Do analfabetismo e da alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092 |
Resumo: | Discute o analfabetismo em confronto com determinadas dimensões com que este se apresenta na realidade — estritamente educacional, da pobreza, psicossocial, política — destacando a discussão desta última que privilegia, no foco analítico, o fato de que a apropriação do “saber sistematizado” traz como conseqüência uma mudança na totalidade social. Faz considerações à base da contabilidade do analfabetismo passando a enfocar a questão do analfabeto «in vivo. Repassa abordagens da alfabetização pondo no centro de debate o fato de que a alfabetização potencialmente se inscreve no processo das contradições da sociedade, como uma prática social que desenvolve resistência à produção. The article discusses illiteracy as related to certain dimensions such as education, poverty, psychosocial effects and political implications, stressing the impact of the latter because “Knowledge” brings about social change. The article analyses the accounting of illiteracy, focusing the problem of the illiterate person in concrete aspects. It reviews also the approaches on alphabetization, arguing that it may be regarded as a social practice which develops resistance to reproduction, as part of a process of contradiction in a given society. |
id |
FUNDAJ-0_d173b1aa68891cb182786b6c9e9daaaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1092 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do analfabetismo e da alfabetizaçãoDiscute o analfabetismo em confronto com determinadas dimensões com que este se apresenta na realidade — estritamente educacional, da pobreza, psicossocial, política — destacando a discussão desta última que privilegia, no foco analítico, o fato de que a apropriação do “saber sistematizado” traz como conseqüência uma mudança na totalidade social. Faz considerações à base da contabilidade do analfabetismo passando a enfocar a questão do analfabeto «in vivo. Repassa abordagens da alfabetização pondo no centro de debate o fato de que a alfabetização potencialmente se inscreve no processo das contradições da sociedade, como uma prática social que desenvolve resistência à produção. The article discusses illiteracy as related to certain dimensions such as education, poverty, psychosocial effects and political implications, stressing the impact of the latter because “Knowledge” brings about social change. The article analyses the accounting of illiteracy, focusing the problem of the illiterate person in concrete aspects. It reviews also the approaches on alphabetization, arguing that it may be regarded as a social practice which develops resistance to reproduction, as part of a process of contradiction in a given society.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092Cadernos de Estudos Sociais; v. 7 n. 1 (1991)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092/812Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gerusa de Mendonça2014-10-03T13:04:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1092Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:04:46Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do analfabetismo e da alfabetização |
title |
Do analfabetismo e da alfabetização |
spellingShingle |
Do analfabetismo e da alfabetização Gomes, Gerusa de Mendonça |
title_short |
Do analfabetismo e da alfabetização |
title_full |
Do analfabetismo e da alfabetização |
title_fullStr |
Do analfabetismo e da alfabetização |
title_full_unstemmed |
Do analfabetismo e da alfabetização |
title_sort |
Do analfabetismo e da alfabetização |
author |
Gomes, Gerusa de Mendonça |
author_facet |
Gomes, Gerusa de Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Gerusa de Mendonça |
description |
Discute o analfabetismo em confronto com determinadas dimensões com que este se apresenta na realidade — estritamente educacional, da pobreza, psicossocial, política — destacando a discussão desta última que privilegia, no foco analítico, o fato de que a apropriação do “saber sistematizado” traz como conseqüência uma mudança na totalidade social. Faz considerações à base da contabilidade do analfabetismo passando a enfocar a questão do analfabeto «in vivo. Repassa abordagens da alfabetização pondo no centro de debate o fato de que a alfabetização potencialmente se inscreve no processo das contradições da sociedade, como uma prática social que desenvolve resistência à produção. The article discusses illiteracy as related to certain dimensions such as education, poverty, psychosocial effects and political implications, stressing the impact of the latter because “Knowledge” brings about social change. The article analyses the accounting of illiteracy, focusing the problem of the illiterate person in concrete aspects. It reviews also the approaches on alphabetization, arguing that it may be regarded as a social practice which develops resistance to reproduction, as part of a process of contradiction in a given society. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1092/812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 7 n. 1 (1991) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042198771499008 |