Casa-Grande & Senzala: ensaio e estilo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Francisco José
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/139
Resumo: RESUMO Com relação à construção do ensaio, no seu conteúdo, e ao estilo, Casa-grande & senzala se apresenta com unidade. O livro busca recompor toda uma diversidade de elementos para ordená-lo numa unidade significativa. A significação dessa unidade implica toda uma pesquisa científica nas fontes modernas do conhecimento. O sentido de convergência dos elementos diversos à unidade é fundamental na construção do ensaio. O sensualismo parece ser também uma síntese de unidades significativas, mas encontra sua expressão maior na feição barroca do estilo. ABSTRACT Casa-grande & senzala: essay and style. v. 2, n. 2, p. 233-247, jul./dez. 1974. In relation to the construction, content and style of Casa-grande & senzala, it forms a unit which tries to order the various determining elements. The significance of this investigation lies in the use of modern scientific techniques. The sense of convergence of the many elements of this unity is fundamental in the construction of the essay. The sensualism also seems to be a synthesis of significant elements but finds its best expression in its baroque style. RESUMÉ Maîtres et esclaves: essai et style. v. 2, n. 2, p. 233-247, jul./dez. 1974. Pour ce qui est la construction de l’essai, dans son contenu, et de son style, Maîtres et esclaves se présente avec unité. Le livre cherche à recomposer toute une diversité d’éléments pour les ordonner dans une unité significative. La signification de cette unité implique toute une recherche scientifique dans les sources modernes de la connaissance. Les sens de convergence des divers éléments vers l’unité est fondamental dans la construction de l’essai. Le sensualisme semble être aussi une synthèse d’unités significatives, mais trouve sa plus grande expression dans la forme baroque du style.
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