A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1491 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a relação e influência dos stakeholders em um projeto de franquia social, denominado Programa Bom Aluno (PBA), localizado na cidade de Curitiba (PR). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Para a sistematização fez-se uso do software ATLAS.ti e posterior análise de conteúdo. Na franquia social estudada, foram identificados os stakeholders envolvidos a partir de critérios relativos à responsabilidade social corporativa (RSC), e constatou-se que a teia entre os diversos stakeholders tem proporcionado o fortalecimento do PBA. Verificou-se que há uma diferença na relação e influência de stakeholders de uma empresa, onde geralmente o ponto de partida são os stakeholders internos, ou seja, acionistas e funcionários; já na franquia social estudada, o centro da relação está fixado no aluno de baixa renda, resultando na quebra do ciclo de pobreza através de uma educação de qualidade. O projeto social se mantém efetivo através de ajudas financeiras de empresas que se comprometem com sentimentos considerados impagáveis, mas essenciais para os alunos, que, em contrapartida, obtêm aprovação em cursos de nível superior e de pós-graduação, no País e no exterior. A contribuição deste estudo decorreu da compreensão sobre a utilização do modelo de franquia para a gestão de projetos sociais. |
id |
FUNDAJ-0_f224d883e2eea713dbdd3825a7d525b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1491 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia SocialStakeholdersfranquia socialeducaçãoEsta pesquisa aborda a relação e influência dos stakeholders em um projeto de franquia social, denominado Programa Bom Aluno (PBA), localizado na cidade de Curitiba (PR). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Para a sistematização fez-se uso do software ATLAS.ti e posterior análise de conteúdo. Na franquia social estudada, foram identificados os stakeholders envolvidos a partir de critérios relativos à responsabilidade social corporativa (RSC), e constatou-se que a teia entre os diversos stakeholders tem proporcionado o fortalecimento do PBA. Verificou-se que há uma diferença na relação e influência de stakeholders de uma empresa, onde geralmente o ponto de partida são os stakeholders internos, ou seja, acionistas e funcionários; já na franquia social estudada, o centro da relação está fixado no aluno de baixa renda, resultando na quebra do ciclo de pobreza através de uma educação de qualidade. O projeto social se mantém efetivo através de ajudas financeiras de empresas que se comprometem com sentimentos considerados impagáveis, mas essenciais para os alunos, que, em contrapartida, obtêm aprovação em cursos de nível superior e de pós-graduação, no País e no exterior. A contribuição deste estudo decorreu da compreensão sobre a utilização do modelo de franquia para a gestão de projetos sociais.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2015-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1491Cadernos de Estudos Sociais; v. 30 n. 1 (2015); 78-942595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1491/1255https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1491/1266Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa Martins, Roberta da Rocha Rosa MartinsMartins, Tomas Sparano MartinsCruz, June Alisson Westarb CruzAhlfeldt, Rony AhlfeldtBastos, Eurides Bastos Junior2015-10-19T18:51:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1491Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2015-10-19T18:51:17Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social |
title |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social |
spellingShingle |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social Rosa Martins, Roberta da Rocha Rosa Martins Stakeholders franquia social educação |
title_short |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social |
title_full |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social |
title_fullStr |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social |
title_full_unstemmed |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social |
title_sort |
A Relação e a Influência dos Stakeholders em um projeto de Franquia Social |
author |
Rosa Martins, Roberta da Rocha Rosa Martins |
author_facet |
Rosa Martins, Roberta da Rocha Rosa Martins Martins, Tomas Sparano Martins Cruz, June Alisson Westarb Cruz Ahlfeldt, Rony Ahlfeldt Bastos, Eurides Bastos Junior |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Tomas Sparano Martins Cruz, June Alisson Westarb Cruz Ahlfeldt, Rony Ahlfeldt Bastos, Eurides Bastos Junior |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa Martins, Roberta da Rocha Rosa Martins Martins, Tomas Sparano Martins Cruz, June Alisson Westarb Cruz Ahlfeldt, Rony Ahlfeldt Bastos, Eurides Bastos Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stakeholders franquia social educação |
topic |
Stakeholders franquia social educação |
description |
Esta pesquisa aborda a relação e influência dos stakeholders em um projeto de franquia social, denominado Programa Bom Aluno (PBA), localizado na cidade de Curitiba (PR). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Para a sistematização fez-se uso do software ATLAS.ti e posterior análise de conteúdo. Na franquia social estudada, foram identificados os stakeholders envolvidos a partir de critérios relativos à responsabilidade social corporativa (RSC), e constatou-se que a teia entre os diversos stakeholders tem proporcionado o fortalecimento do PBA. Verificou-se que há uma diferença na relação e influência de stakeholders de uma empresa, onde geralmente o ponto de partida são os stakeholders internos, ou seja, acionistas e funcionários; já na franquia social estudada, o centro da relação está fixado no aluno de baixa renda, resultando na quebra do ciclo de pobreza através de uma educação de qualidade. O projeto social se mantém efetivo através de ajudas financeiras de empresas que se comprometem com sentimentos considerados impagáveis, mas essenciais para os alunos, que, em contrapartida, obtêm aprovação em cursos de nível superior e de pós-graduação, no País e no exterior. A contribuição deste estudo decorreu da compreensão sobre a utilização do modelo de franquia para a gestão de projetos sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1491 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1491/1255 https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1491/1266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 30 n. 1 (2015); 78-94 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201725337600 |