Do analfabetismo e da alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gerusa de Mendonça
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092
Resumo: Discute o analfabetismo em confronto com determinadas dimensões com que este se apresenta na realidade — estritamente educacional, da pobreza, psicossocial, política — destacando a discussão desta última que privilegia, no foco analítico, o fato de que a apropriação do “saber sistematizado” traz como conseqüência uma mudança na totalidade social. Faz considerações à base da contabilidade do analfabetismo passando a enfocar a questão do analfabeto «in vivo. Repassa abordagens da alfabetização pondo no centro de debate o fato de que a alfabetização potencialmente se inscreve no processo das contradições da sociedade, como uma prática social que desenvolve resistência à produção. The article discusses illiteracy as related to certain dimensions such as education, poverty, psychosocial effects and political implications, stressing the impact of the latter because “Knowledge” brings about social change. The article analyses the accounting of illiteracy, focusing the problem of the illiterate person in concrete aspects. It reviews also the approaches on alphabetization, arguing that it may be regarded as a social practice which develops resistance to reproduction, as part of a process of contradiction in a given society.
id FUNDAJ-0_d173b1aa68891cb182786b6c9e9daaaf
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1092
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Do analfabetismo e da alfabetizaçãoDiscute o analfabetismo em confronto com determinadas dimensões com que este se apresenta na realidade — estritamente educacional, da pobreza, psicossocial, política — destacando a discussão desta última que privilegia, no foco analítico, o fato de que a apropriação do “saber sistematizado” traz como conseqüência uma mudança na totalidade social. Faz considerações à base da contabilidade do analfabetismo passando a enfocar a questão do analfabeto «in vivo. Repassa abordagens da alfabetização pondo no centro de debate o fato de que a alfabetização potencialmente se inscreve no processo das contradições da sociedade, como uma prática social que desenvolve resistência à produção. The article discusses illiteracy as related to certain dimensions such as education, poverty, psychosocial effects and political implications, stressing the impact of the latter because “Knowledge” brings about social change. The article analyses the accounting of illiteracy, focusing the problem of the illiterate person in concrete aspects. It reviews also the approaches on alphabetization, arguing that it may be regarded as a social practice which develops resistance to reproduction, as part of a process of contradiction in a given society.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092Cadernos de Estudos Sociais; v. 7 n. 1 (1991)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092/812Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gerusa de Mendonça2014-10-03T13:04:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1092Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:04:46Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Do analfabetismo e da alfabetização
title Do analfabetismo e da alfabetização
spellingShingle Do analfabetismo e da alfabetização
Gomes, Gerusa de Mendonça
title_short Do analfabetismo e da alfabetização
title_full Do analfabetismo e da alfabetização
title_fullStr Do analfabetismo e da alfabetização
title_full_unstemmed Do analfabetismo e da alfabetização
title_sort Do analfabetismo e da alfabetização
author Gomes, Gerusa de Mendonça
author_facet Gomes, Gerusa de Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gerusa de Mendonça
description Discute o analfabetismo em confronto com determinadas dimensões com que este se apresenta na realidade — estritamente educacional, da pobreza, psicossocial, política — destacando a discussão desta última que privilegia, no foco analítico, o fato de que a apropriação do “saber sistematizado” traz como conseqüência uma mudança na totalidade social. Faz considerações à base da contabilidade do analfabetismo passando a enfocar a questão do analfabeto «in vivo. Repassa abordagens da alfabetização pondo no centro de debate o fato de que a alfabetização potencialmente se inscreve no processo das contradições da sociedade, como uma prática social que desenvolve resistência à produção. The article discusses illiteracy as related to certain dimensions such as education, poverty, psychosocial effects and political implications, stressing the impact of the latter because “Knowledge” brings about social change. The article analyses the accounting of illiteracy, focusing the problem of the illiterate person in concrete aspects. It reviews also the approaches on alphabetization, arguing that it may be regarded as a social practice which develops resistance to reproduction, as part of a process of contradiction in a given society.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092/812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 7 n. 1 (1991)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042198771499008