Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pádua, Karla Cunha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1408
Resumo: O texto propõe o desafio de pensar os processos de construção de identidades indígenas que se convergem para a área da educação, como acontece no curso de Formação Intercultural de Educadores da FAE- UFMG, como móveis e instáveis – em constante devenir. Busca na Antropologia referências para recusar as identidades como fechadas, fixas e estáveis, utilizando as noções de englobamento e de trilhas, procurando extrair daí algumas implicações para o processo de formação. Palavras-chave: antropologia; movimentos identitários; formação de educadores indígenas. This paper proposes the challenge to reflect on the indigenous identities construction processes related to the educational area, having, as a model, the approach carried out in the Intercultural Formation Course for Indigenous Educators at the Education Department of the Federal University of Minas Gerais (FAE-UFMG), viewing them as movable and unstable processes, and thus in constant change. Based on anthropological references, it is an attempt to refuse such identities as closed, fixed and stable processes. The focus of this paper is to analyze the incorporation of values and goods belonging to the white people into the indigenous culture. Moreover, it studies the pathways which are opened in the forests allowing the Indians connections with the others. In doing so, this study tries to achieve some implications for the formation process of indigenous educators. Key words: Educational Anthropology, identity movements, formation of indigenous educators.
id FUNDAJ-0_ddc0cce720ea1b69c1cb4eb616c7657f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1408
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educaçãoO texto propõe o desafio de pensar os processos de construção de identidades indígenas que se convergem para a área da educação, como acontece no curso de Formação Intercultural de Educadores da FAE- UFMG, como móveis e instáveis – em constante devenir. Busca na Antropologia referências para recusar as identidades como fechadas, fixas e estáveis, utilizando as noções de englobamento e de trilhas, procurando extrair daí algumas implicações para o processo de formação. Palavras-chave: antropologia; movimentos identitários; formação de educadores indígenas. This paper proposes the challenge to reflect on the indigenous identities construction processes related to the educational area, having, as a model, the approach carried out in the Intercultural Formation Course for Indigenous Educators at the Education Department of the Federal University of Minas Gerais (FAE-UFMG), viewing them as movable and unstable processes, and thus in constant change. Based on anthropological references, it is an attempt to refuse such identities as closed, fixed and stable processes. The focus of this paper is to analyze the incorporation of values and goods belonging to the white people into the indigenous culture. Moreover, it studies the pathways which are opened in the forests allowing the Indians connections with the others. In doing so, this study tries to achieve some implications for the formation process of indigenous educators. Key words: Educational Anthropology, identity movements, formation of indigenous educators.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1408Cadernos de Estudos Sociais; v. 24 n. 2 (2008)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1408/1128Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPádua, Karla Cunha2014-10-03T13:06:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1408Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:15Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação
title Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação
spellingShingle Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação
Pádua, Karla Cunha
title_short Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação
title_full Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação
title_fullStr Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação
title_full_unstemmed Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação
title_sort Movimentos identitários, educação e povos indígenas: novos desafios para a antropologia da educação
author Pádua, Karla Cunha
author_facet Pádua, Karla Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pádua, Karla Cunha
description O texto propõe o desafio de pensar os processos de construção de identidades indígenas que se convergem para a área da educação, como acontece no curso de Formação Intercultural de Educadores da FAE- UFMG, como móveis e instáveis – em constante devenir. Busca na Antropologia referências para recusar as identidades como fechadas, fixas e estáveis, utilizando as noções de englobamento e de trilhas, procurando extrair daí algumas implicações para o processo de formação. Palavras-chave: antropologia; movimentos identitários; formação de educadores indígenas. This paper proposes the challenge to reflect on the indigenous identities construction processes related to the educational area, having, as a model, the approach carried out in the Intercultural Formation Course for Indigenous Educators at the Education Department of the Federal University of Minas Gerais (FAE-UFMG), viewing them as movable and unstable processes, and thus in constant change. Based on anthropological references, it is an attempt to refuse such identities as closed, fixed and stable processes. The focus of this paper is to analyze the incorporation of values and goods belonging to the white people into the indigenous culture. Moreover, it studies the pathways which are opened in the forests allowing the Indians connections with the others. In doing so, this study tries to achieve some implications for the formation process of indigenous educators. Key words: Educational Anthropology, identity movements, formation of indigenous educators.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1408
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1408/1128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 24 n. 2 (2008)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201122406400