Ivan Rodrigo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o fenômeno da identificação cultural exercido pela juventude da nação Xambá (Quilombo do Portão do Gelo - Olinda - Pernambuco), partindo da manifestação artística musical emanada pelo coco. Para consolidar este entendimento, o presente estudo procura elucidar as raízes da formação histórica e cultural da identidade Negra no Brasil. Junto a isso, a existência de uma comunidade quilombola em circunstâncias urbanas ganha relevância no estudo da identidade cultural na pós-modernidade. Para este estudo foi realizada uma abordagem teórica fundamentada nos pesquisadores que tratam dos conceitos de identidade étnica, cultura e musicalidade, apropriada ao método qualitativo, buscando estabelecer um discurso entre a interpretação da cultura Xambá, sua identidade cultural e uma análise crítica da realidade local comparada às tendências globais de identidade. Em vias de análise, busco agregar ao meio teórico – através de entrevistas e observações de campo – dados do ciclo atual das relações sociais vivenciadas neste local. A música manifestada pelo grupo de Coco Bongar, que reaviva personagens e as relações religiosas da nação Xambá, é o elemento norteador de identificação e continuidade cultural presenciada pela juventude.
id FUNDAJ-0_abb5554a6ae24fe742f1d79435bcaa4a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/88
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.Identidade CulturalMusicalidadeNação XambáEsta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o fenômeno da identificação cultural exercido pela juventude da nação Xambá (Quilombo do Portão do Gelo - Olinda - Pernambuco), partindo da manifestação artística musical emanada pelo coco. Para consolidar este entendimento, o presente estudo procura elucidar as raízes da formação histórica e cultural da identidade Negra no Brasil. Junto a isso, a existência de uma comunidade quilombola em circunstâncias urbanas ganha relevância no estudo da identidade cultural na pós-modernidade. Para este estudo foi realizada uma abordagem teórica fundamentada nos pesquisadores que tratam dos conceitos de identidade étnica, cultura e musicalidade, apropriada ao método qualitativo, buscando estabelecer um discurso entre a interpretação da cultura Xambá, sua identidade cultural e uma análise crítica da realidade local comparada às tendências globais de identidade. Em vias de análise, busco agregar ao meio teórico – através de entrevistas e observações de campo – dados do ciclo atual das relações sociais vivenciadas neste local. A música manifestada pelo grupo de Coco Bongar, que reaviva personagens e as relações religiosas da nação Xambá, é o elemento norteador de identificação e continuidade cultural presenciada pela juventude.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2015-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórica; Pesquisa empírica de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88Cadernos de Estudos Sociais; v. 29 n. 2 (2014); 90-1152595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88/1223https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88/1237Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovais, Ivan Rodrigo2015-02-23T15:45:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/88Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2015-02-23T15:45:30Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
title A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
spellingShingle A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
Novais, Ivan Rodrigo
Identidade Cultural
Musicalidade
Nação Xambá
title_short A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
title_full A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
title_fullStr A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
title_full_unstemmed A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
title_sort A MUSICALIDADE COMO AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL XAMBÁ.
author Novais, Ivan Rodrigo
author_facet Novais, Ivan Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Ivan Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Cultural
Musicalidade
Nação Xambá
topic Identidade Cultural
Musicalidade
Nação Xambá
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o fenômeno da identificação cultural exercido pela juventude da nação Xambá (Quilombo do Portão do Gelo - Olinda - Pernambuco), partindo da manifestação artística musical emanada pelo coco. Para consolidar este entendimento, o presente estudo procura elucidar as raízes da formação histórica e cultural da identidade Negra no Brasil. Junto a isso, a existência de uma comunidade quilombola em circunstâncias urbanas ganha relevância no estudo da identidade cultural na pós-modernidade. Para este estudo foi realizada uma abordagem teórica fundamentada nos pesquisadores que tratam dos conceitos de identidade étnica, cultura e musicalidade, apropriada ao método qualitativo, buscando estabelecer um discurso entre a interpretação da cultura Xambá, sua identidade cultural e uma análise crítica da realidade local comparada às tendências globais de identidade. Em vias de análise, busco agregar ao meio teórico – através de entrevistas e observações de campo – dados do ciclo atual das relações sociais vivenciadas neste local. A música manifestada pelo grupo de Coco Bongar, que reaviva personagens e as relações religiosas da nação Xambá, é o elemento norteador de identificação e continuidade cultural presenciada pela juventude.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica; Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88/1223
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/88/1237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 29 n. 2 (2014); 90-115
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042198023864320