INOVAÇÃO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO E INSTITUIÇÕES DE ACCOUNTABILITY: um estudo da Controladoria-Geral do estado de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Saulo Diógenes Azevedo Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Rezilda Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Trópico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1659
Resumo: Neste artigo discorre-se sobre questões de inovação social no setor público decorrentes da visão interdisciplinar que também conjuga design institucional, positividade organizacional e controladoria pública. Da junção e reflexão acerca desses temas, chegou-se ao objetivo de estudar a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE) sob o duplo olhar de sua configuração como organização positiva e instituição de accountability. Na metodologia utilizou-se a Investigação Apreciativa para abordar o núcleo positivo da SCGE/PE, através do modelo de 5-D (1-D Definition/Definição, 2-D Discovery/Descoberta, 3-D Dream/Sonho, 4-D Design/Planejamento e 5-D Destiny/Destino). Realizou-se pesquisa documental, reuniões e oficinas apreciativas, contando com a formação de um grupo colaborativo composto por seis membros da SCGE/PE (representantes dos níveis estratégico, gerencial e operacional). Coleta, análise e validação dos dados foram feitas em simultâneo, com a participação do grupo colaborativo ao longo do processo exploratório e descritivo-interpretativo da pesquisa, cuja ênfase discursiva recaiu apenas no 1-D e 2-D. Como resultado, verificou-se a existência de características que qualificam a SCGE/PE como uma organização positiva, com evidências de aspectos indicativos de seu perfil como instituição de accountability, emergente como inovação social no setor público. Foram discutidos fatores histórico-institucionais, examinados temas básicos do funcionamento desse órgão de controle interno, associados à valores pessoais e da organização, bem como experiências positivas, histórias exitosas e grandes realizações, muitas delas relacionadas ao desenvolvimento de competências apreciativas, típicas de organizações positivas.
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