Como livros de 1° à 4" série do ensino fundamental têm tratado o uso da calculadora em sala de aula?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selva, Ana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borba, Rute
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1399
Resumo: Diversos estudos (Nunes e Bryant, 1987, entre outros) têm defendido a calculadora como um recurso didático que pode auxiliar no desenvolvimento do conhecimento matemático, superando uma visão de que a mesma inibe o raciocínio das crianças. O presente estudo objetivou examinar como o livro didático das séries iniciais tem abordado o uso da calculadora. Doze coleções, recomendadas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2004, foram analisadas, enfocando como a calculadora é introduzida e a natureza das atividades propostas. As atividades sugeridas envolvem exploração conceitual, verificação de resultados, realização de cálculos e exploração do teclado. A diversidade de atividades, entretanto, não está presente em todos os volumes, nem envolvem uma variedade de campos conceituais. Observa-se, de modo geral, que nos livros didáticos das séries iniciais ainda não há um aproveitamento da calculadora em todo seu potencial como recurso no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. Palavras-chave: calculador; livro didático; ensino fundamental. Many studies (Nunes and Bryant, 1987, amongst others) have argued that the calculator can be used to help children develop their mathematical knowledge, and should not be viewed as restraining their reasoning. The present study aimed to examine how elementary school mathematics textbooks have proposed the use of the calculator in the classroom. Twelve collections recommended by the PNLD 2004 (a Brazilian governmental programme that analyzed textbooks in 2004), were analyzed, focusing on how the calculator is introduced and the nature of the activities proposed. These activities involved conceptual exploration, result verification, calculation and keyboard exploration. The diversity of activities, however, is not present in all volumes, nor a variety of conceptual fields are involved. It was observed that elementary school textbooks have not yet proposed the use of calculators in all its potential as a useful teaching and learning resource in Mathematics. Key words: calculator; textbook; elementary schooling.
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