Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424 |
Resumo: | Buscou-se refletir, a partir da pesquisa quantitativa realizada, entre os meses de junho a novembro de 2008, com estudantes do terceiro ano do ensino médio, da escola pública estadual Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CAIC – no bairro Autran Nunes, situado na periferia do município de Fortaleza – CE, a respeito da política de educação quanto à formação dos estudantes para uma cidadania ativa, em face da Constituição de 1988 do Estado republicano brasileiro. Para o republicanismo a participação política dos cidadãos na construção de uma sociedade livre é um princípio de vital importância, pois recusa a ideia de que o indivíduo isolado seja o fundamento da vida política, como apregoa o neoliberalismo. O cidadão deve definir a condição política do homem, uma vez que a comunidade é uma referência fundamental. O baixo índice participação dos estudantes remete a um necessário questionamento sobre a política educacional. Palavras-chave: escola; participação; cidadania. This article is based on a quantitative research conducted from June to November 2008 among senior high school students from the Adolescent and Children Support Center (Caic) located in Autran Nunes, in the suburbs of Fortaleza in the state of Ceara. In accordance with the 1988 Constitution of the Republic of Brazil, this study aims to reflect upon educational policies concerning the formation of students toward an active citizenship in the country. For the Republicanism, citizens’ political participation in the process of building a free society is of a vital importance because it refutes the idea that the individual alone is the foundation of politics, as neo-liberalism promotes. Citizens must define their own political status since the community serves as their fundamental reference. The low student participation suggests the need of an inquiry into the national educational policy. Key words: school; participation; citizenship. |
id |
FUNDAJ-0_c3033d1ec94ec3c553965c8ed793b70b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1424 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos?Buscou-se refletir, a partir da pesquisa quantitativa realizada, entre os meses de junho a novembro de 2008, com estudantes do terceiro ano do ensino médio, da escola pública estadual Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CAIC – no bairro Autran Nunes, situado na periferia do município de Fortaleza – CE, a respeito da política de educação quanto à formação dos estudantes para uma cidadania ativa, em face da Constituição de 1988 do Estado republicano brasileiro. Para o republicanismo a participação política dos cidadãos na construção de uma sociedade livre é um princípio de vital importância, pois recusa a ideia de que o indivíduo isolado seja o fundamento da vida política, como apregoa o neoliberalismo. O cidadão deve definir a condição política do homem, uma vez que a comunidade é uma referência fundamental. O baixo índice participação dos estudantes remete a um necessário questionamento sobre a política educacional. Palavras-chave: escola; participação; cidadania. This article is based on a quantitative research conducted from June to November 2008 among senior high school students from the Adolescent and Children Support Center (Caic) located in Autran Nunes, in the suburbs of Fortaleza in the state of Ceara. In accordance with the 1988 Constitution of the Republic of Brazil, this study aims to reflect upon educational policies concerning the formation of students toward an active citizenship in the country. For the Republicanism, citizens’ political participation in the process of building a free society is of a vital importance because it refutes the idea that the individual alone is the foundation of politics, as neo-liberalism promotes. Citizens must define their own political status since the community serves as their fundamental reference. The low student participation suggests the need of an inquiry into the national educational policy. Key words: school; participation; citizenship.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424Cadernos de Estudos Sociais; v. 25 n. 2 (2010)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424/1144Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAragão, Alexandre2014-10-03T13:06:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1424Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:22Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos? |
title |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos? |
spellingShingle |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos? Aragão, Alexandre |
title_short |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos? |
title_full |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos? |
title_fullStr |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos? |
title_full_unstemmed |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos? |
title_sort |
Escola pública: formando indivíduos ou cidadãos? |
author |
Aragão, Alexandre |
author_facet |
Aragão, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Alexandre |
description |
Buscou-se refletir, a partir da pesquisa quantitativa realizada, entre os meses de junho a novembro de 2008, com estudantes do terceiro ano do ensino médio, da escola pública estadual Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CAIC – no bairro Autran Nunes, situado na periferia do município de Fortaleza – CE, a respeito da política de educação quanto à formação dos estudantes para uma cidadania ativa, em face da Constituição de 1988 do Estado republicano brasileiro. Para o republicanismo a participação política dos cidadãos na construção de uma sociedade livre é um princípio de vital importância, pois recusa a ideia de que o indivíduo isolado seja o fundamento da vida política, como apregoa o neoliberalismo. O cidadão deve definir a condição política do homem, uma vez que a comunidade é uma referência fundamental. O baixo índice participação dos estudantes remete a um necessário questionamento sobre a política educacional. Palavras-chave: escola; participação; cidadania. This article is based on a quantitative research conducted from June to November 2008 among senior high school students from the Adolescent and Children Support Center (Caic) located in Autran Nunes, in the suburbs of Fortaleza in the state of Ceara. In accordance with the 1988 Constitution of the Republic of Brazil, this study aims to reflect upon educational policies concerning the formation of students toward an active citizenship in the country. For the Republicanism, citizens’ political participation in the process of building a free society is of a vital importance because it refutes the idea that the individual alone is the foundation of politics, as neo-liberalism promotes. Citizens must define their own political status since the community serves as their fundamental reference. The low student participation suggests the need of an inquiry into the national educational policy. Key words: school; participation; citizenship. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1424/1144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 25 n. 2 (2010) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201151766528 |