Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37948 |
Resumo: | O artigo centra-se na condição de analfabeto e nos cursos de alfabetização de adultos, a partir da perspectiva de adultos analfabetos. Os dados empíricos resultaram de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas biográficas a nove adultos analfabetos, residentes no contexto rural, em Portugal. A entrevista biográfica incidiu sobre o percurso de vida e o processo de formação dos adultos. Apresentam-se contributos teóricos sobre o analfabetismo e a alfabetização. Os adultos reconhecem que a sua condição de analfabeto resultou de dificuldades financeiras da família, conside-ram que o fato de não saberem ler nem escrever limitou as suas oportunidades, ao longo da vida, e são críticos sobre os cursos de alfabetização de adultos. |
id |
RCAP_8fe5146a73bbcaf3957c267bbe5122dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/37948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em PortugalAnalfabetismoAlfabetização de adultosAdultosIlliteracyAdult LiteracyAdultsO artigo centra-se na condição de analfabeto e nos cursos de alfabetização de adultos, a partir da perspectiva de adultos analfabetos. Os dados empíricos resultaram de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas biográficas a nove adultos analfabetos, residentes no contexto rural, em Portugal. A entrevista biográfica incidiu sobre o percurso de vida e o processo de formação dos adultos. Apresentam-se contributos teóricos sobre o analfabetismo e a alfabetização. Os adultos reconhecem que a sua condição de analfabeto resultou de dificuldades financeiras da família, conside-ram que o fato de não saberem ler nem escrever limitou as suas oportunidades, ao longo da vida, e são críticos sobre os cursos de alfabetização de adultos.The article presents an illiteracy analysis and adult literacy courses, through illiterate adult’s pers-pective. The empirical data are the result of an investigation of a qualitative nature, using biogra-phical interviews with nine illiterate adults, living in the rural context, in Portugal. The biogra-phical interview focused on their life course and the learning process. Theoretical contributions on illiteracy and literacy are presented. The adults acknowledge that their status as illiterate resulted from family financial difficulties, find that being unable to read or write has limited their opportuni-ties throughout life, and they criticize the adult literacy courses.Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de JaneiroRepositório da Universidade de LisboaCavaco, Carmen2019-04-22T15:37:59Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37948porCavaco, C. (2018). Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal. Revista Contemporânea de Educação, 13(27), 369-382.1809-574710.20500/rce.v13i27.16913info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:47.328269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal |
title |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal |
spellingShingle |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal Cavaco, Carmen Analfabetismo Alfabetização de adultos Adultos Illiteracy Adult Literacy Adults |
title_short |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal |
title_full |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal |
title_fullStr |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal |
title_full_unstemmed |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal |
title_sort |
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal |
author |
Cavaco, Carmen |
author_facet |
Cavaco, Carmen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavaco, Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analfabetismo Alfabetização de adultos Adultos Illiteracy Adult Literacy Adults |
topic |
Analfabetismo Alfabetização de adultos Adultos Illiteracy Adult Literacy Adults |
description |
O artigo centra-se na condição de analfabeto e nos cursos de alfabetização de adultos, a partir da perspectiva de adultos analfabetos. Os dados empíricos resultaram de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas biográficas a nove adultos analfabetos, residentes no contexto rural, em Portugal. A entrevista biográfica incidiu sobre o percurso de vida e o processo de formação dos adultos. Apresentam-se contributos teóricos sobre o analfabetismo e a alfabetização. Os adultos reconhecem que a sua condição de analfabeto resultou de dificuldades financeiras da família, conside-ram que o fato de não saberem ler nem escrever limitou as suas oportunidades, ao longo da vida, e são críticos sobre os cursos de alfabetização de adultos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-04-22T15:37:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/37948 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/37948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cavaco, C. (2018). Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal. Revista Contemporânea de Educação, 13(27), 369-382. 1809-5747 10.20500/rce.v13i27.16913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134442689658880 |