Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Jacira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/844
Resumo: RESUMO O artigo objetiva discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos 1970 e a recepção da Teoria da Indústria Cultural formulada por Adorno e Horkheimer. O arcabouço teórico do texto foi construído em dois sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica da sociedade brasileira do período; e, segundo, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo Grupo Paulista de Sociologia da Comunicação da Universidade de São Paulo, que tanto agrega a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos. Palavras-chave: Sociologia da comunicação. Universidade de São Paulo.Teoria da Indústria Cultural. Escola de Frankfurt. ABSTRACT This article discusses the relationship between the emergence of Brazilian Sociology of Communication in the 1970s and the arrival of Cultural Industry Theory as formulated by Adorno and Horkheimer. The theoretical framework of the piece was built around two views: firstly via an analysis of the period’s socio-historical situation of Brazilian society, and secondly via an analysis of the acceptance of the concepts of Cultural Industry Theory by the Sociology of Communication Group at the University of São Paulo. The group aggregates the sociological perspective of the Communication Theory as well as theory developed by the Frankfurt School. Keywords: Sociology of Ccommunication. São Paulo University Theory of Cultural Industry. School of Frankfurt.
id FUNDAJ-1_63525b38c2aded83a5cff3fcdb78fc0e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/844
network_acronym_str FUNDAJ-1
network_name_str Ciência & Trópico (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970RESUMO O artigo objetiva discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos 1970 e a recepção da Teoria da Indústria Cultural formulada por Adorno e Horkheimer. O arcabouço teórico do texto foi construído em dois sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica da sociedade brasileira do período; e, segundo, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo Grupo Paulista de Sociologia da Comunicação da Universidade de São Paulo, que tanto agrega a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos. Palavras-chave: Sociologia da comunicação. Universidade de São Paulo.Teoria da Indústria Cultural. Escola de Frankfurt. ABSTRACT This article discusses the relationship between the emergence of Brazilian Sociology of Communication in the 1970s and the arrival of Cultural Industry Theory as formulated by Adorno and Horkheimer. The theoretical framework of the piece was built around two views: firstly via an analysis of the period’s socio-historical situation of Brazilian society, and secondly via an analysis of the acceptance of the concepts of Cultural Industry Theory by the Sociology of Communication Group at the University of São Paulo. The group aggregates the sociological perspective of the Communication Theory as well as theory developed by the Frankfurt School. Keywords: Sociology of Ccommunication. São Paulo University Theory of Cultural Industry. School of Frankfurt.Fundação Joaquim Nabuco2012-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/844Ciência & Trópico; Vol. 33 (2009)Ciência & Trópico; Vol. 33 (2009)Ciência & Trópico; v. 33 (2009)2526-93720304-2685reponame:Ciência & Trópico (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/844/565Copyright (c) 2014 Ciência & Trópicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Jacira2014-10-03T12:54:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/844Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/indexONGhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/oailuis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br2526-93720304-2685opendoar:2014-10-03T12:54:36Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970
title Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970
spellingShingle Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970
França, Jacira
title_short Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970
title_full Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970
title_fullStr Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970
title_full_unstemmed Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970
title_sort Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos 1970
author França, Jacira
author_facet França, Jacira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Jacira
description RESUMO O artigo objetiva discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos 1970 e a recepção da Teoria da Indústria Cultural formulada por Adorno e Horkheimer. O arcabouço teórico do texto foi construído em dois sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica da sociedade brasileira do período; e, segundo, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo Grupo Paulista de Sociologia da Comunicação da Universidade de São Paulo, que tanto agrega a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos. Palavras-chave: Sociologia da comunicação. Universidade de São Paulo.Teoria da Indústria Cultural. Escola de Frankfurt. ABSTRACT This article discusses the relationship between the emergence of Brazilian Sociology of Communication in the 1970s and the arrival of Cultural Industry Theory as formulated by Adorno and Horkheimer. The theoretical framework of the piece was built around two views: firstly via an analysis of the period’s socio-historical situation of Brazilian society, and secondly via an analysis of the acceptance of the concepts of Cultural Industry Theory by the Sociology of Communication Group at the University of São Paulo. The group aggregates the sociological perspective of the Communication Theory as well as theory developed by the Frankfurt School. Keywords: Sociology of Ccommunication. São Paulo University Theory of Cultural Industry. School of Frankfurt.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/844
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/844/565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ciência & Trópico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Trópico; Vol. 33 (2009)
Ciência & Trópico; Vol. 33 (2009)
Ciência & Trópico; v. 33 (2009)
2526-9372
0304-2685
reponame:Ciência & Trópico (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Ciência & Trópico (Online)
collection Ciência & Trópico (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Trópico (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv luis.silva-tc@fundaj.gov.br || alexandrina.sobreira@fundaj.gov.br
_version_ 1798042568967061504