Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Alexandre
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424
Resumo: Buscou-se refletir, a partir da pesquisa quantitativa realizada, entre os meses de junho a novembro de 2008, com estudantes do terceiro ano do ensino médio, da escola pública estadual Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CAIC – no bairro Autran Nunes, situado na periferia do município de Fortaleza – CE, a respeito da política de educação quanto à formação dos estudantes para uma cidadania ativa, em face da Constituição de 1988 do Estado republicano brasileiro. Para o republicanismo a participação política dos cidadãos na construção de uma sociedade livre é um princípio de vital importância, pois recusa a ideia de que o indivíduo isolado seja o fundamento da vida política, como apregoa o neoliberalismo. O cidadão deve definir a condição política do homem, uma vez que a comunidade é uma referência fundamental. O baixo índice participação dos estudantes remete a um necessário questionamento sobre a política educacional. Palavras-chave: escola; participação; cidadania. This article is based on a quantitative research conducted from June to November 2008 among senior high school students from the Adolescent and Children Support Center (Caic) located in Autran Nunes, in the suburbs of Fortaleza in the state of Ceara. In accordance with the 1988 Constitution of the Republic of Brazil, this study aims to reflect upon educational policies concerning the formation of students toward an active citizenship in the country. For the Republicanism, citizens’ political participation in the process of building a free society is of a vital importance because it refutes the idea that the individual alone is the foundation of politics, as neo-liberalism promotes. Citizens must define their own political status since the community serves as their fundamental reference. The low student participation suggests the need of an inquiry into the national educational policy. Key words: school; participation; citizenship.
id FUNDAJ-0_c3033d1ec94ec3c553965c8ed793b70b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1424
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?Buscou-se refletir, a partir da pesquisa quantitativa realizada, entre os meses de junho a novembro de 2008, com estudantes do terceiro ano do ensino médio, da escola pública estadual Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CAIC – no bairro Autran Nunes, situado na periferia do município de Fortaleza – CE, a respeito da política de educação quanto à formação dos estudantes para uma cidadania ativa, em face da Constituição de 1988 do Estado republicano brasileiro. Para o republicanismo a participação política dos cidadãos na construção de uma sociedade livre é um princípio de vital importância, pois recusa a ideia de que o indivíduo isolado seja o fundamento da vida política, como apregoa o neoliberalismo. O cidadão deve definir a condição política do homem, uma vez que a comunidade é uma referência fundamental. O baixo índice participação dos estudantes remete a um necessário questionamento sobre a política educacional. Palavras-chave: escola; participação; cidadania. This article is based on a quantitative research conducted from June to November 2008 among senior high school students from the Adolescent and Children Support Center (Caic) located in Autran Nunes, in the suburbs of Fortaleza in the state of Ceara. In accordance with the 1988 Constitution of the Republic of Brazil, this study aims to reflect upon educational policies concerning the formation of students toward an active citizenship in the country. For the Republicanism, citizens’ political participation in the process of building a free society is of a vital importance because it refutes the idea that the individual alone is the foundation of politics, as neo-liberalism promotes. Citizens must define their own political status since the community serves as their fundamental reference. The low student participation suggests the need of an inquiry into the national educational policy. Key words: school; participation; citizenship.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424Cadernos de Estudos Sociais; v. 25 n. 2 (2010)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424/1144Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAragão, Alexandre2014-10-03T13:06:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1424Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:22Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
title Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
spellingShingle Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
Aragão, Alexandre
title_short Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
title_full Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
title_fullStr Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
title_full_unstemmed Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
title_sort Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
author Aragão, Alexandre
author_facet Aragão, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Alexandre
description Buscou-se refletir, a partir da pesquisa quantitativa realizada, entre os meses de junho a novembro de 2008, com estudantes do terceiro ano do ensino médio, da escola pública estadual Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CAIC – no bairro Autran Nunes, situado na periferia do município de Fortaleza – CE, a respeito da política de educação quanto à formação dos estudantes para uma cidadania ativa, em face da Constituição de 1988 do Estado republicano brasileiro. Para o republicanismo a participação política dos cidadãos na construção de uma sociedade livre é um princípio de vital importância, pois recusa a ideia de que o indivíduo isolado seja o fundamento da vida política, como apregoa o neoliberalismo. O cidadão deve definir a condição política do homem, uma vez que a comunidade é uma referência fundamental. O baixo índice participação dos estudantes remete a um necessário questionamento sobre a política educacional. Palavras-chave: escola; participação; cidadania. This article is based on a quantitative research conducted from June to November 2008 among senior high school students from the Adolescent and Children Support Center (Caic) located in Autran Nunes, in the suburbs of Fortaleza in the state of Ceara. In accordance with the 1988 Constitution of the Republic of Brazil, this study aims to reflect upon educational policies concerning the formation of students toward an active citizenship in the country. For the Republicanism, citizens’ political participation in the process of building a free society is of a vital importance because it refutes the idea that the individual alone is the foundation of politics, as neo-liberalism promotes. Citizens must define their own political status since the community serves as their fundamental reference. The low student participation suggests the need of an inquiry into the national educational policy. Key words: school; participation; citizenship.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424/1144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 25 n. 2 (2010)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201151766528