Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Zaida Maria Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/428
Resumo: RESUMO O final do século passado marcou o inicio do uma fecunda atividade educacional de religiosos estrangeiros que estabeleceram colégios no Recife. As Beneditinas da Academia Santa Gertrudes, Olinda, PE, chegadas ao Brasil em 1903, foram das primeiras a obter o reconhecimento oficial para os cursos que ministravam e a manter um Conservatório Musical reconhecido. A Instituição por elas desenvolvida na Academia resultou em um tipo peculiar de educação. cujo produto se mostrou, ao longo do tempo, muito mais abrangente do que o sólido ensino curricular, extra-curricular e religioso a que se propunham no seu projeto missionário. Este artigo procura resgatar o que, de peculiar, existia no processo educacional daquele colégio, a partir do uma reinterpretação dos fatos e usos que descrevem o modus vivendi e o conjunto de valores impregnados no seu quotidiano, particularmente na primeira metade do século. ABSTRACT German educators in the Tropics: the “Beneditinas” of Santa Gertrudes Academy. v. 17, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 1989. The end of the last century marked the beginning of a profitable educational activity of foreign religious people who settled schools in Recife. The “Benediti¬nas” of the Santa Gertrudes Academy. Olinda, PE, arrived at Brazil in 1903, and they were the first ones to obtain the official recognition for the courses which they maintained and the musical conservatoire that was also recognized. The special education offered by the Academy, was shown troughout the years and it was much more complete than the official and non official teaching and the religious instruction proposed by her missionary project. It tries to rescue the peculiar aspect of that educational process of that school, starting from the re-interpretation of the facts and uses which describe the “Modus Vivendi” and the set of values of the dayly life mainly in the first half of the century. RÉSUMÉ Educatrices allemandes dans les tropiques: les Bénédictines de l’Academia Santa Gertrudes. v. 17, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 1989 La fin du siècle dernier a marqué le début d’une féconde activité éducative de religieux étrangers qui fondèrent des collèges à Recife. Arrivées au Brésil en 1903, les Bénédictines de l’Academia Santa Gertrudes à Olinda (Pernambuco) ont été les premières à obtenir la reconnaissance officielle de leurs cours et à maintenir un Conservatoire Musical reconnu. L’éducation spéciale que l’Académie offrait s’est montrée le long des annés plus complète que l’enseignement officiel et non-officiel et l’enseignement religieux proposé dans son projet missionnaire. Cet article met en relief les particularités de l’éducation de ce collège, grâce à une reinterprétation des faits et des coutumes qui caractérisent le modus vivendi et l’ensemble des activités quotidiennes particulièrement dans la première moitié de ce siècle.
id FUNDAJ-1_3b4b5020d1935685164f466a5ce7e149
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/428
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa GertrudesRESUMO O final do século passado marcou o inicio do uma fecunda atividade educacional de religiosos estrangeiros que estabeleceram colégios no Recife. As Beneditinas da Academia Santa Gertrudes, Olinda, PE, chegadas ao Brasil em 1903, foram das primeiras a obter o reconhecimento oficial para os cursos que ministravam e a manter um Conservatório Musical reconhecido. A Instituição por elas desenvolvida na Academia resultou em um tipo peculiar de educação. cujo produto se mostrou, ao longo do tempo, muito mais abrangente do que o sólido ensino curricular, extra-curricular e religioso a que se propunham no seu projeto missionário. Este artigo procura resgatar o que, de peculiar, existia no processo educacional daquele colégio, a partir do uma reinterpretação dos fatos e usos que descrevem o modus vivendi e o conjunto de valores impregnados no seu quotidiano, particularmente na primeira metade do século. ABSTRACT German educators in the Tropics: the “Beneditinas” of Santa Gertrudes Academy. v. 17, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 1989. The end of the last century marked the beginning of a profitable educational activity of foreign religious people who settled schools in Recife. The “Benediti¬nas” of the Santa Gertrudes Academy. Olinda, PE, arrived at Brazil in 1903, and they were the first ones to obtain the official recognition for the courses which they maintained and the musical conservatoire that was also recognized. The special education offered by the Academy, was shown troughout the years and it was much more complete than the official and non official teaching and the religious instruction proposed by her missionary project. It tries to rescue the peculiar aspect of that educational process of that school, starting from the re-interpretation of the facts and uses which describe the “Modus Vivendi” and the set of values of the dayly life mainly in the first half of the century. RÉSUMÉ Educatrices allemandes dans les tropiques: les Bénédictines de l’Academia Santa Gertrudes. v. 17, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 