Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaco, Carmen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37948
Resumo: O artigo centra-se na condição de analfabeto e nos cursos de alfabetização de adultos, a partir da perspectiva de adultos analfabetos. Os dados empíricos resultaram de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas biográficas a nove adultos analfabetos, residentes no contexto rural, em Portugal. A entrevista biográfica incidiu sobre o percurso de vida e o processo de formação dos adultos. Apresentam-se contributos teóricos sobre o analfabetismo e a alfabetização. Os adultos reconhecem que a sua condição de analfabeto resultou de dificuldades financeiras da família, conside-ram que o fato de não saberem ler nem escrever limitou as suas oportunidades, ao longo da vida, e são críticos sobre os cursos de alfabetização de adultos.
id RCAP_8fe5146a73bbcaf3957c267bbe5122dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/37948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Analfabetismo e alfabetização de adultos em PortugalAnalfabetismoAlfabetização de adultosAdultosIlliteracyAdult LiteracyAdultsO artigo centra-se na condição de analfabeto e nos cursos de alfabetização de adultos, a partir da perspectiva de adultos analfabetos. Os dados empíricos resultaram de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas biográficas a nove adultos analfabetos, residentes no contexto rural, em Portugal. A entrevista biográfica incidiu sobre o percurso de vida e o processo de formação dos adultos. Apresentam-se contributos teóricos sobre o analfabetismo e a alfabetização. Os adultos reconhecem que a sua condição de analfabeto resultou de dificuldades financeiras da família, conside-ram que o fato de não saberem ler nem escrever limitou as suas oportunidades, ao longo da vida, e são críticos sobre os cursos de alfabetização de adultos.The article presents an illiteracy analysis and adult literacy courses, through illiterate adult’s pers-pective. The empirical data are the result of an investigation of a qualitative nature, using biogra-phical interviews with nine illiterate adults, living in the rural context, in Portugal. The biogra-phical interview focused on their life course and the learning process. Theoretical contributions on illiteracy and literacy are presented. The adults acknowledge that their status as illiterate resulted from family financial difficulties, find that being unable to read or write has limited their opportuni-ties throughout life, and they criticize the adult literacy courses.Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de JaneiroRepositório da Universidade de LisboaCavaco, Carmen2019-04-22T15:37:59Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37948porCavaco, C. (2018). Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal. Revista Contemporânea de Educação, 13(27), 369-382.1809-574710.20500/rce.v13i27.16913info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:47.328269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
title Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
spellingShingle Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
Cavaco, Carmen
Analfabetismo
Alfabetização de adultos
Adultos
Illiteracy
Adult Literacy
Adults
title_short Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
title_full Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
title_fullStr Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
title_full_unstemmed Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
title_sort Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
author Cavaco, Carmen
author_facet Cavaco, Carmen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaco, Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Analfabetismo
Alfabetização de adultos
Adultos
Illiteracy
Adult Literacy
Adults
topic Analfabetismo
Alfabetização de adultos
Adultos
Illiteracy
Adult Literacy
Adults
description O artigo centra-se na condição de analfabeto e nos cursos de alfabetização de adultos, a partir da perspectiva de adultos analfabetos. Os dados empíricos resultaram de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas biográficas a nove adultos analfabetos, residentes no contexto rural, em Portugal. A entrevista biográfica incidiu sobre o percurso de vida e o processo de formação dos adultos. Apresentam-se contributos teóricos sobre o analfabetismo e a alfabetização. Os adultos reconhecem que a sua condição de analfabeto resultou de dificuldades financeiras da família, conside-ram que o fato de não saberem ler nem escrever limitou as suas oportunidades, ao longo da vida, e são críticos sobre os cursos de alfabetização de adultos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-04-22T15:37:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/37948
url http://hdl.handle.net/10451/37948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cavaco, C. (2018). Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal. Revista Contemporânea de Educação, 13(27), 369-382.
1809-5747
10.20500/rce.v13i27.16913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134442689658880