1989 La fin du siècle dernier a marqué le début d’une féconde activité éducative de religieux étrangers qui fondèrent des collèges à Recife. Arrivées au Brésil en 1903, les Bénédictines de l’Academia Santa Gertrudes à Olinda (Pernambuco) ont été les premières à obtenir la reconnaissance officielle de leurs cours et à maintenir un Conservatoire Musical reconnu. L’éducation spéciale que l’Académie offrait s’est montrée le long des annés plus complète que l’enseignement officiel et non-officiel et l’enseignement religieux proposé dans son projet missionnaire. Cet article met en relief les particularités de l’éducation de ce collège, grâce à une reinterprétation des faits et des coutumes qui caractérisent le modus vivendi et l’ensemble des activités quotidiennes particulièrement dans la première moitié de ce siècle.Fundação Joaquim Nabuco2011-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/428Ciência & Trópico; Vol. 17 (1989)Ciência & Trópico; Vol. 17 (1989)Ciência & Trópico; v. 17 (1989)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/428/314Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti, Zaida Maria Costa2014-10-03T12:53:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/428Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2014-10-03T12:53:12Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes
title Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes
spellingShingle Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes
Cavalcanti, Zaida Maria Costa
title_short Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes
title_full Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes
title_fullStr Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes
title_full_unstemmed Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes
title_sort Educadoras alemães no Trópico: as beneditinas de Academia Santa Gertrudes
author Cavalcanti, Zaida Maria Costa
author_facet Cavalcanti, Zaida Maria Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Zaida Maria Costa
description RESUMO O final do século passado marcou o inicio do uma fecunda atividade educacional de religiosos estrangeiros que estabeleceram colégios no Recife. As Beneditinas da Academia Santa Gertrudes, Olinda, PE, chegadas ao Brasil em 1903, foram das primeiras a obter o reconhecimento oficial para os cursos que ministravam e a manter um Conservatório Musical reconhecido. A Instituição por elas desenvolvida na Academia resultou em um tipo peculiar de educação. cujo produto se mostrou, ao longo do tempo, muito mais abrangente do que o sólido ensino curricular, extra-curricular e religioso a que se propunham no seu projeto missionário. Este artigo procura resgatar o que, de peculiar, existia no processo educacional daquele colégio, a partir do uma reinterpretação dos fatos e usos que descrevem o modus vivendi e o conjunto de valores impregnados no seu quotidiano, particularmente na primeira metade do século. ABSTRACT German educators in the Tropics: the “Beneditinas” of Santa Gertrudes Academy. v. 17, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 1989. The end of the last century marked the beginning of a profitable educational activity of foreign religious people who settled schools in Recife. The “Benediti¬nas” of the Santa Gertrudes Academy. Olinda, PE, arrived at Brazil in 1903, and they were the first ones to obtain the official recognition for the courses which they maintained and the musical conservatoire that was also recognized. The special education offered by the Academy, was shown troughout the years and it was much more complete than the official and non official teaching and the religious instruction proposed by her missionary project. It tries to rescue the peculiar aspect of that educational process of that school, starting from the re-interpretation of the facts and uses which describe the “Modus Vivendi” and the set of values of the dayly life mainly in the first half of the century. RÉSUMÉ Educatrices allemandes dans les tropiques: les Bénédictines de l’Academia Santa Gertrudes. v. 17, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 1989 La fin du siècle dernier a marqué le début d’une féconde activité éducative de religieux étrangers qui fondèrent des collèges à Recife. Arrivées au Brésil en 1903, les Bénédictines de l’Academia Santa Gertrudes à Olinda (Pernambuco) ont été les premières à obtenir la reconnaissance officielle de leurs cours et à maintenir un Conservatoire Musical reconnu. L’éducation spéciale que l’Académie offrait s’est montrée le long des annés plus complète que l’enseignement officiel et non-officiel et l’enseignement religieux proposé dans son projet missionnaire. Cet article met en relief les particularités de l’éducation de ce collège, grâce à une reinterprétation des faits et des coutumes qui caractérisent le modus vivendi et l’ensemble des activités quotidiennes particulièrement dans la première moitié de ce siècle.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/428
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/428/314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 17 (1989)
Ciência & Trópico; Vol. 17 (1989)
Ciência & Trópico; v. 17 (1989)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042566520733696